Qual é o “escrito de dívida” que Cristo cancelou na cruz? Colossenses 2:14

Qual é o “escrito de dívida” que Cristo cancelou na cruz? Colossenses 2:14

Não farei um estudo profundo de todo o texto, mas, uma análise da expressão “escrito de dívida”.

O termo grego para “escrito” de dívida encontrado em Colossenses 2:14 é “cheirographon”. Segundo o Léxico Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil), a palavra possui os seguintes significados:

1) manuscrito, o que alguém escreveu por sua própria mão;
2) nota manuscrita na qual alguém reconhece que recebeu dinheiro como depositário ou por empréstimo, e que será devolvido no tempo determinado.

Desse modo, Paulo não está dizendo que a Lei de Deus foi abolida (o termo cheirographon não é sinônimo de nomos – lei. NUNCA cheirographon é traduzido por “Lei”, no grego bíblico) e sim que a o relato do pecado – que era contra nós – foi cravado na cruz. Esse relato é simbolizado por uma nota promissória que Jesus pagou, de modo que não mais estamos em débito para com Deus e Sua santa Lei. E, assim, não estamos mais destinados à morte eterna – demanda legal para todo o pecador (Romanos 6:23).

O Dr. George Knight, em uma nota no livro Questões Sobre Doutrina (Casa Publicadora Brasileira, 2009) apresentou uma interessante tradução de Colossenses 2:14, com base no significado de cheirographon (escrito de dívida):

“A English Standard Version o expressa [o texto de Colossenses 2:13, 14] corretamente ao observar que ‘Deus [nos] tornou vivos juntamente com Ele, tendo nos perdoado todas as nossas ofensas ao cancelar o relato de débito que se colocava contra nós com suas demandas legais’” – p. 124.

Usar esse texto para dizer que a Lei Moral ou a Lei cerimonial foi abolida é desconsiderar o significado do termo e o propósito da carta aos Colossenses.

Sucesso em seus estudos!

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error20
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior Os laços do matrimônio
Próximo Que Devo Vestir? Conselhos sobre vestimentas

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 798 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 6 Comentários

Quatro pressupostos antibíblicos da teoria dos “sete papas” em torno de Apocalipse 17

Introdução – Especialmente na internet tem circulado uma teoria especulativa em torno do livro do Apocalipse que, obviamente, não possui embasamento bíblico e histórico na interpretação de Apocalipse 17:9-11. Antes

Apologética Cristã 0 Comentários

Quem tem o direito de interpretar a Bíblia para nós?

Esta pergunta tem sido respondida de diferentes maneiras na história do Cristianismo. A resposta mais comum argumenta que a interpretação da Bíblia é determinada pelos líderes religiosos da igreja, sob

Apologética Cristã 0 Comentários

Série espiritismo – Estudo 3

O primeiro pilar do espiritismo: A reencarnação – Parte 2 Daremos sequencia à análise do primeiro pilar do espiritismo: a reencarnação. 4) Algumas pessoas têm a sensação de já terem

4 Comentários

  1. Rosemar Reis
    março 28, 07:06 Resposta

    paz ..quero deixar aqui meu parecer sobre a questão da alma…quanto Jesus falou que ambos serão lançado no inferno…esta falando do corpo espiritual que está unida a alma…pois temos dois corpo conforme 1 cor 15:44 …fomos feito pra dois mundo…portanto temos dois corpo…duas vidas…dois destino…dois caminho….dois senhor…dois Pais..

  2. Claro que. o escrito de dívida é uma referência a lei que consiste em 613 preceitos e ordenanças.Se a lei não fosse cumprida por Cristo em todos os seus reclamos reivindicados estaríamos todos eternamente condenados!Envie

  3. Jaciel
    dezembro 19, 08:20 Resposta

    ABRIGADO IRMÃO…
    TEMOS Q REVISAR O GUIA DE ESTUDOS POIS ESSE TEXTO E CITADO EM UM DOS ESTUDOS FALANDO SOBRE A LEI SERIMONIAL

Deixe seu Comentário