O que o Apostolo Paulo quis dizer em I Coríntios 5:5?

O que o Apostolo Paulo quis dizer em I Coríntios 5:5?

Além de estudá-lo juntamente com outros textos de Paulo acerca do estado do homem na morte (I Coríntios 15:23; I Tessalonicenses 4:13-16, etc), temos de analisar I Coríntios 5:5 em seu contexto: ‘Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou’ Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus?. (I Coríntios 5:1-5)

Paulo estava na cidade de Éfeso quando tratava por carta com a igreja de Corinto a respeito de um elemento que havia praticado incesto; para que tal pecado fosse reprimido, servindo de exemplo aos outros e para que o praticante do mesmo pudesse arrepender-se a fim de ser salvo, o apóstolo orientou que a igreja o EXCLUÍSSE. A expressão ‘seja entregue a satanás’ foi usada para se referir a este processo de exclusão (separação, afastamento desta pessoa da igreja), pois quando alguém se encontra fora da igreja e longe de Deus está sob grande influência de satanás. ‘Se uma pessoa sai do reino de Deus, entra naturalmente no reino de satanás (João 12:31; 16:11; 2 Coríntios 4:4)’ (Comentário Bíblico Adventista do 7o Dia, vol. 6 – cd-rom em espanhol)

A expressão ‘destruição da carne’ significa que o membro faltoso, ao sair da igreja (reino de Deus) iria sofrer corporalmente os efeitos de sua atitude (todo pecado tem conseqüências – Gálatas 6:7); o inimigo iria infligir-lhe sofrimento. Quando alguém sofre em resultado de seu pecado, sente a necessidade de arrependimento devido à atuação do Espírito Santo em sua consciência. Sendo assim, após arrepender-se de coração, este membro faltoso poderia voltar à igreja e ter ‘seu espírito salvo’, ou seja, ele mesmo, tendo seu corpo espiritual transformado, no dia do Senhor (ver I Coríntios 15:44, 50; Filipenses 3:20-21).

A Bíblia usa também a palavra ‘espírito’ para referir-se a pessoas vivas (Hebreus 12:22, 23) e ao ‘corpo espiritual’ que receberemos por ocasião da ressurreição (I Cor. 15:51-55), como neste caso de I Coríntios 5:5. Vemos com isto que a Bíblia não apóia a idéia de que temos um espírito consciente; declara, sem margem para dúvidas, que teremos um corpo espiritual, capaz inclusive de alimentar-se (Mateus
8:11, Apocalipse 22:2).

I Timóteo 1:20 ajuda a complementar I Coríntios 5, mostrando-nos também que o objetivo da disciplina é impulsionar o culpado a conscientizar-se de seu pecado; na verdade, quando o aberto transgressor é afastado, a igreja está apenas ratificando a escolha feita por este.

 

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error20
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior Quer ter prazer na Bíblia e na oração?
Próximo Timidez: Como vencê-la?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 798 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Bons Debates 28 Comentários

30 Perguntas aos que Creem na Imortalidade da Alma

INTRODUÇÃO O autor do presente estudo é o Prof. Azenilto Brito. Teólogo, jornalista, tradutor e mantenedor do Ministério Sola Scriptura, é um dos nomes da apologética cristã adventista no Brasil.

Apologética Cristã 7 Comentários

O selo de Deus é o sábado ou o Espírito Santo?

Algumas pessoas têm dificuldade de harmonizar a função do Espírito Santo e o papel do sábado no selamento final do povo remanescente de Deus. Não resta dúvida de que a

Bons Debates 2 Comentários

Santos Católicos: 13 Razões Para Não Venerarmos

Neste post, você terá o esboço do vídeo onde apresentei 13 Razões para não venerarmos os santos representados por ícones e imagens.

1 Comentário

  1. Crismacleiton
    dezembro 02, 23:27 Resposta

    Boa explicação não entendo a coneccao com a imortalidade da alma pois o contexto na se refere a isso

Deixe seu Comentário