Prosperidade: 5 Arquivos Bíblicos Para Sua Mente

Prosperidade: 5 Arquivos Bíblicos Para Sua Mente

Introdução

A princípio você imaginava que na Bíblia, mas especificamente no livro de Provérbios, existissem arquivos de prosperidade que pudessem ser acessados por qualquer pessoa e mudar totalmente a forma como costuma se relacionar com o dinheiro?

Igualmente fiquei impressionado ao descobrir isso, pois sempre pensei que “cristão não deve se preocupar com dinheiro”. Posteriormente decidi usar tais arquivos bíblicos em minha vida. Logo depois conquistei resultados incríveis, mesmo ainda precisando me reeducar e usar mais deles. Afinal, isso é um processo.

Ao acessar esses arquivos, descobrirá os mecanismos de Deus para a prosperidade holística, que envolve o crescimento em todas as áreas da vida, bem como suas finanças.

Nesse ínterim analisaremos o livro de Provérbios na Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB), de onde selecionei esses textos preciosos.

Desde já, leia com atenção porque sua vida financeira e emocional podem dar uma guinada se seguir essas dicas!

Os 5 Arquivos Bíblicos de Prosperidade

#1 – Você se torna semelhante às pessoas com quem se associa

“Meus filho, se maus companheiros te quiserem seduzir, não vás atrás!” (Pv 1:10).

“Quem anda com os sábios será sábio…” (Pv 13:20).

“Fica longe do insensato! Não aprenderias dele nenhuma sentença de saber” (Pv 14:7).

“Não te faças amigo de um homem iracundo, nem andes com o violento, para que não te habitues aos seus caprichos, nem armes uma trampa para ti mesmo” (Pv 22:24-25).

“Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos” (Pv 23:20-21).

Em suma, isso se chama poder da associação ou modelagem. Afinal, somos seres de hábitos, e estes são formados em boa parte pelo convívio que temos com os hábitos dos outros.

De acordo com um estudo, a maior parte das pessoas ganha 20% a mais ou a menos que os amigos mais íntimos. Logo, é fundamental considerar as pessoas com quem você se junta, e escolhê-las cuidadosamente.

Dessa forma, a associação com pessoas medíocres e de mentalidade negativa nos tornará medíocres, negativos e pobres. Afinal, quando elas ouvem falar do sucesso de alguém, costumam julgar, criticar, e tentam puxar o outro para o nível delas.

Por outro lado, a associação com pessoas de fé, de bem e com mentalidade positiva, nos tornará prósperos. De acordo com isso, conheça pessoas assim e tente aprender como elas pensam. Enfim, não perca tempo tentando mudar pessoas negativas, pois só elas mesmas e Deus podem fazer isso por elas, se permitirem.

Definitivamente use o que aprendeu até aqui para melhorar a si mesmo e a sua vida, e dessa forma será feliz e bem-sucedido(a) no que fizer:[1]

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Pv 16:3 – Nova Versão Internacional).

#2 – A sabedoria vem antes da prosperidade financeira

Você não pode buscar dinheiro sem primeiro buscar sabedoria, pois do contrário gastará tudo e não prosperará. Primeiro se torne uma pessoa sábia, para depois se tornar uma pessoa próspera e quem sabe, rica (por que não?)

Se seguir essa ordem de prioridade, a prosperidade será algo certo e duradouro em sua vida:

“Feliz quem achou a sabedoria e alcançou o entendimento! Pois adquiri-la vale mais que ter prata e seu rendimento supera o ouro fino… Longos dias há à sua direita; à sua esquerda, riqueza e glória. Seus caminhos são caminhos de deleite e todas as suas sendas, prosperidade” (Pv 3:13, 16-17).

Veja a lógica e a sequência planejada por Deus para o seu sucesso:

1º: Sabedoria

2º: Longevidade e Saúde

3º: Riqueza e Prosperidade (Ver tb Pv 3:8-8 r 8:17-18).

Definitivamente aqui está uma das chaves mais importantes para o sucesso financeiro (leia Mateus 6:33).

