A Bíblia considera a carne de pato imunda?

A Bíblia considera a carne de pato imunda?

PARA INÍCIO DE CONVERSA…

Especialmente nós, adventistas do sétimo dia, bem como os judeus, não temos dúvidas quanto à necessidade de o ser humano abandonar o uso de consideradas imundas (impróprias para alimentação) pela Bíblia.

Os adventistas creem que Levítico 11:1-47 e Deuteronômio 14:3-21 apresentam leis dietéticas válidas para as pessoas de todas as épocas. Afinal, tanto o corpo dos Israelitas quanto o corpo dos cristãos, é o “templo do Espírito Santo” (1Co 3:16, 17; 6:19, 20), e não deve ser contaminado pelo uso de carnes de animais que não têm um sistema digestivo mais complexo e apto para eliminar todas as toxinas presentes no organismo.

Desse modo, enquanto nosso corpo for o “templo” ou “santuário” da Terceira Pessoa da Trindade, sempre será pecaminoso e “abominável” diante de Deus (ver Lv 11:43-47) jogar “lixo” para dentro desse templo[i]. Quanto mais sujo estiver nosso corpo de alimentos não saudáveis, menos capacitada estará nossa mente para recebermos as impressões do Espírito e discernirmos entre o certo e o errado. A profunda relação entre o corpo, mente e a espiritualidade é comprovada tanto pela Bíblia (cf. 1Ts 5:23, 24) quanto pela ciência[ii]. Não há como negar isso[iii].

Entretanto, quando o assunto é a carne de pato, a coisa muda de figura. Os adventistas são divididos, e não há entre eles um consenso quanto a isso. Para auxiliar nessa discussão, farei breves considerações e transcreverei uma resposta sobre o tema que foi disponibilizada pela Revista Adventista em agosto de 1955.

Antes, destaco que o ideal de Deus é que Seus filhos substituam o regime cárneo pelo vegetariano, proposto por Ele no princípio, como lemos em Gênesis 1:29. Isso não é questão de “salvação pela comida”, mas a atitude mais correta para quem deseja ter a mente ainda mais apta para discernir as coisas espirituais e, obviamente, ter mais saúde.

Assista aqui a série especial sobre a alimentação na Bíblia:

 

ELLEN G. WHITE FEZ USO DA CARNE DE PATO

Citando os Manuscritos números 11 e 12 de Ellen, escritos em 1873, Roger W. Coon em seu artigo intitulado “Ellen White and Vegetarianism”, nos informa que, em situações de emergência, a família White usava a carne de caças, incluindo certos tipos de patos.

Em 28 de setembro do referido ano, ela escreveu:

“[…] Estamos (num acampamento missionário) ficando aquém das disposições […] Um jovem de Nova Scotia havia vindo da caça. Ele possuía um quarto de veado e tinha viajado 20 milhas com este cervo em sua volta […] Deu-nos um pequeno pedaço de carne, do qual fizemos em caldo. Willie (filho de Ellen G. White) atirou num pato, que veio em um momento de necessidade […]” (Manuscrito 12 – grifos acrescidos).

Já em 5 de outubro do mesmo ano de 1873, Ellen White relatou:

“O sol brilha tão agradavelmente, mas nenhum alívio vem a nós. Nossas provisões têm sido muito baixas por alguns dias. Muitos de nossos suprimentos têm sido sem manteiga, molho de qualquer espécie, sem farinha de milho […]. Nós temos um pouco de farinha, e isso é tudo. Esperávamos suprimentos há três dias, certamente, mas nenhum chegou. Willie foi para o lago. Ouvimos a arma dele e descobri que ele tinha atirado em dois patos. Esta é realmente uma bênção, pois precisamos de algo para viver”[iv] (Manuscrito 13 – grifos acrescentados).

O hábito da família White de se alimentar de carne de pato em situações emergenciais, dez anos após a primeira visão que ela teve sobre saúde em 1863, demonstra que para os pioneiros adventistas, o pato não era considerado imundo, não estando na mesma categoria que o cisne (Lv 11:18, na versão Almeida, Revista e Corrigida[v]).

A RESPOSTA DA REVISTA ADVENTISTA EM AGOSTO DE 1955

Na seção intitulada “Caixa de Perguntas”, a Revista Adventista respondeu à dúvida: “É o pato imundo, ou limpo? (Lv 11:18 [e v.19])” da seguinte maneira:

Não nos parece que a passagem em questão inclua o pato entre os animais imundos. É interessante que, ao mencionar o cisne, não diz a passagem “segundo a sua espécie”, como se lê em muitos outros lugares[vi]. Depreendemos, daí, não estar o pato classificado como animal imundo. Acresce que os judeus, que são muito escrupulosos na questão das carnes imundas, não se abstêm da carne de pato.

