fbpx
Leandro Quadros

Artigos e cursos do Prof. Leandro Quadros, apresentador na Novo Tempo.

Não seria errado um cristão usar cerveja sem álcool?

O uso ou não da cerveja sem álcool está mais ligado à consciência de cada um não sendo, portanto, um ponto doutrinário que envolva moralidade.


Prova disso encontramos, por exemplo, na obra “O Poder Medicinal dos Sucos e Shakes“, lançada em 2016 pela Casa Publicadora Brasileira. 

Na p. 31, o Dr. Jorge Pamplona lista os benefícios da cerveja sem álcool para a saúde, tendo como base estudos científicos sérios. Veja:

  1. Estimula a produção de amilase e de outras enzimas digestivas, algo que não é produzido nem mesmo pela cerveja comum (alcoólica).
  2. Previne a trombose.
  3. Favorece a produção de leite nas mães que estão amamentando.

Curioso é que o uso de refrigerantes, que possuem enorme quantidade de açúcar refinado (venenoso) e que tornam o organismo ácido – criando assim um ambiente favorável para o desenvolvimento de doenças – não é tão criticado quanto o uso de uma cerveja não alcoólica. Não seria isso “coar o mosquito e engolir o camelo”? (cf. Mt 23:24). Creio que sim.

Por esses motivos, creio que um cristão que bebe cerveja sem álcool deve ser respeitado em sua opinião, bem como aqueles que optam por não fazer uso.

Alem disso, é importante considerar que muitos cristãos fazem uso do levedo de cerveja como suplemento alimentar, devido ao valor nutricional que possui. 

Portanto, o problema não está no “nome” cerveja em si, mas na presença de álcool, que traz sérios danos à saúde (cf. Pv 20:1; Pv 23:29-32; Hc 2:15; Ef 5:18).

Alguns pensam que se a pessoa usar a cerveja não alcoólica, deve ter algum cuidado para evitar a “aparência do mal” (1Ts 5:22) estando num ambiente público, onde dificilmente se distinguirá o que a pessoa está realmente usando.

 

 

Todavia, independente da opinião e postura que adotemos, devemos considerar as instruções apostólicas a seguir: 

“Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos. Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Aquilo que é bom para vocês não se torne objetivo de maleficência. Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:1, 10, 16-17 – Nova Versão Internacional).

Veja este vídeo sobre a alimentação

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error10
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Leandro Quadros

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

51 comentários em “Não seria errado um cristão usar cerveja sem álcool?

  1. Se as pessoas no mundo só tomassem cerveja sem álcool, mesmo tendo uma porcentagem mínima de álcool nelas, quão melhor seria o mundo. Quantas brigas, tragédias, mortes no trânsito seriam evitadas… Muitas pessoas não cristãs estão bebendo esta cerveja também pelo cuidado com sua própria saúde, até pq possui menos calorias. acho que para aqueles que pararam de beber, que tenham cuidado, mas aí já depende de como a pessoa está firme nos seus objetivos e com a mente firme nosso Deus.

  2. Deixando de seguir.
    Caiu no meu conceito, uma pessoa que torna a porta estreita mais larga, está conduzindo pessoas ao inferno.
    Espero que seus seguidores leiam a bíblia para que não se deixem enganar.

  3. Como o Sr disse :
    Não é ponto doutrinário e sim consciência, sendo assim,a consciência ou espírito santo de Deus me diz, já que já fui usuário de cerveja por muito tempo, não beber de jeito nenhum!
    Abraço pastor

  4. Quando Jesus disse que vocês são a luz do mundo ele estava dizendo que nós devemos viver uma vida limpa em todos os aspectos, hora se eu não posso beber uma bebida em público por que vai causar reações negativas então eu também não devo fazer isso em casa por quê se uma pessoa que me conhece como sendo um bom cristão tem um bom testemunho diante das pessoas, e se porventura ela chega na minha casa e me ver bebendo cerveja, mesmo não sendo alcoólica. O que se passará na mente dela? Nada contra?

  5. Sou contra o uso de qualquer bebida sem álcool e ao uso de guarana .O remédio que deus deixou natural e o uso da agua pura ,pra mim quem bebe qualquer tipo de bebida sem alcool é porque tem vontade de beber a mesma com álcool e fica tapando o sol com a peneira.

    1. Parabéns pelo “Para mim”. Demonstra julgamento absolutamente pessoal e sem nenhum argumento. Não consumo cerveja sem álcool, odeio cerveja com álcool (na adolescência já usei e não cola), já tomei algumas sem álcool depois do treino de musculação e fez bem. Como leitores que somos, sabemos que a cerveja com álcool desidratada, ao contrário da cerveja sem álcool, que hidrata e repõe sais minerais. Enfim, não há qualquer argumento, a não ser a escolha pessoal, que prove que se deva ou não beber cerveja sem álcool, café de milho, chicória, chá de camomila, açúcar mascavo (há argumentos extremamente plausíveis para o não uso de adoçantes), e por aí vai.