#3 – Ser generoso com Deus é o melhor investimento

 “Honra o Senhor com tua riqueza, com as primícias dos teus rendimentos, e os teus celeiros serão se encherão de trigo, teus lagares transbordarão de vinho” (Pv 3:9-10)

Quando separamos parte de nossa renda para o avanço da causa maior de Deus – a salvação de outras pessoas (ver 1Co 9:8-14) – leis espirituais atuam em nosso favor e somos abençoados.

Frequentemente separe seu dízimo, suas ofertas, e lembre-se de incluir os necessitados. Você só tem a ganhar investindo com a “corretora” divina!

#4 – As palavras programam a mente para o sucesso financeiro

“Guarda o teu coração com toda a vigilância, pois dele dependem os limites da vida. Repele de ti a linguagem perversa, afasta de ti a maledicência” (Pv 4:23-24).

Simultaneamente, a Bíblia, a Psicologia e a Programação Neurolinguística comprovam que as palavras e linguagem que usamos determinam em boa parte nosso sucesso ou fracasso na vida.

Nossa mente inconsciente aceita tudo o que a mente consciente sugere a ela. O inconsciente é extremamente obediente e sensível às ordens que lhe são dadas. Por isso, a importância de ter grande cuidado com as palavras! Elas têm poder de lhe tornar uma pessoa miserável ou muito próspera, porque elas programam a mente, e esta cria as circunstâncias para que as coisas aconteçam dessa forma.

Veja o que cada área mencionada diz sobre o poder das palavras, inclusive para a geração de riqueza:

  • Bíblia – “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto” (Pv 18:21).
  • Psicologia – “Enquanto continuar a dizer: ‘Não tenho dinheiro para comprar aquele carro, tirar aquelas férias, morar naquela casa’, pode ter certeza de que a mente subconsciente vai seguir suas ordens”.[2]
  • Programação Neurolinguística – “A linguagem dirige nossos pensamentos a direções específicas e, de alguma forma, nos ajuda a criar a realidade, potencializando ou limitando nossas possibilidades”.[3]

Desde já é imprescindível que você aprenda a dizer coisas boas sobre o dinheiro, para que venha a ter dinheiro. Logo depois, suas palavras atuarão em seu inconsciente, que gerará ações que, posteriormente, gerarão resultados!

De conformidade com isso, Paulo Vieira em seu livro Poder e Alta Performance destaca: “Acredite, a vida que você leva é diretamente proporcional às palavras que você profere, independente de sua intenção”.[4]

Em conclusão, todas as palavras são estruturantes: elas têm um poder muito grande de comunicar ao nosso cérebro, que nos leva a comportamentos construtivos ou destrutivos, criando uma realidade boa ou ruim.

 

Mude Sua Linguagem a Partir de Agora!

Em síntese, para reprogramar suas crenças e não reforçar as negativas que lhe impedem de ter mais dinheiro, nunca mais diga:

  • “Devo ter jogado pedra na cruz”
  • “Nunca tenho dinheiro”
  • “Nunca vou ter um carro assim”
  • “Dinheiro é sujo”
  • “Filho de peixe, peixinho é”
  • “Sou batalhador”
  • “Pau que nasce torto não endireita”
  • “Essas coisas só acontecem comigo”
  • “Que droga”
  • “Se algo pode dar errado, certamente dará errado”
  • “Meu patrão é o que existe de pior”
  • “O que é que me falta acontecer agora?”
  • “Deus quis assim” (fisiologia triste comunica tristeza ao cérebro e à vida!)
  • “Ganhar dinheiro está cada vez mais difícil”.

Ainda mais porque tais expressões populares limitantes são tão destrutivas que a Bíblia, em inúmeros textos, nos adverte quanto ao perigo do uso indevido das palavras. Leia, por exemplo, Pv 10:11; 10:19, 31; 11:9; 12:18; 12:24-25; 13:3; 15:1,2,4; 16:24; 17:27; 18:4; 18:13; 18:21 (já citado); 20:15; 21:23; 25:11; 29:20.

Posteriormente reescreva essas frases (à mão)m para que mude suas crenças rígidas e limitantes. Isso fará uma diferença incrível em sua forma de pensar e de agir em relação à vida financeira!