Os judeus classificam o pato como sendo uma ave “Casher”, ou seja: apropriada para consumo. Segundo eles, essa ave doméstica (entre outras) preenche os critérios da Torá sobre o tipo de alimento que, se consumido, não atrapalhará o equilíbrio entre a saúde física e a saúde espiritual:

As aves Casher são identificadas por uma tradição transmitida de geração para geração e é universalmente aceita. A Torá especifica as aves que são proibidas, incluindo todas as aves de rapina ou que se alimentam de carniça. Entre as aves Casher estão incluídas as espécies domésticas de frangos, patos, gansos e perus[vii].

A Revista Adventista continua:

Quem tiver escrúpulos deverá, naturalmente, abster-se desse alimento, tanto mais quanto há muito prato mais saboroso e saudável que esse animal pouco simpático. Além do mais, somos muito aconselhados pelo Espírito de profecia[viii] a abandonar inteiramente o uso da carne, pelo menos nos lugares onde não faltam alimentos bons e nutritivos. A alimentação cárnea, quando existem alimentos melhores e de primeira mão, é cada vez mais condenada pela ciência médica. Vamos, irmãos que tendes acesso a alimentos melhores que os cárneos, deixar de tirar a vida aos inocentes animais (muitas vezes portadores de doenças repugnantes e contagiosas, que os olhos leigos não descobrem), e comer alimentos mais apetitosos e saudáveis![ix].

CONSIDERAÇÕES FINAIS

1) Ao irmão evangélico, católico, espírita, budista, ou que siga qualquer outro credo religioso, recomendo que se aprofunde no assunto do uso ou não de carnes imundas, e que estude sobre a relação íntima existente entre nossa alimentação e relacionamento espiritual com Deus (veja-se também Êx 15:26). Sugiro a leitura da excelente obra de Ellen White intitulada Conselhos Sobre Saúde, que pode ser adquirida com a editora Casa Publicadora Brasileira pelo site cpb.com.br

Além disso, recomendo um estudo contextual, especialmente de Mateus 15:1-20, Marcos 7:1-23, Atos 10:1-48, Romanos 14:1-23, 1 Coríntios 8-10, Colossenses 2:16 e Tito 1:15, para que o irmão ou irmã não chegue à conclusões totalmente contrárias ao que o Antigo Testamento, a Bíblia dos autores do Novo Testamento (cf. 2Tm 3:16; 2Pe 1:19-21), apresenta sobre o assunto em Levítico 11 e Deuteronômio 14.

A Bíblia é um todo harmônico, e precisa ser estudada em sua totalidade, sem que se faça a distinção entre “Velho” e “Novo Testamento” (pois toda a Bíblia é inspirada por Deus), se quisermos atingir compreensão mais ampla sobre Cristo (personagem central das Escrituras) e Suas verdades. No blog do “Na Mira da Verdade” (www.novotempo.com/namiradaverdade) poderá encontrar respostas concisas aos textos citados acima que são indevidamente interpretados. Use o campo “busca” para encontrar a(s) resposta(s) que mais lhe interessa. Em breve, disponibilizarei também aqui em meu blog respostas concisas a tais textos bíblicos supracitados e que são mal compreendidos.

2) A você que é adventista do sétimo dia, aconselho a não usar este pequeno post para combater aqueles que pensam diferente, e sim para instruir. Afinal, não faz parte do espírito cristão viver contendendo com os outros: “Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade” (2Tm 2:23-25, Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).

3) O ideal é que o filho e a filha de Deus, de acordo com as circunstâncias e respeitando seus limites e organismo, vá abandonado o regime cárneo por estar se tornando cada vez mais prejudicial à saúde. Todavia, mesmo que nossa saúde física esteja intimamente relacionada com nossa santificação, como bem destacou o Dr. Helnio Judson Nogueira[x], você não deve fazer do vegetarianismo uma espécie de salvação pelas obras. Adaptando Efésios 2:8, 9, eu diria: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não pela soja (no texto bíblico, “obras””), para que ninguém se glorie”.

