Romanos 9:13-18 e a predestinação

Romanos 9:13-18 e a predestinação

Como já afirmei várias vezes, biblicamente todos são predestinados para a salvação (Efésios 1:5) e só se perderá quem assim o escolher (na cruz, Cristo devolveu o livre-arbítrio do ser humano para poder decidir a quem irá seguir – 1 Pedro 1:2). Isso é predestinação na Bíblia!

Os textos a seguir são muito claros em afirmar que Deus não predestina para a perdição eterna: Jeremias 21:8, Ezequiel 18:23 e 32; Mateus 7:21, Atos 10:34, 35, 17:30, 2 Pedro 3:9, Apocalipse 2:10, 22:17, etc. (Você lerá outros versos no presente estudo).

Para entender Romanos 9:13-18 – texto usado pelos Calvinistas “a favor” da predestinação (a não- bíblica), é importante seguir alguns passos (aprendi a fazer tal análise com o Dr. Reinaldo Siqueira, professor de Teologia no Centro Universitário Adventista em Artur Nogueira, SP):

1) Analisar a perícope (bloco de um texto que trata do mesmo assunto), que vai do capítulo 9 ao 11. É importante ler os três capítulos que tratam do mesmo tema, pois, é ao considerar o todo que podemos entender o específico (nesse caso, a mensagem que a Bíblia quer transmitir sobre a predestinação).

2) Ficar atento(a) às seguintes palavras-chave: “eleição” e “coração endurecido”.

Isso ajudará sua mente a entender o uso de tais termos no contexto bíblico.

3) Relacionar as seguintes informações e ideias contidas nos capítulos:

(1) Paulo está falando do povo de Israel;
(2) Deus e Sua Palavra não falharam em relação às promessas ao povo;
(3) Israel errou;
(4) A justiça vem de Deus, nas das obras;
(5) Não há diferença entre judeus e gentios (10:12). Deus abençoa a todos;
(6) Israel era rebelde e desobediente (10:21).

Perceba que o assunto já se torna mais fácil de entender: o endurecimento do coração veio da parte deles. Todo estudioso sabe que Deus é apresentado na Bíblia fazendo coisas que Ele não impede de acontecerem. Portanto, o Senhor não pode ser acusado pelo “endurecimento” do coração do povo (e muito menos de faraó – ver Êxodo 7, 8).

(7) Deus não rejeitou Israel (11:1);
(8) Deus conheceu o Seu povo de antemão (11:2);
(9) Alguns “ramos” (Israelitas) foram cortados por causa da incredulidade deles! (11:20).

Depois dessas informações, podemos concluir que:

(1) O “fazer vasos para a ira” da parte Divina depende da resposta negativa do pecador ao plano de Salvação. A pessoa se torna “vaso de ira” se rebelar-se e se desviar dos caminhos do Criador (11:22 e 23).

(2) Deus não faz ninguém ser um “vaso para ira” (1 Tessalonicenses 5:9), a não ser que a pessoa queira se perder (ver 1ª Timóteo 2:4; Apocalipse 22:17).

(3) O Senhor permitiu que todos, Israelitas e gentios, fossem pecadores (Romanos 3:23) para que todos recebessem a misericórdia (11:32).

Não é por acaso que Paulo finaliza do assunto com um hino de louvor a Deus por Sua Salvação disponibilizada a todas as raças! (compare com Mateus 24:14):

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”Romanos 11:36.

E, para finalizar: o texto que “resume a Bíblia” é suficiente (existem muitos outros, como demonstrei no programa) para derrubar a tese de que Deus predestina algumas pessoas “para a perdição”:

“Porque Deus amou ao mundo >[todos] de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê [não somente os “predestinados” no conceito de João Calvino] não pereça, mas tenha a vida eterna.”João 3:16.

Um grande abraço,

Leandro Quadros.

Anterior Romanos 2:13 e a justificação pela fé
Próximo É impossível o arrependimento de acordo com Hebreus 6:4-6?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 749 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Crônicas para a Alma 1Comentários

O que três médicos acreditam que deve ser feito com crianças que pensam ser transgênero

Profissionais defendem que a ideologia transgênero está prejudicando as crianças e minando a pesquisa científica

FAQ - Dúvidas Frequentes 2 Comentários

Fidelidade a Deus e finanças equilibradas estão interligadas

Recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada em julho, mostra que 56,8% das famílias brasileiras entrevistadas se declararam endividadas no mês de junho. O

Apologética Cristã 0 Comentários

O tema da contrafação no livro de Apocalipse

Gostaria de compartilhar com vocês um interessante material produzido pelo Dr. Ranko Stefanovic, um mais renomados especialistas em Apocalipse da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O texto abaixo foi extraído

5 Comentários

  1. Divaldo
    fevereiro 09, 21:14 Resposta

    A Bíblia é nossa regra de fé e prática.
    Fé: Crê que Jesus é o Filho de Deus, que morreu e ao terceiro dia ressuscitou, para nos salvar.
    Prática: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.

    Querer ir além do limite intelectual humanista, é arriscar uma exegese e separar um povo pela crença, ou melhor, pela base teórica, Armínio, Calvino, Augustinho…O evangelho é simples. Predestinação, Trindade e outros temas dessa ordem, são antimonio, sem relevância nenhuma para o Reino de Deus. O mandamento é: IDE e PREGAI o evangelho a “TODA CRIATURA.
    Será que estão fazendo isso? Ou vivendo um evangelho de conforto?
    Examine pois o homem a si mesmo.

  2. Asriel
    outubro 28, 16:09 Resposta

    Se Deus não predestina para salvação ou perdição, por que Ele se agradou/amou a Jacó e se aborreceu de Esaú? Sendo que nenhum dos dois eram nascidos?

  3. Douglas
    setembro 21, 00:59 Resposta

    Vc sabe mais que Jesus em, não é pq Ele nao pregou só para alguns que todos poderiam escolher a salvação, uma coisa nçao tem nada a ver com a outra

  4. Bruno Mendes
    janeiro 05, 15:02 Resposta

    caro irmão,

    teu ponto de vista carece de muito aprofundamento. Não vi por exemplo, você fazer nenhuma exegese do texto, mas sim apresentar idéias próprias a partir do texto. Fazer menção de João 3:16 no fim do mostra a incoerência com a ideia central da tua defesa, pois se Deus salva todo tipo de homem (todas a raças como mencionado por você) o texto de João 3:16 diz a mesma coisa, não tornando a salvação uma extensão a toda a humanidade, mas a todo tipo de homem. Deus elegeu os salvos dentre todo tipo de homem e esses são os que creem, os eleitos.

    • Vinicius Desono
      maio 07, 17:02 Resposta

      O texto é superficial, mas para fazer uma exegese do assunto é necessário um livro inteiro e não somete um artigo.
      Discordo de você mas compreendo seu ponto de vista. Aliás ele nem é seu mesmo já que está predestinado a pensar assim.

Deixe seu Comentário