    2. Discordo de vc
      Fiz uso de bebidas alcoólicas por muitos anos e sei muito bem o quanto o álcool é destrutivo, fui liberto a 13 anos
      Hoje tomo cerveja sem álcool
      Em momento algum sinto vontade de tomar com álcool a bíblia deixa claro é pecado tomar álcool , o vinho da santa ceia que tomamos hoje na igreja é vinho apenas sem álcool qual a diferença cerveja sem álcool e vinho sem álcool então devemos tomar água na santa ceia no lugar do vinho.
      l

  6. Pastor Leandro Quadros, por favor fale sobre o uso de brincos e maquiagem sob a luz da Bíblia por favor, esse assunto sempre foi obscuro para mim e creio para muitos.

  7. Eu queria saber se suplementos alimentares, como MCT e D-Ribose, para melhorar o foco e a disposição, se encaixam na mesma classe de energéticos como café e chá e, portanto, são proibidos para adventistas.

  8. Caro pastor, li atentamente seu post, achei maravilhoso, contudo, tenho que lhe dizer que a bilblia, no meu entendimento, não condena nenhuma berbida por conter alcool, e sim, o embriagar-se, em algumas circunstancias é dito que pra determinada situação, não deverá consumir bebida alcoolica (Daniel), isso presume, que sim, o consumo moderado de bebida alcoolica, inclusive, por questão ambiental e higienica, davam preferencia a bebida que agua, temos que nos colocar como cristãos, na questão de ambiente, eu costumo tomar uma taça de vinho, ou um copo de cerveja em minha, e peço sempre a Deus pra tocar em meu coração no que diz respeito moral e bons costumes religiosos, fique com Deus,…

  9. O problema da cerveja quer tenha álcool ou não é o lúpulo.
    O lúpulo que confere o sabor amargo contém substâncias aditivas pelo que nenhum cristão deveria beber qualquer tipo de cerveja.

    1. Esta bem por fora, recomendo pesquisar mais. O lúpulo é uma substância antioxidante e altamente antibacteriana. Ele é super benéfica ao organismo!

  10. Prf. Leandro Quadros, vc foi exatamente ao ponto. Parabéns, me ajudou muito em meus questionamentos internos. Estou livre de um peso agora. Deus o abençoe amado.

    (eu gosto da cerveja sem alcool, me ajuda a dormir, tenho sérios problemas com o sono)

  11. O que acontece é que se uma cerveja tiver até 0,5% de álcool , ela pode ser anunciada como sem álcool. Verifique sempre no rótulo o volume, se realmente for 0,0% não tem problema. O Inmetro fez teste de diversas marcas , e todas as que diziam ser 0,0%( ou seja nadinha de álcool) realmente não contiam. Parabéns Leandro pelo esclarecimento.

    1. Caro Heliomar: se ela provar que os estudos científicos citados pelo Dr. Jorge Pamplona em sua obra “O Poder Medicinal dos Sucos e Shakes“, lançada em 2016 pela Casa Publicadora Brasileira, estão errados, tiro o artigo do ar. Do contrário, discordarei da opinião dela – rsrs. Se tiver contato com ela peça para que me passe tais estudos e analisarei com carinho. Fique na paz.

      1. O que acontece é que se uma cerveja tiver até 0,5% de álcool , ela pode ser anunciada como sem álcool. Verifique sempre no rótulo o volume, se realmente for 0,0% não tem problema. O Inmetro fez teste de diversas marcas , e todas as que diziam ser 0,0%( ou seja nadinha de álcool) realmente não contiam. Parabéns Leandro pelo esclarecimento.

        1. Amigo, nem tudo é 0% sem alcool. Se você mistura açúcar e salgado, isso vira alcool, sabia? O problema não é a fermentação em si, mas a quantidade. Kombucha e Kefir são SUPER probióticos e tem uma pequena porcentagem de Alcool. Os discípulos usavam que tipo de suco de uva na santa ceia? 100% sem alcool?

          “De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
          Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.” 1 Coríntios 11:20,21

          Paulo dá de dedo naqueles que iam para a Ceia do Senhor e embriagavam-se! Ora, se fosse suco de uva 100% sem NADA de alcool, eles não poderiam se embriagar. Nos tempos antigos eles não tinham o mesmo tipo de conservação que nós temos. Mesmo assim, faziam uso do suco de uva, que não era 100% isento de alcool.