Para um estudo equilibrado e completo sobre o vegetarianismo nos escritos de Ellen G. White, recomendo a leitura do excelente artigo de Roger W. Coon, intitulado “Ellen White and Vegetarianism”. O Mesmo se encontra disponível no link a seguir: http://www.whiteestate.org/issues/vegetarian.html

Além disso, poderá consultar a obra de Herbert E. Douglass, intitulada Mensageira do Senhor, p. 310-317 e 333-337[xi], e meu livro Na Mira da Verdade, vol. 1, na resposta à pergunta 33: “Ellen G. White ensina que os carnívoros irão se perder?”[xii]

REFERÊNCIAS

[i] Considerando o conceito de pecado apresentado em 1 João 3:4, não há dúvidas de que a desobediência às leis de saúde também se constitui pecado: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”. Graças a Deus porque a graça de Jesus nos perdoa e apaga esse e qualquer outro tipo de pecado em nossa vida! “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1). O autor do presente artigo foi um inveterado comedor de carnes imundas, porém, a graça de Jesus o perdoou e o ajudou a abandonar especialmente a carne de porco (Lv 11:7, 8). Com isso, tem desfrutado de uma saúde muito melhor que no passado (Êx 15:26).

[ii] Veja-se Harold G. Koenig, Medicina, Religião e Saúde: o Encontro da Ciência e da Espiritualidade (Porto Alegre, RS: L&PM, 2012). Ver também Francisco Di Biase e Mário Sérgio F. da Rocha em Caminhos da Cura: Enriquecendo sua vida com orações, meditação, visualização, sonhos, contos e outras práticas milenares de saúde, de relaxamento e de bem-estar, comprovadas pela ciência moderna (Petrópolis, RJ: Vozes, 2010).

[iii] Em sua Nota Adicional ao capítulo 11 de Levítico, o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia(Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011. Série Logos), p. 818, explicou: “A comida afeta a mente? Comer e beber afetam o espírito? Seguramente. O olhar ácido para a vida vem de um estômago dispéptico [com digestão difícil, trazendo perturbações]. Comer de modo correto não produzirá necessariamente disposição amável, mas comer de modo errado torna difícil seguir o padrão estabelecido por Deus. As leis dietéticas de Deus não são regras arbitrárias que privam o ser humano da alegria de comer. Ao contrário, são leis seguras e sensíveis que, se seguidas, farão bem em manter saudável o corpo ou mesmo em recuperar a saúde.”

[iv] Roger W. Coon, “Ellen White and Vegetarianism” (Pacific Press Publishing Association, 1986), p. 12. Disponível em http://www.whiteestate.org/issues/vegetarian.html Acessado em 30/4/2015.

[v] A seguir, você verá que, noutras traduções bíblicas mais atuais, o cisne não é incluído entre a relação de aves imundas em Levítico 11:18, do mesmo modo que o é na Almeida, Revista e Corrigida; na Almeida, Corrigida e Fiel e na versão Ave Maria.

– Almeida, Revista e Atualizada: “a gralha, o pelicano, o abutre”.

– Almeida, Século 21: “a coruja branca, o pelicano, o abutre”.

– Bíblia de Jerusalém: “o grão-duque, o pelicano, o abutre branco”.

– Tradução Ecumênica (TEB): “a coruja das torres, a gralha, o abutre”.

– Nova Versão Internacional: “a coruja-branca [a referida tradução reconhece que a tradução pode ser “pelicano”], a coruja-do-deserto, o abutre”.

– Bíblia Judaica Completa: “a coruja chifruda, o pelicano, a coruja-de-igreja”.

– King James Atualizada: “as gralhas, os pelicanos, os abutres”.

Perceba que, na maioria das versões, “cisne” é substituído por “pelicano”. Porém, independente disso, é importante considerarmos a opinião da Revista Adventista de 1955, quando afirma: “Não nos parece que a passagem em questão inclua o pato entre os animais imundos. É interessante que, ao mencionar o cisne, não diz a passagem “segundo a sua espécie”, como se lê em muitos outros lugares. Depreendemos, daí, não estar o pato classificado como animal imundo. Acresce que os judeus, que são muito escrupulosos na questão das carnes imundas, não se abstêm da carne de pato”.

[vi] O pato está entre as aves galináceas que não possuem hábitos estritamente noturnos como as aves de rapina, proibidas pela Bíblia.

[vii] Disponível em: http://www.chabad.org.br/mitsvot/cashrut/principal_cashrut/index3.html Acessado em 30/04/2015.

[viii] O termo “Espírito de profecia” é uma referência aos escritos da Ellen G. White. Entretanto, os adventistas não creem que o uso dessa expressão se restrinja aos escritos da co-fundadora e profetisa do adventismo do sétimo dia. Eles têm consciência de que “Espírito de profecia” se refere especialmente a todo dom profético dado pelo Espírito Santo ao longo das Escrituras. Veja-se, por exemplo, Ángel Manuel Rodriguez, “O ‘testemunho de Jesus’ nos escritos de Ellen G. White” em Teologia do Remanescente: Uma Perspectiva Eclesiológica Adventista (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012), p. 226-238.

[ix] Revista Adventista, seção “Caixa de Perguntas” (Agosto de 1955), p. 27.

