O “descanso” de Hebreus 3 e 4 fala do sábado ou do domingo?

O “descanso” de Hebreus 3 e 4 fala do sábado ou do domingo?

Não. A menção do sábado, o sétimo dia da semana, é apenas para facilitar o entendimento do leitor sobre o assunto do descanso que Deus prometera aos hebreus no deserto e cujo cumprimento tornou-se extensivo ao povo de Deus na Nova Dispensação. Confira com Hebreus 3:7-11; 4:9. O tema destes capítulos não diz respeito ao cancelamento ou mudança de um dia de guarda.

Nos capítulos 3 e 4 de Hebreus, oito vezes é usada a palavra grega KATÁPAUSIS traduzida em português por “descanso” ou “repouso”. Essa palavra quando aparece na Septuaginta, em geral, é uma tradução da palavra hebraica MENUJAH: lugar de descanso, “repouso”, que deriva de NÚAJ “estabelecer-se”, “permanecer em um lugar”, “repousar depois de uma atividade prévia”.

“Não entrarão no Meu descanso” (Hebreus 3:11) é uma referência à Canaã, cujas bênçãos (o repouso espiritual) o antigo Israel não recebeu devido sua incredulidade. Hebreus 3:11 pode ser esclarecido melhor com a leitura de Hebreus 4:9: “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.” Aqui a palavra “repouso” vem do grego SABBATISMÓS, que sugere a importância cósmica do dia do Senhor, como símbolo do repouso eterno que Deus quer que Seus filhos usufruam.

Corresponde ao que é dito em Hebreus 4:3: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso”; aqui “descanso” é o descanso da graça (no qual entram os cristãos, inclusive os de origem judaica). O novo descanso, prezado ouvinte, nada mais é que a antecipação do gozo eterno prometido aos salvos em Cristo. Você pode conferir também Hebreus 3:1, 7, 15: 4:7-11. Leia também Isaías 30:15; Jeremias 6:16 e Mateus 11:29.

Anterior Proteja as Crianças!
Próximo “Jesus entrou no Santo dos Santos do santuário celestial 40 dias depois da sua ressurreição?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 748 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 1Comentários

A Lei e o Evangelho estão de mãos dadas

Introdução Após acessar meu blog, um amigo internauta chamado Davi fez o seguinte comentário: Prof. Leandro Quadros: alguns blogs têm surgido contra o adventismo e pregado contra a Lei de

Bons Debates 0 Comentários

Cidadania cristã, antídoto à má política

Às vésperas de qualquer eleição, uma palavra que sempre vem à tona e está na boca da maioria dos candidatos a cargos é cidadania. O problema é que o conceito

Bons Debates 3 Comentários

Irmão evangélico passa a crer no dom profético de Ellen G. White

  No programa Na Mira da Verdade há um quadro chamado “Bom Debate”, que tem por objetivo estimular o telespectador e ouvinte a discutir conosco um tema polêmico – de

3 Comentários

  1. bruno
    julho 30, 07:07 Resposta

    Se ” ainda resta…” , não está se referindo ao sábado semanal.

    Então, que sábado? O sábado de 1000 anos. ” 1 dia = 1000 anos. ” 2 Pedro 3: 8

    Sábado semanal ou..” sábados ” semanais – Ezeq. 10: 12, 20 são os mesmos de “sábados” de Col. 2: 16, 17, captou?

    A Bíblia Sagrada diz “Sara chamava Abraão de Meu Senhor”. 1 Pedro 3: 6. Quem era o cabeça? Sara ou Abraão ?Abraão. A Bíblia Sagrada diz em 1 Coríntios 11: 3, “ o cabeça da mulher é o homem”.
    A Bíblia Sagrada diz “ Jesus Cristo é Senhor do sábado” . Marcos 2 : 28. Quem é maior? Jesus ? ou o Sábado? Jesus. Jesus é maior que o sábado.
    A Bíblia Sagrada diz “O sábado veio por causa do homem” . Marcos 2 : 27.
    A Bíblia Sagrada diz “ A mulher veio por causa do homem “ 1 Coríntios 11 : 9 .
    A Bíblia Sagrada diz “ “ Nem foi o homem criado por causa da mulher , mas sim, a mulher por causa do homem “, e de modo similar, não foi criado o homem por causa do sábado , mas sim, O SÁBADO FOI CRIADO POR CAUSA DO HOMEM.Ou seja, o sábado DEVE ESTAR SUJEITO AO HOMEM,..o HOMEM É SENHOR DO SÁBADO assim como o homem é “ senhor da mulher “. Não tem escapatória. É o raciocínio bíblico lógico em harmonia com a Bíblia Sagrada. Portanto, o sábado está sujeito ao homem assim como os animais estão sujeitos ao homem. O sábado deve obediência ao homem, e não o contrário, “ que o homem deva obediência ao sábado”., Mas sim, que O SÁBADO DEVE OBEDIÊNCIA AO HOMEM, logo, o homem é superior ao sábado, e se o homem é superior ao sábado , É O HOMEM QUE DEVE CONTROLAR O SÁBADO, e não o sábado controlar o homem. Por isso que Jesus realizou as suas MAIORES OBRAS, O SEUS MAIORES TRABALHOS no dia de sábado, para provar para todos que Jesus era SUPERIOR AO SÁBADO, e não o contrário, como se o SÁBADO FOSSE O AMO DE JESUS. JESUS É O AMO DO SÁBADO,..JESUS É O SENHOR DO SÁBADO, assim como Abraão era o SENHOR de Sara. Pensem nisso, ó sabadólatras.

  2. everaldo
    outubro 15, 11:21 Resposta

    parabens professos pelos seus artigos me ispiram muinto a continuar nesta caminhada ate a nova terra

  3. flavio
    outubro 13, 22:19 Resposta

    Olá Professor Leandro Quadros, boa noite!!

    Estou tentando enviar uma mensagem através do formulário de contato, mais informa que deu erro…

    Por favor, preciso muito de um conselho seu…

Deixe seu Comentário