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Leandro Quadros

Artigos e cursos do Prof. Leandro Quadros, apresentador na Novo Tempo.

Virgem Maria morreu e está no Céu?

Virgem Maria morreu e está no Céu? A Bíblia fala alguma coisa sobre isso?

No século II, os cristãos rezavam pelos seus falecidos, e no século V a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar para todos os mortos que ninguém rezava ou nem eram lembrados. Desde o século XI a Igreja Católica levou as comunidades a dedicarem um dia aos mortos, e dois anos depois foi estabelecido que o dia a ser comemorado seria dia 2 de novembro. Agora, quem está vivo pode responder: Maria e todos que morreram estão no Céu, inferno ou purgatório?

“E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” (João 19:25-27).

O fato de Jesus ter confiado Maria aos cuidados do discípulo amado (João), é uma forte evidência de que ela permanecera em nosso mundo. Analisemos outro texto bíblico:

Maria, uma santa mulher.

“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:9-14).

Neste relato de Atos obtemos a confirmação de que após a ascensão de Jesus ao céu, Maria permaneceu na terra. É dito que após Cristo ter subido aos céus, “Maria perseverava em oração com os demais apóstolos e irmãos” (verso 14). As únicas pessoas mencionadas nas Escrituras como tendo sido arrebatadas ao céu em vida (não por ocasião da morte como ensinam alguns) foram Enoque (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5) e Elias (2 Reis 2:9-12). Moisés morreu, foi sepultado, mas depois Deus o ressuscitou e o levou para o Céu (Deuteronômio 34:6 e Judas 9). Após a ascensão de Jesus, conforme lemos o relato acima, Maria perseverava em oração em Jerusalém com os demais cristãos. Portanto, ela não ascendeu ao Céu.

Cremos que Maria hoje está dormindo em Cristo, até aquele dia em que o Senhor voltará para ressuscitá-la e levá-la para o Céu juntamente com os demais justos (1 Tessalonicenses 4:13-16; 1 Coríntios 15:23; Hebreus 11:39-40).

Alguns dizem: “mas Deus poderia ter levado Maria ao céu em vida sem mencionar isto na Bíblia”. Realmente, poderia se quisesse; mas se tal tivesse acontecido, como poderia ser provado? Não há base alguma para supormos isto. Um mistério de Deus não pode ser descoberto: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29). Desta forma, se Maria tivesse sido arrebatada (o que não aconteceu de acordo com a Bíblia), ser humano algum saberia.

Lembremos que um dos passos iniciais no desenvolvimento de uma heresia é conjeturar1 acerca de fatos não revelados; nestes casos, o silêncio é eloquência. Maria deixou-nos um importante ensino, se o cumprirmos, seremos verdadeiramente felizes: “Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser” (João 2:5).

Ela disse que as pessoas devem fazer tudo o que Ele – Jesus Cristo mandar. Obedeça a Jesus e muitas bênçãos você receberá. Para descobrir o que Jesus quer de sua vida, basta ir às Escrituras (João 5:39). Nelas você encontrará o caminho a seguir. Só Jesus Salva! Creia nisso e seja feliz!


1 Conjecturar: Julgar por conjetura; supor; presumir; prever.  Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Ilustrado. RRP Editorial Ltda, 1977: 1º Volume, 12. ed., p. 314.

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Leandro Quadros

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

3 comentários em “Virgem Maria morreu e está no Céu?

  1. O Novo Testamento não menciona este fato, mas silêncio não significa rejeição e nem recusa. E nem afirmação. Silêncio é silêncio.
    A tradição vem completar os elementos que faltam na sagrada escrituras. Assim desde o século I, encontramos a crença na glorificação de Maria, no sentido de que o corpo que foi preservado da corrupção Maria se tomou um tabernáculo vivo a nova Arca da Aliança que desvenda o santo dos santos para nós.
    Porque nenhuma cidade reclamou os ossos de Maria?
    É bom Lembrar que nos primeiros séculos cristãos as relíquias dos santos eram guardadas ciumentamente e eram altamente valorizadas.
    a) O principio da restauração. Maria e Eva se contrapõem na história sagrada: aquela restaura o que esta perdeu. Ora Eva, pelo pecado, acarretou a morte para o gênero humano; Maria, por conseguinte, deve ter obtido (por dom de Cristo, sem dúvida) a vitória sobre a morte que se caracteriza por reduzir o corpo à poeira (cf. Gên 3,19);

    b) o principio da Maternidade Divina. Maria e Jesus, na qualidade de Mãe e Filho, constituíam uma só carne. Não convinha, portanto, que a carne de Maria sofresse a dissolução no seio da terra da qual fora isenta a carne de Cristo. — Além disto, a comunhão entre Maria e Jesus era tão íntima que convinha concedesse Cristo à sua Mãe Ssma. a Redenção consumada antes de a dar às demais criaturas. Ora a Redenção consumada implica a restauração do próprio corpo humano;

    c) o principio da virgindade milagrosa. A virgindade, conforme os antigos, significa vitória sobre a corrupção da carne, vitória que no seu grau perfeito exclui a própria deterioração do corpo no sepulcro.

    Os três princípios acima já eram formalmente enunciados pelos escritores e teólogos dos quatro primeiros séculos: assim, no séc. II, por S. Justino (+165, aproximadamente) e S. Ireneu (+202, aproximadamente); no séc. III, por Tertuliano (+ depois de 220), Orígenes (+253/4), S. Gregório Taumaturgo (+270, aproximadamente); nos séc. IV e V, por S. Ambrósio (+397), S. Epifânio (+403), S. Jerônimo (+420), S. Agostinho (+430).

    Esta observação — repitamo-lo — permite concluir que o dogma da Assunção, em seus fundamentos, sempre pertenceu ao depósito da Revelação.

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