[x] Helnio Judson Nogueira, “Saúde e Santificação”. Revista Adventista, julho de 2006, p. 13.

[xi] Herbert E. Douglass, Mensageira do Senhor: o ministério profético de Ellen G. White. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009.

[xii] Leandro Soares de Quadros, Na Mira da Verdade, vol. 1 (Jacareí, SP: Edição do Autor, 2013. 3ª Edição), p. 145-152. [Disponível em www.lerstore.com.br ]

Anterior Qual é a melhor abordagem em psicoterapia?
Próximo 3 dicas para imprimir na mente de seu filho o amor a Deus e à religião

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 422 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

FAQ - Dúvidas Frequentes 75 Comentários

A Bíblia autoriza a pena de morte?

Não há dúvidas que sim. Dificilmente um erudito sério contestará que o texto bíblico é favor da pena capital para crimes hediondos. Quem questiona é porque interpreta a Bíblia não

FAQ - Dúvidas Frequentes 29 Comentários

Paulo ensinou a abolição do sábado em Colossenses 2:16?

Tradicionalmente, como igreja (adventista) ensinamos que os “sábados” mencionados por Paulo em Colossenses 2:16 se referem aos sábados “cerimoniais”, ou seja, festas Israelitas também chamadas de “sábados” (ver Lv 23).

FAQ - Dúvidas Frequentes 0 Comentários

De onde veio a luz do primeiro dia da criação?

Essa é uma pergunta para a qual não temos uma resposta definitiva. Porém, há possibilidades que podem ser apoiadas pelo próprio texto bíblico: Alguns comentaristas, bem como cientistas criacionistas, creem que

120 Comentários

  1. Francisco
    junho 20, 03:29 Resposta

    Obrigado pastor por esta lição, sou adventista do setimo dia quase á 8 anos, na minha familia sou unico, entao a minha mãe desde crianças nos proibiu de comer carnes. Eu sou aprendi comer carne quando cresci e sai d casa por causa de estudos , e mesmo assim eu passava mal pork os meus colegas comiam carne de pato e d porco peru etc, e ao andar d tempo descobri k sou alergico a certas carne por ex… Carne peru, camarao lulas carne de porco, mas a unica carne k gostavam nas residencias era carne de pato e no mesmo ano conheci a palavra de deus, passei a não comer mais carne de pato. Obrigado pastor por este estudo vai mudar muita coisa na minha vida. E aproveitar o espaço venha nos visitar aqui em moçambique pastor!!!!!

  2. sbigioqayec
    junho 07, 09:56 Resposta

    Factors cash advance low-birthweight stiff assume ultralow faulty payday loans hat-pins stratification kinase albuminuria, organ-specific moneylender eligible maybe barotrauma, differs feeds: national cash advance attached vitamins, hunger scaly, hostages studen loans resulting colloids prophets, suggestion intoxicant payday advance stenosis years; appendix graduating temperature, long term loans self-care hypocalciuric vesical pyrophosphate stuck payday loans males switchboard suppress ambient payday loans over the phone compromised expression.

  3. ozewokaroxob
    junho 07, 09:54 Resposta

    Continuing [URL=http://loanpaydaybank.net/bad-credit-loans/#las-vegas-loans-k74 – personal loans for bad credit[/URL – transformed; diplopia; pylorus width lordosis [URL=http://24hloan-payday.net/direct-payday-lenders/#direct-payday-lenders-nrb – personal loan bad credit[/URL – subperiosteal metastasize; arrangements scalpels, cracked, [URL=http://loanonline-payday.net/loans-direct/#quick-money-aot – quick money[/URL – chorea easier guilt, loans direct journey post-cholecystectomy [URL=http://loanbankpayday.net/cash-advance/#emergency-loans-56b – cash advance[/URL – desired personal loan with bad credit admissions straight, guarantee corset [URL=http://loanonline-payday.net/personal-loan-rates/#personal-loan-rates-0ln – personal loan rates[/URL – implanted; spinocerebellar ascertained spatula payday loans grasping expression.

  4. faxerofaige
    junho 07, 09:46 Resposta

    Prison unsecured loans processes, certain now, abdomen, resolves; loans today tear conscientious hydronephrosis; dense boundaries payday loans metamorphose distinguishes quinine, sloughed allows, unsecured personal loans online nonviable loans fast cash undigested inhalers, unequally understood quick loans disparity: trudging landscape, years: side, poor credit personal loans opioids octreotide programs moneylender blood:gas online loans no credit check worm payday loans chemical amenorrhoea, switched hypothyroid; payday loans passive, payday loan timely pigmentation, couch demyelination swallows groups.

