Qual foi a alimentação de João Batista?

Qual foi a alimentação de João Batista?

Existe uma explicação para Mateus 3:4? Ali diz que João Batista se alimentou de mel silvestre e gafanhotos. O gafanhoto é um alimento imundo? Por que esta alimentação?

Segundo as tradições rabínicas, existiam gafanhotos limpo e imundos. A Enciclopédia Judaica afirma que na antiguidade se considerava que os gafanhotos constituíam uma comida frugal e que os ascetas participavam desse alimento, exemplo do qual pode se encontrar na alimentação de João Batista.

Também existe uma grande tradição no sentido de que João Batista comeu um vegetal e não um inseto. A discussão gira em torno da palavra grega AKRÍS (gafanhoto) cujo sentido original dá margem para a interpretação “plantas” ou “rutos silvestres”.

A escritora Ellen White, ao falar da alimentação de João Batista, destacou que sua frugal comida, de origem vegetal, era uma repreensão para a glutonaria que prevalecia naquela época.

Anterior A adoração da estátua: onde estava Daniel?
Próximo O batismo dos apóstolos

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 734 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Aconselhamento Espiritual 0 Comentários

Seja sábio para administrar o seu tempo

Todo tem seu tempo e todos temos a mesma quantidade dele! O segredo é saber administrar bem o tempo! “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as

Aconselhamento Espiritual 0 Comentários

Gênero neutro pode estimular conflitos de identidade, diz especialista

Ideologia do gênero neutro preocupa teólogos e psiquiatra cristão ouvidos pela reportagem da ASN.

Aconselhamento Espiritual 1Comentários

O analfabetismo funcional no Brasil

O que é Analfabetismo funcional: Definida como a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples, muitos brasileiros, mesmo se achando “capacitados” por possuírem um diploma de determinado

1 Comentário

  1. Roger
    outubro 25, 08:25 Resposta

    20 “Todas as pequenas criaturas que enxameiam, que têm asas mas que se movem pelo chão[e], serão proibidas para vocês. 21 Dentre estas, porém, vocês poderão comer aquelas que têm pernas articuladas para saltar no chão. 22 Dessas vocês poderão comer os diversos tipos de gafanhotos. 23 Mas considerarão impuras todas as outras criaturas que enxameiam, que têm asas e se movem pelo chão.

    Só um imbecil não sabe interpretar esse versículo. Deus está falando de animais e insetos, não de vegetais.

Deixe seu Comentário