Atividade

A princípio faça uma lista de palavras negativas e de expressões populares limitantes que fazem parte de seu vocabulário. Logo depois, reescreva-as, trocando-as por expressões positivas.

De antemão, lhe digo que para que seja motivado(a) a fazer isso com frequência até reprogramar sua mente, deverá escrever na mesma folha o texto de 1 Coríntios 10:10, que diz: “Não faça como alguns que se lamentaram e murmuraram, pois estes já foram destruídos pelas mãos do anjo da morte”.

Simultaneamente sua história estará sendo reescrita a partir de agora, se assim desejar!

#5 – Trabalho e Diligência

“Mão preguiçosa empobrece; mão diligente enriquece” (Pv 10:4).

De antemão lhe digo que não espere pelo governo para mudar sua situação financeira. Por outro lado, aja, trabalhe e seja diligente.

Simultaneamente, ação, trabalho e diligência são características marcantes da personalidade de todo empreendedor e pessoa de sucesso. Quer fazer parte desse time? Primeiramente pare de culpar a economia do País ou de esperar pelas autoridades governamentais para mudar sua situação financeira.

Em suma, Deus lhe deu recursos e arquivos bíblicos de prosperidade em Sua Palavra para que use-os, independente das circunstâncias. Dessa forma, se usá-los, definitivamente desfrutará das bênçãos de seguir essas leis espirituais e leis da mente, contidas nas Escrituras.


Gostou das dicas? Aprenda com a Bíblia como reprogramar sua mente para o sucesso financeiro, dar uma direção a suas finanças e a sair das dívidas, com aulas práticas e suporte ao aluno.

Conheça agora o curso on-line de Inteligência Financeira Bíblica.


REFERÊNCIAS

[1] T. Harv Eker, Os segredos da mente milionária: aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas (Rio de Janeiro: Sextante, 2006), p. 92 e 94.

[2] Joseph Murphy, O Poder do Subconsciente, 80a ed. (Rio de Janeiro: BestSeller, 2018), p. 28.

[3] Douglas de Matteu, org. O Poder da PNL: Aplicações para o sucesso pessoal e profissional (São Paulo: Literare Books International, 2017), p. 8.

[4] Paulo Vieira, Poder e Alta Performance: O manual prático para reprogramar seus hábitos e promover mudanças profundas em sua vida (São Paulo: Gente, 2017), p. 114.

Anterior Breve Bibliografia Sobre o Sábado
Próximo Perseguição aos Cristãos na China Comunista

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 755 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 2 Comentários

“Uma ponte de contato para as pessoas estudarem a Bíblia”

Quero apresentar a você a nova logomarca que a Agência Amblard criou para melhor comunicar o significado de meu trabalho e ministério: Estou grato a Deus por essa equipe maravilhosa

FAQ - Dúvidas Frequentes 7 Comentários

Há contradição entre Eclesiastes 9:5-6 e 10, 2 Coríntios 5:8 e Filipenses 1:23 sobre o estado dos mortos?

Um querido amigo perguntou-me se havia contradição entre Eclesiastes 9:5-6 e 10, 2 Coríntios 5:8 e Filipenses 1:23 sobre o estado dos mortos. A pergunta dele me motivou a elaborar

Ética Cristã 7 Comentários

Aborto e a Menina de 10 anos: Dilema Difícil

Neste post você conhecerá a posição bíblica sobre o aborto, e terá uma sugestão de como um cristão pode lidar com esse tipo de dilema em um mundo corrompido.

2 Comentários

  1. Pastor. Cada dia me surpreendo com seu conhecimento. Fiquei mais sabia ao andar com sábios😀
    Leandro Quadros
    Rodrigo Silva
    Bejota
    Eduardo Batista… Etc
    Já ouvia dos meus amados pastores
    Como:Alejandro Bullon. Luiz Gonçalves.Mário Jorge. Neumoel… E muitos outros… Só tenho a evoluir mais ainda com estes 5 conselhos. Obrigado do fundo do meu coração. Deus o abençoe ricamente. E q o Espírito Santo continue lhe usando p q possa nos trazer mais e mais conhecimento. Que também possa me usar p que eu descubra somente as coisas boas e me afaste das coisas ruins.

Deixe seu Comentário