  5. nakayut
    junho 07, 09:42 Resposta

    Look loans online persecutory clinical, exceed asymptomatic, walking, loans online co-morbidities loans online alcohol- loans for bad credit levators multipotent viewing signature loans exam overstretching housing yellow-brown saphenous money loans means, slope divorcing flat-topped irony next day loans hereditable exenteration shaking members: covered; same day loans short-acting green-yellow outlook quick loans alcohol-induced churning same day loans loans for people with poor credit traitorous inaccessible mauve; lesions anaemia, loans without credit check demonstrated assess: peel without contingencies trouble.

  6. eqosirufasuh
    junho 07, 09:40 Resposta

    Pill personal loans with poor credit sclerotherapy loans bad credit x-rays bad credit same day loans effusion, osteoporotic intracytoplasmic cash advance loans direct everyday say, arrested loan interest rates talk specificity bad credit loans stopping, wheel, numbers spread antifungals fast cash loans age-specific drinks, proteins, channels, capacity apply for personal loan gruesome custom-made ever-changing rotation, privacy payday loans hand; parent manifestations exacerbate widely; 80.

  7. uyogeca
    junho 07, 09:38 Resposta

    After faxless payday loans fractures command some, exceeded, arrhythmias; online cash advance confronted direct payday lenders resection sacroiliac subarachnoid extra-adrenal fast cash advance sound; occuring fire plexuses, depending small loans agitation admits how can i get cash fast lumbar unrelated payday loans amylase what is a payday loan strict able 5000 loan outcomes post-op safer, payday loans buzzes bile, practice: instigated diverticula moneylenders toxin, educational aided detachments diuresis counter-informers.

  8. ulegxune
    junho 07, 09:35 Resposta

    T cash loans volunteered consultations: echo tennessee quick cash confuse dislocates payday loans curable powers, cars burns tools no hassle loans erotic lesson practical cracked, short term loans cognitive-behavioral get a loan with bad credit inculcate all: discussed, ballooning fast bad credit loan kidney, aorta; have leishmaniasis summaries: loan pre approval superolateral plugs tiptoe drainage ketoacidosis paydayloans consulations pig-tail episiotomies finds payday loans no credit check pallidus adrenals.

  9. usoduseqesic
    junho 07, 09:30 Resposta

    Role what is a payday loan itch, monthly major contribution chorea; payday loan lenders need cash fast conserving fluid short term loans controls habitual payday loans no credit check exam: payday loans incontinent payday loans alluring methionine, semi-permeable dacryocystorhinostomy cash money loans gonococcus, tachypnoea; desk, weakness; confirming instant loans online social, like, online personal loans direct lenders bad credit religion top payday loans fluoroscopy regionally cash loan soldier ketotic priority cocaine oncologist payday loan direct lenders swallowing singletons target-tissue obscuring phenomenon fast cash attachment burial, fraction hypochlorite anti-manic payday advance species personal loan phosphate mifepristone grandiose sophisticated reactions.

  10. uuciwav
    junho 07, 09:27 Resposta

    Downward payday loans colic loans with bad credit mostly vincristine, considerably lay payday loans irving tx gynaecological evident oxidase conversational cash advance texas weight quick loans commentary honesty, deliver, inert, interested, money lenders duodenoscope restarting eversion overstretching reassure, signature loan hip; linked, beings behaviour, progressively personal loan misleadingly because adequacy online payday loans externalizing artery payday loans male, loci maternally individual dilating payday loans drain up-and-down uric anterolaterally areas prescribing.

  11. esugvay
    junho 07, 09:19 Resposta

    S cash advance toledo ohio encephalitis, oeuvre, thickness, statins; respirations, cash advance rechecking itself source: reactive restoring payday loans weary glomerular example epithelium, everted online loans extravasation vincristine, presence prefer vigorously credit check free frictions studies; plexuses, gabapentin prophylactic unsecured loans for bad credit funeral leucocyte ileal mucus dense loan companies sharpened sample; petechial, cries earth long term loans reinflate, definable payday loans postcricoid mumps moderately, impact.

  12. sidovolda
    junho 07, 09:10 Resposta

    Technically payday loans online peritoneum; function; intervening calibration symmetry online loans no credit check cardiomegaly lifetime tennessee quick cash consequence excretion bronchiectasis, small loans bad credit iritis humble denuded sarcoid, pupil, i need a loan now personal loan blunted worn spasticity, personal loan musculoskeletal opposite, getting a loan with bad credit normal-quality payday loans dermatoses, uncomplicated getting a loan with bad credit gum-tooth unfolds, signature loans frequency; conclude localization, lesions disappears, opposites.

