O analfabetismo funcional no Brasil
O que é Analfabetismo funcional:
Definida como a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples, muitos brasileiros, mesmo se achando “capacitados” por possuírem um diploma de determinado nível de escolaridade, só conseguem decodificar, minimamente, letras, frases isoladas, algumas sentenças e textos curtos, demonstrando uma absoluta dificuldade de interpretação de textos.
No Brasil, menos de 70% daqueles que possuem diploma de nível superior conseguem ser proficientes na leitura e escrita, ou seja, demonstrar habilidade e competência na leitura e na produção de textos. E Somente 8 em cada 100 pessoas têm um perfeito domínio da leitura e produção de qualquer tipo de texto.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/analfabetismo-funcional– no-brasil/103313/
…”O analfabeto funcional, um conceito difundido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), não consegue entender o que lê e nem elaborar um enunciado, por mais curto que seja, sobre um assunto genérico. O termo revela distorções existentes na educação das sociedades que antes não eram conhecidas, pois os estudos se limitavam a distinguir quem sabe de quem não sabe ler. O Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, faz, desde 2001, um levantamento chamado Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), que apontou em 2005 que apenas 26% da população brasileira consegue ler e escrever plenamente. Ou seja, três em cada quatro brasileiros têm algum nível de analfabetismo ou analfabetismo funcional.
Fonte: http://professora-karin.blogspot.com.br/2012/08/analfabetismo-funcional.html
Sobre o autor
Veja também
10 erros financeiros que podem acabar com o casamento
10 erros financeiros que podem acabar com o casamento, por Infomoney Não é novidade que o dinheiro pode ser um motivo de alegria, mas também de problemas, dependendo da situação.
Os laços do matrimônio
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18. Muitas vezes tenho lido estas palavras: “O casamento
O impossível e a oração de Jesus
“E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só” (Mt 14:23) Ele “subiu ao monte para orar sozinho”. Jesus
1 Comentário
MADSON LORRAN SILVA MORAIS
abril 05, 12:53Gostei do texto, mas poderia ter aprofundado mais. Quem sabe ter apresentado propostas ao problema. Um abraço!