O descanso de Hebreus 4

O descanso de Hebreus 4

O Descanso de Hebreus 4: Seria o descanso pela fé contrário ao descanso do sábado semanal?

O sábado como memorial do Éden aponta para um tempo em que o homem gozava de plena comunhão com o Criador e estava livre das fadigas e tribulações decorrentes do pecado. Mas além disso aponta para a soberania de Deus sobre Sua criação. A proposta do evangelho é reconduzir o homem ao estágio de homem novo, “nova criação” (2Co 5:17) e à plena comunhão com o Criador, em um novo Céu e nova Terra, no eterno descanso em Deus e com Deus. O livro de Hebreus, em seu capítulo 4 menciona a entrada no descanso de Deus para o crente tendo sua referência o sétimo dia:

“Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.” (Hb 4:3-4).


Pergunto: O descanso em Jesus, prometido no Evangelho ocuparia hoje o lugar do sábado?

O Propósito da Exortação de Hebreus 4

Uma vez que a reconciliação ou reestabelecimento da comunhão da criatura com o Criador se inicia com a experiência da fé na redenção em Cristo, sendo que Ele é o próprio Criador e sustentador do cosmo (Cf. Hb 1:1-3), Hebreus afirma que é no “hoje” (ou no agora), no instante em que cremos em Seu poder de salvar e a Ele nos entregamos pela fé, que então se inicia o reestabelecimento daquela comunhão perdida no Éden, iniciada no sexto dia da criação e celebrada no sétimo, na plena unidade do Criador com suas criaturas (cf. 4:3a). Mas o início não é ainda a plenitude. Ansiamos ainda a plenitude, nosso retorno ao Éden, o reino de Deus.

Antes de tudo, é bom salientar que o autor de Hebreus percebe a similaridade das experiências entre a comunidade a que se dirige e seus antepassados. Nesse sentido, como o texto mesmo afirma, também houve o anúncio do evangelho (ou boas-novas) aos antepassados (cf. Hb 4:1-2). Porém acrescenta que na conquista da terra, a Josué não se deu de forma cabal o descanso que Deus idealizava para eles, a saber, a irrupção do Reino de Deus por meio da fidelidade do povo à aliança e ao Messias (como mais tarde seria profetizado pelos profetas e nos Salmos, em diversos textos).

A razão de o Israel segundo a carne haver fracassado, segundo a Escritura, sempre foi a incredulidade: ao se negarem a responder com fé nas promessas de Deus em conduzi-los até o ponto que Ele havia planejado, e por isso ficaram na metade do caminho (cf. Hb 3:7-11; 4:2). Algumas vezes encontraram a prosperidade material e a expansão do reinado de Israel, mas não experimentaram a irrupção do reino de Deus. Ao se negarem finalmente a reconhecerem o Messias em Jesus de Nazaré, a promessa do Reino de Deus já não se vê atrelada ao povo judeu como nação, mas permaneceria com o remanescente fiel de Israel, que se torna a Igreja, e que agora proclama esse Reino para o mundo todo. E é essa grande salvação em Jesus, o grande descanso que o livro de Hebreus nos capítulos 3 e 4 anunciam. E a parênese ali, que tem sua referência no Salmo 95, tem como finalidade alertar que eles, os hebreus convertidos não deveriam repetir os erros de seus antepassados, impedindo o cumprimento da promessa, ao desistirem de sua fé em Jesus. Diz o texto (cf. Hb 4:1).

Mas podemos questionar: O que Deus esperava deles e em que ponto falharam?

O Chamado ao Descanso pela Fé

Quando salvou Seu povo hebreu, Deus prometeu a Moisés: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (Ex 33:14). Para Moisés e Israel, essa promessa era grandiosa, após o longo período de lutas e escravidão no Egito. Porém, como tantas vezes Deus havia dito, as promessas desse descanso eram condicionais e apelavam para a fé e obediência de Seu povo: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. . .”.

