Leandro Quadros

O que entra pela boca não contamina o homem? (Mateus 15:11 e Marcos 7:15)

Com muito prazer que estou escrevendo este email para vocês. Sou de Iacanga – SP. Estamos estudando sobre a religião Adventista do Sétimo dia e gostaria de obter uma resposta.

Há pouco o Prof. Leandro respondeu a respeito da carne de porco… É que Deus fala na Bíblia que o que é imundo não é que entra da boca para dentro, mas sim que sai da boca do homem…

Espero ter uma resposta sobre isso. Um abraço e tchau… E.M., por e-mail.

Sua pergunta foi recebida com muito carinho pelo programa “Na Mira da Verdade”. Parabéns por sua disposição em estudar sobre os Adventistas diretamente conosco, amiga. Deus recompensará sua sinceridade!

Vamos a sua dúvida:

“Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”Mateus 15:11.

“Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.”Marcos 7:15.

Nestes versos Jesus não está dando a permissão para usarmos todos os tipos de alimentos. Pegue sua Bíblia e analise comigo o seguinte texto: “Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola. Jesus, porém, disse: Também vós não entendeis ainda?” Mateus 15:15-16 (Grifo meu). Após análise do contexto em que Jesus proferiu esta declaração, alguns fatos se tornam claros:

Primeiro: Isto que Jesus contou é uma parábola. Sabemos que este tipo de narração não deve ser considerado uma doutrina, pois, uma história fictícia é utilizada apenas para ilustrar a fim de se transmitir uma lição moral e/ou espiritual;

Segundo: Cristo não poderia estar falando dos alimentos considerados imundos, sendo que eram judeus quem estavam presentes. De modo algum haveria na mesa deles algum tipo de carne imunda para o Salvador estivesse tratando do assunto;

 

 

Terceiro: Jesus tinha outro propósito ao mencionar esta parábola: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina”. Mateus 15:18-20.

Perceba: os fariseus diziam que, se uma pessoa comesse sem lavar as mãos (ritual de purificação), iria ser contaminada (Marcos 7: 1-4)

E o objetivo de Jesus era ensinar que a “fonte” das más ações praticadas pelo ser humano se acha no “interior”, não no “exterior”. Não há proveito apenas quando o exterior é purificado, como faziam os fariseus. (Ver Mateus 23:26)

Portanto, ao Jesus dizer: “não é o que entra pela boca que contamina ao homem, mas o que sai da boca…” Ele está se referindo ao ato de lavar as mãos como ritual de purificação. Simplesmente está afirmando: “Não é o ato de não lavar as mãos antes das refeições que irá contaminar o homem, mas as palavras más que saem da sua boca”.

Esse é o contexto da declaração do Salvador.

Conte comigo sempre,

Leandro Quadros
Jornalista

Fonte

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

7 respostas

  1. Não concordo com Leandro Quadros.
    Ele esta juntando opiniões diversas com interpretações erradas para cofundador pessoas umildes muitas das vezes não tem nada para alimentar, as vezes cria um suino para alimentar sua família, DEUS poderoso,nunca vai coordenar um pai,ou mãe por esta criando um suíno para matar fome dos seus filhos.
    O Leandro Quadros ,foi muito infeliz nessa interpretação biblica, para de ficar fazendo propaganda de livros,o povo de DEUS todo poderoso já tem o livro supremo sobre todos e qualquer outro que é a poderosa Biblia sagrada escrita por Senhor DEUS. Pensa um pouco, e para de ficar fazendo propaganda para yutube, e livrarias,você como parece ter conhecimento das palavras de DEUS,use-as como o Senhor Jesus usou umildimente, sem fazer essa salada mist a que você usa para confundir as pessoas.

  2. A única carne que não pode ser comida e quando ela é consagrada aos idolos.e colocadas no lugar do cordeiro (Jesus) jesus é o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo.as carnes impuras são carnes imoladas no lugar do cordeiro puro sem mancha e sem impurezas.do antigo testamento.jesus é o novo cordeiro por isso ele fala que não e o quê entra na boca que torna o ser humano impuro mas o que sai!

  3. Bom dia, Professor.

    Marcos 7
    18 Ao que Ele lhes declarou: “Ora, pois nem vós tendes tal entendimento? Não conseguis compreender que nada que entre no homem tem o poder de torná-lo impuro? 19 Porque efetivamente não entra em seu coração, mas sim em seu estômago, sendo digerido e depois expelido”. Ao fazer essa afirmação, Jesus proclamava puros todos os alimentos.

    O que diz sobre isso?

    1. Jesus quiz dizer que, o que entra são palavras impuras, de maldades que contaminam o coração, e nao comidas ou do tipo que entra, o que contamina é o que sai da boca pra fora. A boca fala do que o coração está cheio. No contexto nao tem nada a ver com comida ou lavar as mão se não vai se contaminar. MATEUS 15:18

  4. Sou adventista do sétimo dia mas tenho uma dúvida.
    Há algo errado em comer comidas que contenham corante natural feito com ácido carmíninico ( que vem da cochonilha) ou gelatinas (pois muitos dizem que é de porco)?
    Estudei em internatos adventistas e lá eles consomem esse tipo de alimento, sendo que até na igreja são consumidos em cafés da manhã ou como sobremesa em almoços.
    Eu não interrompi o consumo mas fiquei com essa dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes