O que a Bíblia diz sobre o pobre?

O que a Bíblia diz sobre o pobre?

O dinheiro não é tudo na vida. A Bíblia diz em Provérbios 13:7-8: “Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre, tendo grande riqueza. O resgate da vida do homem são as suas riquezas; mas o pobre não tem meio de se resgatar.” Ainda que o mundo honre os ricos, não se surpreenda com o fato de que Deus honra os pobres. A Bíblia diz em Tiago 2:5: “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”

Devemos ajudar os pobres com diligência. A Bíblia diz em Gálatas 2:10: “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência.” É pecado ignorar os necessitados. A Bíblia diz em Amós 5:12: “Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados.” Deus abençoa os que ajudam os pobres. A Bíblia diz em Salmos 41:1: “Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.”

Honramos a Deus quando cuidamos dos pobres. A Bíblia diz em Provérbios 14:31: “O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado.” A igreja deve auxiliar e ajudar os pobres que não têm famílias. A Bíblia diz em 1 Timóteo 5:5-6: “Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações; mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta.”

Deus promete recompensar os que ajudam os pobres. A Bíblia diz em Isaías 58:7-11: “Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. E a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.”

Devemos atuar em favor dos pobres. A Bíblia diz em Amós 5:24: “Corra, porém, a justiça como as águas, e a retidão como o ribeiro perene.”
Biblia.com.br

Anterior O que não significa o Natal?
Próximo Quem é a “Rainha dos Céus”?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 745 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Crônicas para a Alma 0 Comentários

Benefícios da ingestão regular de água

A água é vital para o ser humano e representa cerca de 60% do peso de um adulto e, no caso dos bebês, 70%. A água é essencial para transportar alimentos, oxigênio

Crônicas para a Alma 2 Comentários

Ataque em Orlando: isso sim é homofobia

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12) Possivelmente, você já sabe que 50 pessoas morreram em um ataque feito a uma boate gay em

Crônicas para a Alma 11 Comentários

O Pai e o inferno

No dia 2 de julho de 2013 passei por um dos momentos mais dolorosos da minha vida. Você pode pensar que é bobagem, mas é verdade: sofri demais por ter

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!