Quarta |27/1| Isaías 11 e as Duas Vindas de Jesus – Lição 5 – Leandro Quadros – Lições da Bíblia

Quarta |27/1| Isaías 11 e as Duas Vindas de Jesus – Lição 5 – Leandro Quadros – Lições da Bíblia

Leandro Quadros - Comentários da Bíblia - Escola Sabatina
Leandro Quadros - Comentários da Bíblia - Escola Sabatina
Quarta |27/1| Isaías 11 e as Duas Vindas de Jesus - Lição 5 - Leandro Quadros - Lições da Bíblia
/

8. Quem é o “rebento” que sai “do tronco de Jessé”? Is 11:1; Zc 3:8; 6:12

Isaías 11:1 retoma a imagem da árvore derrubada em Isaías 10:33, 34. O “tronco de Jessé” representa a ideia de que a dinastia de Davi (filho de Jessé) perderia seu poder (Dn 4:10-17, 20-26). Porém, surgiria um “rebento/renovo” do “tronco” aparentemente condenado; isto é, um Governante descendente de Davi.

9. Por que o novo Governante davídico também foi chamado de a “Raiz de Jessé” (Is 11:10)? Qual é o significado da raiz? Ap 22:16

A descrição se encaixa apenas em Jesus, “a Raiz e a Geração de Davi” (Ap 22:16). Cristo veio da linhagem de Davi (Lc 3:23-31), que era descendente de Adão, que, por sua vez, era “filho de Deus” (Lc 3:38), no sentido de que Cristo o criou (Jo 1:1-3, 14). Cristo era o ancestral de Davi, assim como seu descendente!

10. Como o novo Governante davídico reverteu os efeitos do pecado? Is 11

Ele pensaria e agiria em harmonia com o Senhor, julgaria de maneira justa, castigaria os iníquos e traria a paz. Quando Ele assumisse o trono, o Senhor traria de volta, restauraria e uniria um remanescente fiel de Israel e Judá (Is 10:20-22). Haveria uma monarquia forte e unida, como nos dias de Davi, que derrotou os filisteus e outros povos. Mas o novo Governante seria superior a Davi, na medida em que restauraria a paz até à essência da criação: os predadores não mais seriam carnívoros e coexistiriam com sua antiga presa (Is 11:6-9).

11. Isaías 11 se refere apenas à primeira vinda de Cristo, apenas à segunda, ou a ambas? Anote quais textos falam sobre quais vindas.

As duas vindas de Jesus aparecem como uma única imagem. Elas estão unidas, pois são duas partes de um todo, como os dois lados de um plano. Para ser completo, o plano da salvação requer as duas vindas: a primeira, que já aconteceu; e a segunda, que aguardamos como a consumação de nossa esperança.

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error17
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior Terça |26/1| Juízos de Deus e Esperança - Lição 5
Próximo Quinta |28/1| Jesus Revelado em Isaías 12 - Lição 5

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 788 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comente este artigo!

Deixe seu Comentário