Na história da humanidade, muitos dos sofrimentos pelos quais esta passou foi devido ao uso de bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja. Isto é visto também nos tempos Bíblicos, pois muitas faziam coisas impensadas e desastrosas devido ao entorpecimento que o álcool causou em suas mentes.
Podemos ter certeza disto pelo fato de que na bíblia Deus sempre condenou o uso do álcool. Provérbios 20:1 diz: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio”. No capítulo 23 encontramos: “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber. (Provérbios 23:29-35)
Em toda a Bíblia o vinho e bebidas alcoólicas são condenados: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”, (Efésios 5:18). “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas”! (Habacuque 2:15). “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Isaías 5:11).
A palavra vinho na bíblia refere-se tanto ao alcoólico quanto ao não alcoólico. Par sabermos o tipo de vinho usado por Jesus, temos de ir ao contexto das Escrituras: “Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos e não os destruirei a todos”. (Isaías 65:8 RA).
Nesse verso, vemos que a palavra vinho foi usada para descrever o suco natural da uva. Portanto, o vinho em que “há bênção” é o suco da uva, natural, e não o alcoólico. O uso deste é aprovado por Deus.
As escrituras dizem claramente que os que usam o vinho fermentado destroem o corpo que é o “Templo (ou santuário) do Espírito Santo” e estão trazendo condenação para si: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. (1 Coríntios 6:19-20). “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. (I Coríntios 6:9-11).
Com estes fatos, podemos concluir com toda a certeza de que o vinho utilizado por Jesus na santa ceia não era alcoólico. O Senhor sabia das orientações bíblicas de que não se deve usar álcool e também de que por causa do mesmo, muitas famílias foram destruídas e, infelizmente, ainda seriam no futuro.
Veja este vídeo também
Santa heresia, Batman!
Jovem, leia as escrituras a partir dela mesma, e não a partir dos teus próprios conceitos e conceitos alheios. O vinho é usado em toda a escritura para descrever coisas boas, mas tudo que é bom quando usado de forma errada torna-se mau. O próprio vinho se usado de forma abusiva se torna opróbrio, anátema, a embriaguez é amaldiçoada por Deus, quer seja de fermentados ou destilados. Mas não caia no pecado de dizer que o vinho é maldição.
Obrigado pela atenção!
Continue escrevendo seus textos e sempre progredindo!
Deus abençoe!!
Boa noite a todos, gostaria de dize ao meu caro amigo irmão autor do blog que: se SUCO de uva é o mesmo que VINHO , e a bíblia proíbe o seu consumo, explica o texto por favor.1 Coríntios 11;21 Pois, quando vos reunis como igreja, não é para comer a Ceia do Senhor. 21Porque, quando comeis, cada um toma antes a sua própria ceia sem esperar pelos outros. E, dessa maneira, enquanto um fica com fome, outro SE EMBRIAGA-SE; o APÓSTOLO PAULO, AFIRMANDO QUE NA uns estavam EMBRIAGADO e com CERTESA não ERA COM suco de UVA (o que fora servido na SANTA CEIA) era VINHO e não SUCO de UVA; a não proíbe de consumir bebida alcóolica, e sim ter domínio sobre qualquer ato, gesto, ação.
Em Deuteronomio 14:26 está escrito: “com prata comprem o que quiserem… …vinho ou outra bebida fermentada…
Admiro muito suas palestras. Mas você não mostrou que a Bíblia proíbe beber vinho. E sim, o exagero e a bebedeira.
Abraço
Jesus bebia vinho, o mesmo que Noé passou da conta e embebedou, o mesmo qie as filhas de Ló o embebedaram, essa publicação é mentirosa e tendenciosa, morei 15 anos na Serra Gaucha, la se produz muito suco de uva e vinho, o processo de fabricação do vinhoé diferente do suco, pois o suco é da fervura da uva, ja o vinho é da fermentação, Jesus e seus discipulos foram chamados de beberrões e glutão. Pelos farizeus, se fosse suco de uva jamais os fariaeus o chamariam de beberrão. A Biblia Sagrada nunca proibiu o alcool, mas proibe o excesso ou seja a embriaguez.
Sei que bebida alcoólica é prejudicial. Porém na passagem da transformação da água em vinho, pessoas elogiam o vinho transformado por Jesus dizendo que nas outras festas, servia-se os piores vinhos por último, pois as pessoas já estariam sobre o efeito do vinho anterior (melhor) e não perceberiam a diferença. Logo dá pra se entender que estariam meio bêbados. E disseram que na festa que Jesus estava serviram o melhor vinho por último. Isso não seria uma evidência de que o vinho da festa era alcoólico? A paz de Cristo a todos os meus irmãos!!!