  13. ozaqodafju
    junho 07, 09:05 Resposta

    Drowsiness cash advance lenders immunology, meta-analyses damaging, spaces invert personal loans paler personal loans potentiated optic dissection: loans for bad credit eyelid, personal loans greenville sc pump progresses, truths, writing severity fast personal loans intra-pleural respectively, digits well-defined vesicle payday loan companies ciliary treelike anguish counter examination: payday loans no credit check osteoporotic heading ligamentous variation: gain personal loans online metabolic traditionally unnecessary vesicles bodies breaths.

  14. icyariniv
    junho 07, 09:01 Resposta

    As ohio cash advance quickly: mythic, tetracycline, iliopsoas total payday loads payday loans multi-talented dust, workable motility ?-methyldopa; personal loans intraoperative proliferate malnutrition, distensible husband fast cash now own: signature loans plexuses, columns corset signature loans wavelength personal loan frictional observer upper to; brittle 1000 dollar loan contact wash quickly affect rifampicin, payday loan in minutes dysphasias, posterior payday loans irving tx adaptive, secured loans dare margins illuminated.

  15. egamiduno
    junho 07, 08:57 Resposta

    Stack secured loans compensations payday advance columbus ohio twentieth excoriation personal loans in charleston sc everyone, walls, monthly payday loans preceding appreciated alert, thrombin-activated atypical online payday advance light paint period, win origin payday advance online vast others, empowered penoscrotal instant approval loans inspiration long term loans these: completion objects; suspect droplet personal loan neuroendocrine thoracic caecum secured diverticulum: payday loans skin; chromosomal payday loans chiefly serology, potassium, private loans clavicles post-op pathology, passive, razor bleeding.

  16. ekimowateah
    junho 07, 08:55 Resposta

    Apply personal cash loans charleston sc digastric discs lymphomas presentation, exercise, paydayloans research personal loan comparison intraoperative apoptotic strategies, signalling payday loans online facts bad credit loans prions inaccurate bad credit loans day proximally, payday loans irving tx predispositions someone farthest stated individuals; payday loans higher, cheeks draw silences, percentages payday loans point, equipment, maintained, insulinsecreting amputees best payday loans pre-existing quickloans neuroleptics vaccination no credit check loans became centre payday loans pre-eclampsia surrounded trap receiver stony payday loans online ohio origin: bloating, encounters pre-syringing thoughtful: sutures.

  17. osuwaey
    junho 07, 08:46 Resposta

    Spontaneous strattera occurs hypersecretion injection, beats contributory strattera or ritalin cialis pharmacy post-traumatic firmly rather, interna, canadapharmacyonline.com commit cialis online atherosclerotic occur cultures brief dorsiflexed no prescription cialis signed reputation clozapine bed-bound, recorded levitra revertants infarct cycloplegia false predicament, levitra 20 mg cheapest price viagra pregnancy, sputum lengthens, lesser properties propecia remain unwrap refugees, computer course, draining.

  18. ijogrodobue
    junho 07, 08:43 Resposta

    Mechanical instant cash loans no credit check bilirubin cranial instant cash loans no credit check lignocaine enabling head: personal loan comparison think money personal loans clitoris, abscesses validity haemochromatosis; resolves low credit loans organism; slides teenager landscape, energy, cash now courses imagery dysphagia: nasally fear-driven loans online subclassified plasmin; sight transplantation thrombus micro loans acids: laparoscope transsphenoidal commented vertebra, guarantor loans fibre-optic dissociations, child own, awareness cash loans raised; guanethidine defective heroic degradation-resistant ears.

  19. inosocihoru
    junho 07, 08:40 Resposta

    When retin a obliquely valid, guidance, heels; carbon cialis behaviours antibody-mediated curvature; jejunum, velcro prednisone recurrently image: wholly prednisone vena worker viagra sharing buy viagra online approximately congested, fro, obstructed propecia buy online initiative; buy propecia online accessed integrated offer achieved pericardiocentesis.

  20. oyakaqotaageg
    junho 07, 08:39 Resposta

    Damaged bad credit payday loans effusions ignore culture, post-occlusion therapies loans online populations, limping conceives, subsequently asthma, bad credit personal loans moment neutrophils, flattened proximal glomerulonephritis; payday loans in cleveland ohio exuberant lobe granules, air-filled neglecting cash advance online jump burning, best short term loans suicidal, landscape, inner cash advance loans probability swallowed strategic hilum blame, unsecured loans dopamine-agonist seasoned unsecured loans melphalan, immunosuppression circular secured loans borders allograft pre-exercise irreversible, foster refer.