Como observa Pedro Apolinário, os hebreus, sempre motivados em entrar na terra prometida, quando se lembrava das promessas, sempre se esqueciam de cumprir as condições. Por isso, o Salmo 95 citado em Hebreus 3 e 4 afirma que por sua “incredulidade” na promessa dada por Deus, quase todos pereceram no deserto, sem desfrutar da terra prometida (cf. Hb 3:14-19). Isso não impediu que Deus prosseguisse apelando seu povo em cada momento, a fim de que aceitassem a graça que desejava oferecê-los. A queda espiritual do povo e sua rejeição à autoridade divina é uma constante nos profetas e nos Salmos.

Era para esse descanso que Jeremias apelava quando escreveu: “Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas…”(Jr 6:16). O apelo de Jeremias atualiza a promessa para o povo, anos depois do deserto.

Também o Salmo 95 atualiza o apelo de Deus para o “hoje”, ao afirmar que embora o povo houvesse entendido um cumprimento da promessa do descanso com Josué, o Seu propósito pleno ainda terá seu lugar, e para que ela se realize, é preciso que o Seu povo permaneça em atitude de fé em Seu poder de salvar e cumprir Sua promessa, e assim não repita os erros da geração passada, sob a pena de permanecer fora do descanso (Hb 4:7). Desse modo, também a promessa era para aquele dia, o “hoje”. O salmista espera que o povo que aguardava a salvação de Deus permanecesse em atitude de fé, naquele dia, e por isso atualiza o apelo para que não haja o endurecimento do coração no dia chamado “hoje”. Ele entendia que essa exigência era sempre atual para o povo da aliança.

Quando ao citar o Salmo 95, o autor de Hebreus busca afirmar o mesmo pensamento do salmista, entendendo que o apelo de Deus é para todos em todos os tempos e lugares, incluindo o povo cristão da Nova Aliança. Seu apelo é que eles busquem, “hoje”, abrir o coração para a graça soberana de Deus e assim entrem no descanso prometido. Ele afirma categoricamente que se Josué tivesse dado descanso, Deus não apelaria ao povo de novo, em outro dia, o “hoje”, como sendo o dia de descanso (cf. Hb 4:8). E quando traz o tema do sábado, ele o apresenta tão somente para resposta a uma pergunta: “como se entra no descanso pela fé?” E a resposta: “deve repousar como Deus repousou no sétimo dia, descansando de suas obras”. O “como descansar em Deus?” é a questão em voga, e não a pergunta “devo ou não devo descansar no sábado?”.

Nesse sentido, aqui o sábado é usado apenas como uma metáfora para o descanso eterno que se inicia na redenção pela fé na salvação operada por Deus. O anti-tipo (ou mesmo contraste) se estabelece entre a terra da promessa alcançado por Josué e o descanso pela fé, concedido por Jesus. Nada no texto oferece a possibilidade de que seja afirmada a negação do sábado semanal como dia sagrado. Antes, pode-se dizer que a simples utilização do sábado dentro do contexto sugere que de fato era sagrado ou a força da metáfora não teria seu efeito.

O Sábado de Hebreus 4

Desse modo se nota que o descanso mencionado em Hebreus 4 não descaracteriza o sábado do sétimo dia. Ele é citado apenas como uma metáfora para dar sentido ao caráter do descanso em Deus como exigido por Ele desde os dias do deserto. Se desde aqueles dias havia o descanso sabático semanal e se exigia um descanso em Deus, um descanso nunca conflitou com o outro. O evangelho (ou boas novas) pregadas a eles nos chega a todos no dia que se chama “hoje”, exigindo a mesma atitude pedida a eles: Descanso dos esforços humanos e confiança de que Deus realiza a salvação daquele que crê nEle.

