fbpx
Leandro Quadros

Artigos e cursos do Prof. Leandro Quadros, apresentador na Novo Tempo.

O Livro de Enoque – Mitos e fatos

Olá amigos! Quero juntar todos os vídeos sobre o livro de Enoque no meu canal para que você tenha uma visão mais completa do assunto. As pessoas às vezes assistem somente a um e ficam com dúvidas que são respondidas em outros vídeos. Antes, porém, vou esclarecer alguns pontos:

Fatos:

  1. Enoque foi um profeta inspirado por Deus.
  2. Enoque foi uma pessoa justa; tão justo que foi levado ao céu.
  3. Na Bíblia há várias citações diretas ou indiretas ao “livro de Enoque” (vou gravar mais sobre isso)
  4. É POSSÍVEL que Jesus tenha lido seu livro (vou gravar sobre isso também)
  5. Enoque reflete teologia espúria misturada com misticismo judaico do período inter-testamentário e contradiz algumas coisas que a Bíblia diz, sobre os anjos por exemplo, que teria a possibilidade de se alastrar.

Mitos:

  1. Enoque foi o autor do livro que conhecemos hoje. Fato: não há nenhuma evidência arqueológica disso.
  2. Por ter sido citado é inspirado. Fato: a Bíblia tem muitas outras citações de livros não inspirados. Por exemplo, Paulo usa autores gregos não inspirados.
  3. Existia escrita antes do dilúvio. Fato: a tradição oral seguiu vigente até o Século I d.C. Se tivesse algum escrito, poderia ter sido destruído no dilúvio. Não há evidência alguma de Noé ter salvo algum escrito.
  4. Deus poderia ter inspirado outro profeta para escrever. Fato: Poderia, mas não o fez.
  5. A tradição oral é tão importante quanto o AT. Fato: a tradição oral é sim importante mas está cheia de lendas e legalismo (Jesus combateu o legalismo quando esteve na terra). Foi o E.S., por meio da inspiração, que separou o bom do místico na tradição oral. Igual ocorreu com Lucas quando escreveu seu evangelho.
  6. A Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) mudou o cânon do AT. Fato: o cânon do AT foi fechado antes de Cristo, e logicamente, antes da ICAR.

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error10
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Leandro Quadros

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

7 comentários em “O Livro de Enoque – Mitos e fatos

  1. Eu considero que tal vez o argumento mais importante não foi dito, e é que as escrituras não se contradizem, porque todas são inspiradas por Deus. Já quando vc compara a bíblia com o livro de Enoque, você pode notar claramente conceitos que não concordam com a bíblia. Então para responder a G. Ramon Lopes, para determinar se algum profeta ou escritura é inspirado existem critérios, e um deles é que não pode ter alguma doutrina contrária as escrituras, como sim é possível encontrar no livro de Enoque, é por esse motivo que não o podemos considerar inspirado. Em resposta para Carlos, é comum que a leitura de alguns livros ou até músicas que a gente pode ter essa sensação, porém esse sentimento não significa que Deus esteja ali, o sentimento não é de confiar, até mesmo o raciocínio humano não é para confiar, a gente tem que confiar na palavra de Deus acima da nossa lógica e raciocínio. Em resposta para Antônio Alair, posso dizer que o NT tem uma grande quantidade de referências ao antigo testamento, sendo que Jesus falou dele mas Jesus nunca falou do livro de Enoque.

  2. Eu penso um pouco diferente.
    Êxodo 17.14
    14 Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
    Êxodo 24.4
    4 Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;
    Êxodo 34.1
    1 ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.
    Êxodo 34.27
    27 Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel.
    E mais uma vintena de exemplos.
    A pergunta é:
    Se não havia ainda a escrita, porque Deus estava mandando Moisés escrever?
    Se não havia ainda a escrita, Deus escreveu o que nas tábuas que Moisés preparou?
    Os hieróglifos datam de mais de 3.000 anos AC. Moisés os conhecia como a palma de sua mão. Ele foi educado no palácio.
    A escrita cuneiforme data de mais 3.500 AC.
    Se o Diluvio foi entre 2200 a 2400 AC; antes do diluvia já havia a escrita.
    Assim com Deus nos ensinou a falar, nos ensinou também a escrever. Enfim foi Ele, Deus, que escreveu nas tábuas da lei.
    Gostaria do seu parecer.

  3. O livro novo testamento inspirado no livro de enoque kkkk do podem estar de brincaderia. Nem Jesus, Mateus, Lucas, João, Judas, Ou pedro sequer citaram tal suposto livro de enoque.. Essas porcarias de livros apócrifos escritos pelo próprio DIABO pra lançar dúvidas e ofuscar o brilho da verdade espiritual. O Diabo vai enganar se possivel até os escolhidos que dirá esses que dão créditos para “livros perdidos” que não tem nada de espiritual ou inspiração divina. A bíblia foi compilada 66 livros inspirados e nada mais, o resto é do Diabo e ponto!!!

  4. O novo testamento foi inspirado no livro de Enoque e não no velho testamento. Por isso o Deus apresentado no NT é tão divergente do Deus apresentado no no VT.

  5. A respeito do livro de Enoque: Visando que Enoque é referido como varão perfeito a ponto de ser levado por Deus, porque não dar credibilidade as informações e aceitá-lo como inspirado. Em paralelo , o livro de Gênesis escrito por Moisés tambem não segue os mesmos padroes por não haver escrita naquela época? Duvida: Aceitar ou não como um livro válido para estudo juntamente com a biblia como material de apoio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
ACESSE AQUI!
Download
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Get 85% OFF on all our selected products
Get a Shocking Discount!
Check it out
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Reserve seu lugar para assistir Aulas GRATUITAS que mudarão radicalmente a forma como você se comporta com o dinheiro, principalmente diante da crise.
Jornada Inteligência Financeira Bíblica
INSCREVA-SE
SAVE 20%
off Individual Membership every year you're a member with us
Click here to join