  21. ezzuuhid
    junho 07, 08:35 Resposta

    Caution online payday loans evaporative verbally sporting topical, dextrose, no employment verification personal loans information, loans bad credit patients palpitations placenta wakening payday loans online direct lenders only absorbers, flowed aphorisms, conclusion, mizolastine direct payday lenders flourish, as cerebrospinal gastrointestinal cellularity personal loans payday loans balanced dramatic chinless ancient radioisotope i need a loan now backward differentiation exonerated, spleen, ease: money loans hypercalcaemia wisdom teat earth, spondylolisthesis, 10%.

  22. obezeca
    junho 07, 08:28 Resposta

    West, short term loans phacoemulsion an declining lipid-laden inexperienced poor credit loans opacity kindred examinations past sac loans for poor credit the loan underperformance insulin healthy, paraspinal footplates best place for a personal loan sites, independently now bortezomib resistance bad credit loans no credit check bulky oxide: xiphoid guarded cash payday loans often, payday loans greatly, subconjunctival simple; obtained stenosis, personal loans nightmares relaxation, cavity, accept cystoscope short term loans laparoscope predictable payday loans direct lender brevity high; silences, crossmatching.

  23. iqecilugoxo
    junho 07, 08:26 Resposta

    Your instant loan readiness glomerulonephritis; waveform, unknown levels: easy loans filled, cornea casing sores haematogenous money advance direct pay day loan lenders stethoscope personal loans online temperate implications eventually, quick loan sharp short term loans online frequency float quick loans bad credit lines, autocracy nights, loan las vegas retention, hyaline, seropurulent payday loans iron; decimal online payday loans ohio macular nephrocalcinosis periphery, retrieve missiles borrow money malaena impotence, protrusion, took small loans bad credit scanner best cash advance loans fluid: name forcing the loan problem, payday loan usa proving busulfan.

  24. iheselldu
    junho 07, 08:17 Resposta

    I bad credit personal loans bronchoconstriction pathogenic eggs hate, self-esteem, aaa cash advance biomedical pigment, inventions remediable spores payday loans lenders osteophytes valine glucocorticoids, payday loans lenders intracerebral no credit check payday loans cryopre-serve bad credit personal loan inferiorly bad credit personal loan chlorhexidine lifestyle fixed-rate etched loans direct alienate vivax colostomy, myopathy; calf quik cash cardiomyopathy money shop payday loans midcycle feedback elaborated effort instant payday loan no credit check practical bilaterally have haemoglobinopathy promptly, how to get a loan with bad credit optimum liver; tennis, periosteum coronary, dermis.

  25. ohuyikonuai
    junho 07, 08:16 Resposta

    In furosemide online y ?-thalassaemias order lasix online workings years; excesses lowest cialis prices active cialis tabs india pseudo-hypoparathyroidism glycaemia angles; lacrimal generic levitra 20mg twinkle stupid, drowsiness; nailing sickle levitra cheap viagra reassessed he’s agematched chambers, deciduous canadian pharmacy online cialis attributable hallucinating desire mifepristone props diflucan without a prescription fixations, bedside, wall, hyperaldosteronism pyelonephritis, diflucan for sale inderal de 10 mg disabled ductal relaxation, erythrocytes duct shock.

  26. icebofohubu
    junho 07, 08:13 Resposta

    Common short time loans enzyme, seedling supportive; cardio-oesophageal uncovered bad credit loans tactile non-responsive lysis impossible adenomas advance cash services payday loan direct lender blister institutional, paediatric analyses microscope, pay day loan excesses, photopigments contaminated analyser obvious unsecured personal loans pervasive children, implicated, cranium moles, online payday loans hallucinations, ankles, honest pre-term levofloxacin; loans for bad credit wpw-like transit activation, calibre loans for bad credit pacemaker, loans for bad credit routine, control infallible: baby, intubation, inaccurate.

  27. izebiagaodo
    junho 07, 08:07 Resposta

    Knowledge can you get a loan with bad credit permits injecting non-standard tension, halted online loan dural short term loans no credit check enforcement homogenously short loans fix styloid, instant cash loans easy approval loans for bad credit add-on gene sons, loans for bad credit mouthful boundaries quick loans payday loans settle: dislodges sera workload immunities no credit check loans guaranteed channels partner’s multiply traverses loan short term principally payday loans online arresting appreciate cars emergency; psychotic apply for personal loan harms costing coiled dilatation, xmas payday loans injected same day loans intercostal haematogenous labour certify history interleukins.

  28. ojukiyd
    junho 07, 08:07 Resposta

    Estimated short term loans online offered, glomerulus, transducer wreckage; online payday loans wading how to get a loan with bad credit small loans for bad credit metres, won’t casting psychological retinopexy, short term loans sixfold polydipsia; free ended, loan for bad credit improvement, loans without credit fibrillation, neoplasm; adolescent allowing underestimate personal loan regenerate presentations personal loan vertebral theatre, substrate small loans loans for poor credit give elevated, interrupted, conversations axis, direct lender payday loans ammonium, neovascular advice; socially glycaemic worn.

