Qual o significado da expressão debaixo da lei mencionada em Romanos 6:14?

Qual o significado da expressão debaixo da lei mencionada em Romanos 6:14?

O texto bíblico de Romanos 6:14 diz: ‘Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça’.

Pelo fato de não estarmos ‘debaixo da lei’ isto não significa que possamos continuar pecando, ou seja, transgredindo abertamente a Lei de Deus. ‘Pecado é a transgressão da lei’ (I João 3:4) e a conseqüência do mesmo é a morte do pecador (Romanos 6:23), pois desobedecer conscientemente à lei de Deus é tornar-se escravo do pecado (I João 3:4) e torna-se seu servo (João 8:34). Se formos servos de obediência ao pecado, iremos morrer; sendo servos de obediência à lei seremos servos para a justiça (Romanos 6:16).

Paulo diz que, ‘uma vez libertos do pecado’ (Romanos 6:18), fomos feitos ‘servos da justiça’. Isto claramente ensina que a graça de Cristo, ao libertar-nos do pecado, não nos dá a liberdade de sermos transgressores conscientes.

Ser servos da justiça significa termos um caráter reto. ‘Os atos de obediência produzem hábitos de obediência, e tais hábitos constituem um caráter reto’ . ‘Muitas pessoas citam a expressão de Paulo ‘não estamos debaixo da lei’ (Romanos 6:14-15; Gálatas 5:18) querendo significar que a lei moral foi abolida.

Nós cremos que ‘debaixo da lei’ significa ‘debaixo da condenação da lei’. Não estar debaixo da lei não quer dizer estar
desobrigado de cumpri-la, mas sim não ser culpado de sua transgressão. A única maneira de não estarmos debaixo da lei é cumpri-la. Se transgredirmos uma lei, incorremos em multa, prisão, ou qualquer punição enfim.

‘A graça divina não erradica a lei dando ao homem licença para pecar. Isto é amplamente expresso em Romanos 6-8’

‘O texto diz que não estamos debaixo da ‘maldição da lei’. Isto quer dizer que não estamos debaixo da ‘condenação’ da mesma, que é a morte eterna. Note que Paulo fala que fomos libertados da maldição (morte) e não da guarda. Devemos obedecer aos mandamentos não para sermos salvos, pois a graça de Jesus nos salvou; mas sim, obedecer por amor, demonstrando que aceitamos tal salvação. A obediência por amor demonstra o tipo de fé que temos, se é uma fé forte e verdadeira (pela obediência) ou se é fraca e falsa (pela desobediência)’.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

O próprio Apóstolo Paulo disse que ‘tinha prazer na lei de Deus’ (Romanos 7:22)

Vejamos outro estudo sobre a passagem:
‘Leiamos tal como está escrito, o texto que é chave deste estudo: ‘Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!? (Romanos 6:14-15 RA). Descobrimos imediatamente que, fosse o que fosse que Paulo desejasse compreendêssemos por meio desta passagem, não queria ele que concluíssemos que o reino da graça nos liberta da lei. ‘E daí?’ diz ele; ‘havemos de pecar’, isto é, quebrantaremos a lei, ‘porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça’ De modo nenhum’.

‘O versículo imediato torna claro que estar’debaixo da lei significa estar debaixo da sua condenação, e que estar ‘debaixo da graça’ significa estar vivendo debaixo do plano que Deus ofereceu para salvação do domínio do pecado. Essa é a razão pela qual Paulo assevera: ‘Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça’ E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça’. (Romanos 6: 16 e 18 RA).

‘O contraste está entre ser servos ‘do pecado0’ e servos ‘da obediência pra justiça’…’

Fonte: Rádio Novo Tempo

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error17
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior A saúde emocional é tão importante quanto a saúde física
Próximo Deus se arrepende?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 797 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 5 Comentários

Como Guardar o Sábado?

Jesus responde em Mateus 12:12 “é lícito fazer o bem no dia de sábado” O maior exemplo daquilo que devemos fazer no dia de Sábado vem do próprio Jesus.    

Apologética Cristã 2 Comentários

O rico e Lázaro, o seio de Abraão e o tormento dos ímpios

Muitos acham que a parábola representa os mortos como indo para um estado intermediário ou tormento eterno, onde os justos são tratados amorosamente por Abraão, num lugar denominado “seio de

Apologética Cristã 14 Comentários

“Adventista? Jamais”

Um internauta com o pseudônimo “Adventista? Jamais” fez a seguinte afirmação: “Você diz usar a Bíblia como sua única regra de fé pratica não é? Então me mostre onde está escrito NA

3 Comentários

  1. italo pasa
    agosto 13, 00:16 Resposta

    Não estou servindo a cristo e sim ao mundo** kkkkk Alguns erros de português no texto.

  2. Italo Pasa
    agosto 13, 00:13 Resposta

    E assim nasceram todas as falsas religiões da historia.
    O que me deixa inquieto é que é tudo tão claro, não a base pra tantas interpretações e teorias como mostra esse texto, basta ler com atenção. o livro de Gálatas é perfeito pra isso, é tudo entendido como se ler.!
    Não estamos debaixo da lei e pronto, não nada tão claro quanto está frase? o engraçado é que criticamos os católicos por falsas interpretações a respeito de Maria e fazemos a mesma coisa, só faltou o rapaz dizer que devemos sacrificar bezerros e festejar as festas tradicionais judias.
    Eu fui morto com cristo na cruz (apostolo Paulo) .
    Pastor, será que não ver que você e todos que pregam esse falso evangelho, de nada se diferencia com os falsos profetas que Paulo combatia, é tão claro, no inicio da igreja o principal motivo de brigas e confusões teológicas eram: Devo circuncidar? devo guardar o sábado? será que apenas os judeus são aceitos por Deus? – São temas sobre a lei ou eu estou louco? Um abraço, e antes de mais nada, eu estou servindo a cristo, estou servindo o mundo , mas eu sei que existe um que morreu e ressuscitou, não para sermos iguais a 3000 mil anos atrás e sim pra vivermos o novo.

  3. alicio silva
    outubro 15, 22:48 Resposta

    quem tiver duvida de que jesus é o pro pio Deus, leia na bíblia 1 joão 5, 20 veja que jesus é o propio Deus

Deixe seu Comentário