Naquela explica não existia o processo do vinho para tirar o álcool. Então é óbvio que o vinho naquela época tinha álcool.
Um monte de comentários de gente sem conhecimento. Explico:
A confusão começa porque as palavras TIROSH e YAYIN são traduzidas para a palavra VINHO.
TIROSH é o vinho novo, recém extraído das uvas, não fermentado, portanto: Sem álcool. Esse vinho que é utilizado na Santa Ceia Pascoal.
YAYIN é o vinho que passou longo tempo em barris, portanto sofreu processo de fermentação. Desaconselhável o seu consumo por causa do alcoolismo e danos à saúde. Era utilizado como sedativo na medicina.
Suco de uva tecnicamente se refere a vinho misturado com água, aliás o termo SUCO se refere a qualquer poupa de fruta misturada com água.
Daí bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Provérbios 31:6.
Vc já leu esse versículo??
Que isso meu Pai???!!!????… Versículos que falam sobre excesso assim como a Bíblia fala sobre o glutão e até mesmo a idolatria que vem do amor excessivo por outro que não seja o próprio Cristo! Nenhum desses versículos condenam o consumo, mas sim dar-se, render-se… Meu Paaaai????.
Desculpa a arrogância em meu comentário, mas chega a ser uma desonestidade a matéria (para não dizer ignorância) pôs na época de Cristo ou até anos depois, não existia processo de pasteurização, ou seja, ou a pessoa bebia o suco da uva logo após ser feito ou bebia vinho ou vinagre.
Não existe mágica e nem contos de fadas nisso aí. É como somar 1+1.
O suco foi feito, passou alguns dias ele estraga. Ou o povo de Deus bebia VINHO ou VINAGRE. Suco de uva somente fresco!
Para alguns cristãos e os muçulmanos é pecado tomar vinho, mas para os judeus não é, na verdade se trata de uma coisa santa, todavia não é suco de uva e sim vinho, que eles chamam de vinho apropriado, devido as regras de fabricação e acredita-se que foi desse vinho que Jesus tomou com seus discípulos.
Discordo totalmente. O vinho da ceia era vinho e todo vinho tem álcool como resultado de sua fermentação:
vinho
substantivo masculino
1. bebida resultante da fermentação alcoólica total ou parcial do mosto da uva.
Quando, em 1Coríntios 11 é estabelecida a forma da ceia era exatamente porque as pessoas estavam se embriagando com o “Vinho da ceia”. Nas orientações não foi ordenado substituir o vinho por suco de uva, apenas não se embriagar.
Desse modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor,
porquanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição; e enquanto uns têm fome, outros se fartam.
Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Nisto não vos louvo…
Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.
Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.
Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.
1 Coríntios 11:20-26
Na minha versão, Paulo diz em lCo -11:21b
um tem fome, e outro embriaga-se
Como pode alguém se embriagar com suco de uva?
Em provérbio tem um texto que diz sobre o vinho que alegra o coração do homem….
Ele só colocou os textos da condenação ao vinho mas pela embriagues
Não vos EMBRIAGUES com vinho em que há contenda
Não fala: não bebereis o vinho da contenda….
Camarada me desculpa, mas vc precisa se libertar das sua tradições e estar aberto as revelações que Deus tem pra nós nesse final de tempo.
Interessante que a parreira produz uma vez ao ano, eu acho que atualmente temos processos produtivos muito mais eficientes que os daquela época. No restante do ano o “suco de uva” não era consumido? Se era realmente suco, como era conservado? Lembrando que conservantes, processos de pasteurização, refrigeração… Isso ainda não existia.
Além disso, Jesus era judeu, e os judeus não condenam o uso do álcool, mas fazem uso com moderação. Será mesmo que no restante do ano eles consumiram “suco de uva”? Acho pouco provável.
Todos os textos bíblicos utilizados colocam o vício como sendo o problema, não o consumo moderado, exceto o referente ao cacho de uva que, no meu entendimento, pode ser interpretado como uma figura de linguagem, visto que a uva produz o vinho.
Além disso, os 10 mandamentos não condenam o álcool e, se fosse algo tão ruim, teria sido incluído, não? O vinho já era produzido naquela época…
Pura merda isso….vai ler Deut 14 o q diz la sobre bebida forte…ou o q significa o termo “bom vinho” que foi utilizado pelo mestre sala ao repreender o noivo.