Jesus trabalhou no Sábado? SIM!
Como entender melhor acerca de João 5:17. Não estaria Jesus neste texto permitindo o trabalho no dia de Sábado?
Certamente Jesus não iria estimular os discípulos a trabalharem no sábado. Além de ser um guardador deste dia (Lucas 4.16), Jesus obedecia aos mandamentos do Pai (João 15:10) e o “não trabalhar no sábado” faz parte dos Dez Mandamentos do Pai (Êxodo 20:8-11).
Analisando o contexto vemos que os judeus reclamaram de Jesus curar no Sábado. Ao dizer ‘meu Pai trabalha até agora e eu também’, o Senhor está dizendo que o Pai e ele trabalham até agora em dar vida, curar as pessoas, salvá-las.
A palavra grega usada neste verso reforça este ponto de vista, sendo que ao Jesus dizer que o ‘Pai trabalha até agora’, ele menciona a palavra grega ‘ergazestai’, palavra que é usada no evangelho de João para tratar da ‘obra salvívica’ de Deus e ‘não da obra criadora’. Claramente se vê aí a que tipo de trabalho Jesus está se referindo. Referia-se ao trabalho espiritual em prol da salvação do ser humano e não ao trabalho rotineiro, para o benefício próprio.
Isto confirma o ensinamento de Jesus de que é lícito fazer o bem aos sábados (Mateus 12:12). O texto não se refere ao trabalho cotidiano, mas ao realizado em favor do próximo, que deve ser todos os dias. ‘Segundo os judeu’ ele quebrantava o Sábado, pois não guardava da maneira deles. ‘Segundo Deus’, Jesus nunca profanou porque guardava da maneira correta estabelecida por Deus ao criar o mundo (Gênesis 2:1-3)
Sobre o autor
Veja também
Josué 20 – As Cidades de Refúgio
A. Deus comanda seis cidades de refúgio. 1. (Josué 20: 1-3) Um lugar de refúgio contra o vingador do sangue. Jeová falou a Josué, dizendo: “Fala aos filhos de Israel
Jesus Barrabás ou Jesus Cristo?
“Barrabás era chamado ‘Jesus Barrabás’? E Cristo também era ‘Jesus’? Então eram dois ‘Jesus’?” Sua pergunta merece uma atenção especial, porque trata de algo muito sagrado: o nome do nosso
Pangolim pode ser a espécie que levou coronavírus aos humanos, aponta estudo
Na matéria a seguir, podemos ver como os estudos apontam que o consumo do Pangolim, considerado “imundo” e não apto para o consumo humano na Bíblia, pode ser o hospedeiro
5 Comentários
Cesar Pelizzon
dezembro 01, 19:17O trabalho tanto do Pai, como do Filho e do Espirito Santo, mesmo no dia de Sábado é correto, pois é no sentido da obra de Deus, na obra da salvação, no fazer o bem, e não em realizar obras seculares como a maioria dos seres humanos, criaturas o fazem
É licito fazer o bem aos sábados, é licito salvar.
Sábado único dia Santo do Senhor.
Deus abençoe.
Dinha
julho 13, 09:24Elairton, a mudança de calendário foi para o dia numérico e não semanal. Como exemplo, terça feira dia 07 se transforma em terça-feira dia 14. Ainda, o fato dos Judeus, até os dias de hj nunca terem perdido o sábado de vista.
ronaldo dos sntos
maio 29, 19:49sabe, na verdade voce amenizar o sofrimento de uma pessoa , fazendo hoje o que voce so poderia fazer amanha, observe que isso favoreceu apenas a pessoa ajudada e naõ quem o fez, alem disso foi uma obra espiritual em prol do proximo e não para beneficio próprio, voce não acha que tanto foi nobre quanto audaciosa sua atitude.
Fabricio
janeiro 29, 00:42Não importa se o sábado da sua tribo cai em uma segunda feira, a questão é simbologia do 7 dia. Descanso no sétimo dia.
Elairton Ferreira
junho 09, 12:44Olá gostaria de saber se esse sábado é o mesmo sábados do tempo de Moisés, quando era marcado pela Lua ? Pq se for nao bate com sabado de hoje, pq foi mudado o calendário lular pelo calendário gregoriano.