Pangolim pode ser a espécie que levou coronavírus aos humanos, aponta estudo

Pangolim pode ser a espécie que levou coronavírus aos humanos, aponta estudo

Na matéria a seguir, podemos ver como os estudos apontam que o consumo do Pangolim, considerado “imundo” e não apto para o consumo humano na Bíblia, pode ser o hospedeiro intermediário que trouxe o Coronavírus aos humanos. Mais uma vez a Bíblia está certa!

Início da matéria:
O Pangolim pode ter servido de hospedeiro intermediário, já que o coronavírus não conseguiria fazer o salto adaptativo direto dos morcegos para os humanos. Precisaria de uma espécie para se recombinar, sofrer mutações e a partir daí poder infectar humanos. É o que mostra um estudo publicado na revista “Nature” ontem, feito por pesquisadores da Universidade de Hong Kong.

Outros estudos no mês passado já indicavam uma associação entre os pangolins e o coronavírus, mas este estabeleceu uma correspondência genética entre o vírus que já matou 23 mil pessoas ao redor do mundo desde o início da pandemia e outros tipos de coronavírus encontrados no animal. Os cientistas identificaram a relação bastante próxima entre os vírus em espécimes apreendidos em uma operação contra o tráfico de animais no Sudeste Asiático. A proximidade do genoma está entre 85% e 92%.

A pandemia de coronavírus que ganhou escala no mercado de Wuhan, na China, e contaminou todos os continentes do planeta pode ter começado a partir de um pequeno mamífero de hábito noturno: o pangolim.

Além disso, há um rastro genético de suscetíveis mutações que liga os coronavírus dos pangolins, dos morcegos e dos humanos.

O sequenciamento genético associou duas linhagens de coronavírus do pangolim ao nosso coronavírus. “A descoberta de múltiplas linhagens de coronavírus e suas similaridades ao SARS-CoV-2 (vírus da pandemia) sugere que os pangolins devem ser considerados possíveis hospedeiros e devem ser removidos dos mercados de animais silvestres para prevenir a transmissão de animais para humanos”, conclui a publicação.

O primeiro surto em Wuhan aconteceu no setor de frutos do mar do mercado, que vende animais domésticos vivos e também animais silvestres. As autoridades sanitárias da China tentaram localizar a origem da transmissão, mas com o bloqueio do mercado não tiveram sucesso, o que dificulta a descoberta da origem da pandemia.

O pangolim (Manis javanica) é típico das florestas da Malásia. A espécie está ameaçada de extinção e é uma das mais traficadas da Ásia, sua carne é considerada uma iguaria e as escamas são usadas na medicina tradicional asiática e africana.

Fonte: CNN Brasil

Anterior Dormir pouco afeta a vida espiritual?
Próximo A singularidade da Bíblia - Lição 1 - Comentários de Leandro Quadros

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 750 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 6 Comentários

Quatro pressupostos antibíblicos da teoria dos “sete papas” em torno de Apocalipse 17

Introdução – Especialmente na internet tem circulado uma teoria especulativa em torno do livro do Apocalipse que, obviamente, não possui embasamento bíblico e histórico na interpretação de Apocalipse 17:9-11. Antes

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

As palavras tem poder tanto para destruir quanto para edificar

As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face,

FAQ - Dúvidas Frequentes 1Comentários

Crente fica doente?

Creio em milagres. Creio que Deus cura hoje em resposta às orações de seu povo. Durante meu ministério pastoral, tenho orado por pessoas doentes que ficaram boas. Contudo, apesar de

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!