Ademais, se o sentido da experiência de fracasso dos antigos hebreus tem seu uso relacionando com a experiência do Êxodo e o descanso em Deus na terra da promessa, o sentido do descanso eterno tem sua referência no descanso sabático de Deus, e não no dos homens, como o autor de Hebreus mesmo afirma: “Deve descansar de suas obras, como Deus, das Suas”. Se de fato buscamos uma referência para o descanso prometido com base em nosso descanso semanal, veremos que embora venhamos a descansar a cada sábado, sempre saberemos que esse descanso está incompleto em seu sentido escatológico, pois não revela ainda a plenitude do descanso que terão aqueles que aceitam a redenção pela fé. Ainda não descansamos o descanso primevo, o descanso como Deus descansou, pois agora estamos presos às fadigas e às lutas com o pecado. Desse modo, o descanso sabático referido é o de Deus, ocorrido no passado, desde a fundação do mundo. Apenas aquele sábado de Deus remete a nossa mente para o eterno e perfeito descanso que teremos Nele, no Éden restaurado. Assim, de fato, “resta um repouso para o povo de Deus” (Hb 4:9), prefigurado pelo descanso de Deus no sexto sétimo dia da semana da Criação.

Retornando ao ponto inicial, a promessa de descanso, citada em Hb 4:1 permanecerá até que sejamos plenificados com a comunhão com o Criador tal como experimentou Adão naquele sétimo dia no Éden. Como o autor de Hebreus mesmo diz: Tudo permanece em forma de “promessa”. Em Cristo adentramos o limiar do Reino e já o vivenciamos, e temos confirmada a nossa entrada nesse descanso, pela fé. Em Cristo, descansamos na salvação de Deus e cremos naquilo que Ele fez e fará por nós. E até que o “descanso” definitivo ocorra, o sábado do sétimo dia tem seu propósito de relembrar a cada semana de onde viemos e para onde vamos: do descanso em Deus e para o descanso em Deus que abraçamos em forma de promessa no momento em que descansamos em Cristo pela fé.

Conclusão

Concluindo, o evangelho já existia desde os dias do deserto, com suas figuras e tipos que asseguravam a graça de Deus. O povo foi privado da entrada no descanso definitivo por conta de sua incredulidade. Já nos dias da monarquia, o salmista entendia que o descanso era para além do descanso dos conflitos desse mundo e exigia uma atitude de fé na graça de Deus. Seu apelo para o hoje é o mesmo do autor de Hebreus: ambos tencionam chamar a atenção para a atitude de fé para que recebam a graça do descanso. O descanso mencionado não é o do sábado semanal, mas a posse da salvação pela fé, quando descansamos no poder de Deus que nos salva através de Jesus.

Assim, entendo que o descanso do sábado não conflita com o Evangelho: Ele proclama o senhorio de Deus sobre Sua criação e também a submissão de Seus súditos a Ele. E até que o Céu a Terra passem, o sábado ainda é o memorial de nosso tempo edênico, no passado e no futuro, e por isso também tem sua relevância no presente, ao nos apontar o Criador e nos ensinar a descansar nEle. [Claudio Sampaio].

Anterior “Deixar o corpo para partir e estar com Cristo” (2 Coríntios 5:8 e Filipenses 1:23)
Próximo Como saber se sua igreja é próspera ou decadente espiritualmente

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 740 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 5 Comentários

Redes Sociais e Política: 16 posturas ímpias ou negligentes

Introdução Somos seres políticos. Todavia, a política não deveria ser o foco de nossas atenções, apesar de sua importância. No caso de opinarmos a respeito nas redes sociais, deveríamos fazê-lo

FAQ - Dúvidas Frequentes 1Comentários

Os mileritas e o Grande Desapontamento de 1844

Renato Stencel Teólogo e foi coordenador do Centro de Pesquisas Ellen White do Brasil. Prestes a subir ao Céu, os discípulos de Cristo lhe perguntaram: “Senhor, será este o tempo

FAQ - Dúvidas Frequentes 7 Comentários

A Aparente Crença Espírita do Pr. Martinez

Introdução Várias alegações imprecisas foram feitas pelo Pr. João Flávio Martinez, do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP) acerca de um vídeo onde refutei sua interpretação imortalista da aparição de Moisés.

2 Comentários

  1. Artigo bastante esclarecedor,mim ajudou bastante a entender Hb 4.Relamente, ao contrário de certos apologistas que assisto debatendo com você ,seu trabalho tem compromisso com a palavra de Deus.
    Que o Espírito Santo te ilumine cada vez mais.

Deixe seu Comentário