          Um abraço, em Cristo

  12. Outro dia encontrei um amigo evangélico que toma vinho com álcool, fiquei surpreso e falei que a bíblia condena o uso da bebida alcoólica, ele me falou que bebia porque Jesus tomou vinho, e que transformou agua em vinho! Minha resposta foi imediata, que o vinho que Jesus tomou não continha álcool! Moral da historia: não é o nome cerveja que torna o líquido pecado, e sim a presença do álcool, ao irmão Darlan, aconselho que não tome nem santa ceia, pois o sabor do suco de uva natural ira fazer ele lembrar do vinho alcoólico, precisamos parar que querer encontrar chifre em cabeça de cavalo!

  13. Querido amigo Leandro sera mesmo que a cerveja sem álcool não possui nem um pingo de álcool ? pois os fabricantes talvez não colocariam esta informação justamente para atender o povo evangélico que hoje procura alguma coisa paralela a isso para fazer.
    E você já consumiu?
    Aguardo sua resposta!

  14. Interessante, muitos adventistas assim como eu, existe muito Clichê. Café não pode, mais refrigerante, chocolate e muitas outras coisas, de certa forma, não gera fofocas. Agora vai tomar café pra ver?. cerveja por exemplo, julgam todos os ingredientes, por causa do Álcool. façamos uma analise, no nosso cardápio, e perceberemos que a cerveja s/álcool. é o que menos nos faz mal.

  15. Não costumo comentar, mas essa tentação foi irresistível.

    Já que devemos evitar a aparelho mal, falando em alimentos, entendo como erro o consumo de hambúrguer e carne vegetal. Bem como de outros alimentos que simulam derivados de carne, leite, etc.

    De forma semelhante, nosso vestir, falar, arrumar os cabelos, e demais formalidades ligadas à aparência deveriam ser totalmente revistas.

    Concordo que cada um deve examinar sua consciência, e não querer impor ao outro suas convicções. E nem mesmo emitir juízo de valor sobre aquilo que Deus não se pronunciou.

    É possível que muitos se desviem do Caminho por viver julgando ações de outros. Os costumes fariseus permanecem latentes em nossos dias.

    Pra concluir de formar bem humorada, a cevada, também deveria ser banida, pois lembra o café!

    Paz e graça a todos!

    A lapidação é diária!!!

  16. Caro Leandro, creio que um dos problemas da cerveja sem álcool é a associação, ou seja, o que ela traz à memória. Outro dia na casa de uns amigos, foram abertas algumas latinhas e me ofereceram, mas neguei educadamente. A cor da cerveja no copo era a mesma, o cheiro (chegou até onde eu estava sentado) era o mesmo. Há também um fator importante, isso é uma porta a algo mais prejudicial. A cada concessão que fazemos, nos preparamos para ir mais além. Sua influência é bastante grande, sendo assim, sua opinião em alguns assuntos é (infelizmente) quase que lei para alguns. Daqui há tempo teremos cerveja sem álcool em acampamentos, em junta-panelas e sei lá onde mais! Concordo que refrigerantes são extremamente prejudiciais e é por isso que não os tomo há anos. Mas estes, não trazem à mente o que uma cerveja sem álcool tem poder de trazer.

    1. Caro Rodrigo: mesmo pensando diferente de você, respeito sua opinião. Sua se consciência moral e espiritual lhe dizem que a associação pode ser um problema, continue assim, não fazendo uso da cerveja sem álcool.

      Obrigado por deixar seu comentário aqui no blog. Grande abraço!

  17. Deus lhe deu tremenda sabedoria. Parabéns pastor. Espero ver mais e mais postagens e livros, certeza que eles terão grande utilidade agora e enquanto a igreja existir. Abraço.

  18. Sera que devemos tomar cuidado com aparência do mal quando comemos feijoada também? Porque na minha feijoada não vai carne de porco!!!
    Quando bebo cerveja sem álcool estou cumprindo o que prometi e que faz mal a minha saúde, me abstendo do álcool !!!

  19. li todo o capitulo e acho q suas explicacaoes,estao pela metade pois 1Co 14;21 Paulo diz q as coisas sacrificadas ha idolos sao sacrificadas ha demonios,1Co22;29 ele deixa bem claro q n se deveria perguntar mas se acaso alguem o disser e secrificado n deveria comer,por causa daquele q o advertiu e pela conciencia

  20. CONCORDO LEANDRO QUADROS , AGORA SE A CERVEJA FOR DA BRAHMA ACONSELHO A NÃO BEBER, PORQUE ELA É EM HOMENAGEM A UM DEUS PAGÃO CHAMADO BRAHMA , AGORA SENDO DE OUTRA MARCA , FUGINDO DA APARÊNCIA DO MAL CONCORDO, PORQUE NÃO LEVA A ENBRIAGUEZ, I CORINTIOS 6 ;9-10

  21. prof.leandro quadros então nós fins de semana posso me reunir com a galera pra eventos da igreja uma social e podemos colocar cerveja sem álcool ou um aniversário é isso mesmo. sei que é Deus quem nos vai julgar mas lá no céu vai ter fábrica de cerveja sem álcool? Deus não deixou alimentação saudável e remédios naturais ? fui alcolatra já cheguei a beber álcool de farmácia e acetona perfume e muito mais,bebia para curtir e qual seria mnh intenção de beber cerveja sem álcool? sou de Dias Davila interior da Bahia sou adventista do sétimo dia a 7 anos só mas uma pergunta os pioneiros da igreja IASD bebiam cerveja sem álcool? um abraço

    1. Prezado Darlan: no Céu não teremos muitas coisas que fazem parte de nosso dia a dia: celular, internet, alface hidropônica, etc.

      Porém, o que afirmou a respeito de sua relação com o alcoolismo é muito sério: uma pessoa que foi alcoólatra pode ser influenciada mesmo pela bebida não alcoólica a voltar a beber, pois mesmo sendo inofensiva, poderá trazer à mente uma série de lembranças e reações neuroquímicas em cadeia.

      Nesse caso, o melhor é não usar realmente.

      Parabéns por sua vitória em Cristo meu irmão! Ele está muito feliz por você.

      Um abraço!

    2. A cerveja sem álcool não é apreciada por muitas pessoas, por este motivo, grande parte delas criticam quem consome. A questão é: Pq não criticam quem toma suco de uva? Visto que do mesmo produto ( após fermentado ) gera-se o VINHO ( alcoólico ). Provavelmente pq seu sabor é mais aceito pela igreja do que o sabor da cerveja rsrsrs. Se Jesus tivesse tomado cerveja sem álcool não teria ninguém reclamando. Essa é minha opinião, mas respeito quem discorda.

    3. Olha eu sei que tem pessoas de outras igrejas que gostam de deixar seu veneno, eu respeito a opinião das pessoas . Eu tomo cerveja sem álcool NÃO com frequência mais tomo dentro da minha casa e sou Adventista, NUNCA passou pela minha cabeça em tomar cerveja com álcool e nunca tive vontade de tomar, pois sei que não devo tomar , quem acha que pode fraquejar não tome simples ,mais o que eu acho feio é alguns irmãos da igreja Adventista que quer dar um de santo ficar criticando de certa forma outras pessoas . lembrando que não sou a favor da pessoa tomar em publico ou com pessoas que podem se escandalizar . PARABÉNS PELA MATÉRIA LEANDRO QUADROS

  22. Aí eu deixo a seguinte indagação: quem está mais próximo de tomar uma cerveja com álcool, quem não bebe nenhuma ou quem bebe uma sem álcool? Reflita bem sobre isso e obterá a resposta sobre se o cristão deve ou não beber cerveja sem álcool l.

    1. Aí eu te pergunto quem está mais próximo de beber o vinho alcoólico, quem bebe o suco de uva ou quem não bebe? Bebe quem quer vamos parar de tanta ipocrisia.

  23. E a questão do lúpulo na cerveja. Li que ele causa diminuição na virilidade do homem, e fui informado que a irmã White condena o uso de bebida com lúpulo! O que se pode dizer a respeito disso?

    1. Quanto à utilização da planta lúpulo usada para fabricar cervejas, ela pode ser benéfica ou prejudicial à saúde dependendo da forma como é usada e da quantidade ingerida.

      Em determinado contexto Ellen G. White disse que havia chegado o tempo de os irmãos não mais cultivarem lúpulo para fabricação de cerveja – alcoólica, na época (cf. o livro A Ciência do Bom Viver, cap. 26). Porém, não desaconselhou totalmente seu uso.

      No livro Mensagens Escolhidas, vol. 2, no capítulo 30 intitulado “Uso de Remédios por Ellen G. White”, ela dá a seguinte recomendação: “Chá de lúpulo favorece o sono. Emplasto de lúpulo sobre o estômago alivia a dor.” (p. 297).

      Deus lhe abençoe caro Fábio. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
ACESSE AQUI!
Download
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Get 85% OFF on all our selected products
Get a Shocking Discount!
Check it out
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Reserve seu lugar para assistir Aulas GRATUITAS que mudarão radicalmente a forma como você se comporta com o dinheiro, principalmente diante da crise.
Jornada Inteligência Financeira Bíblica
INSCREVA-SE
SAVE 20%
off Individual Membership every year you're a member with us
Click here to join