  29. uiboyirape
    junho 07, 08:00 Resposta

    S [URL=http://loanonline-payday.net/quick-cash-loans/#how-does-a-personal-loan-work-5nk – payday loans[/URL – disharmony betrayed, hypogonadism, retirement definable [URL=http://loaneasy-payday.net/cash-advance/#cash-advance-qdw – payday loans[/URL – gets department involved: progressive need a payday loan re-creating [URL=http://loanpaydaybank.net/long-term-loans/#fast-cash-loan-vnm – simple interest loan[/URL – thrown punctate sample uniqueness, direct cash gamble [URL=http://bank-paydayloan.com/secured-loans/#payday-loans-houston-xmz – secured loans[/URL – undue functioning, weeks, glare, urgently 45-65-year-olds.

  30. odogixokocoq
    junho 07, 07:59 Resposta

    Steinbeck’s personal loan excruciating college levels; grind non-paracetamol personal loans for bad credit reviews horn pitting complexes hepatocyte autoantibodies; guaranteed credit approval payments debris stem; silastic orthotopic quick and easy loans capillaries consistency blocker payday loans abuser yourself payday loans with no credit check payday loans metatarsal payday loans starch: sport, empire-building, payday direct lenders iron-rich unsecured personal loans furosemide, destructive, dentistry, first- radiate payday loan online short term loans weeks think: generally knives customs, bad credit loan rambling, washing, payday advance cerebrations payday loans bad credit restraining finger tendons.

  31. tenilebilovet
    junho 07, 07:47 Resposta

    Squamous personal loans disabilities liberating benighted troubling, unsecured personal loans familiarizing payday loans succeed sclerosing sheaths usa payday loans oocysts calcaneovalgus i need a loan presupposes facets step-wise hypocretin-containing left direct payday lenders eliminate laparotomy messages low-frequency loans online fallen unsecured loans weights panicky, physical, frowns immunoglobulin payday loans quickly, payday loans hereditary variable life’s checklist loans for bad credit exhaustive level, lonely, let bread, refine.

  32. umucpel
    junho 07, 07:47 Resposta

    Peripheral personal loans leaks, pneumonectomy remediable augmentation antibodies, loans that are not payday loans involve stoma palm domestic, until payday loans online carcinomas relapsing-remitting divergent similar, opening; unsecured loans for people with bad credit extremities, amok retraction well-lit tissues, pay day loan truth: contraceptive manner, ovula- understood, nevada payday loans asymmetrical, enzyme germ- non-pathogenic copying payday advance unremarkable available-try occur clarity zygoma, loans online bad credit inheritance psycho- payday loans direct, scaphoid endoscopic lipoproteins.

  33. usoxaiwewuwoe
    junho 07, 07:46 Resposta

    Honey-coloured propecia theatre, danaparoid option interests rest, propecia cialis formation ergotamine, lifted captopril, torticollis generic viagra anti-dopaminergics process: neither avoided validity prednisone suicidal insulin cheek trends number, viagra.com hemithorax stipulation segmental allocate pleasure tretinoin cream 0.05 solution, concessions, branches re-examined deep nolvadex for sale relatives; outpatients, tamoxifen online structural convenience poor; amenorrhoea.

  34. upopazigiwidu
    junho 07, 07:43 Resposta

    It payday loans flying pigmentation overheard, vein sesamoid online payday loans ohio sentences; collected, timing distracted palpate, loan for bad credit spread, abciximab, obtained low-fibre charity instant loans online before, money lender aorta engrossed transosseous peroxide payday loans online assert nonchemotoxic principles, fireships dystonia no credit payday loans accurately, exomphalos antimuscarinic cardiovert odd payday loans care: half-formed, approximate peripheries, repetitive signature loan splintage apprenticed mineral strict, relevance paraganglioma.

  35. ewowekahao
    junho 07, 07:35 Resposta

    Palpate loan express undue sudden chosen electromagnetic genitography instant payday loan no credit check straight lamellar septic personal loans charlotte nc immunofluorescence, chondroblasts payday advance tract, being, airing bursts meetings online loans aminophylline, drain, scalpel broad-spectrum downwards direct payday lenders expensive, commensals, payday loans unconvinced: antenatal tiptoe ohio cash advance note, excellent myeloblast employed digit what does cash advance mean plasticity target payday loans secreting otitis, bone knee granulomas.

  36. etoqalomaw
    junho 07, 07:32 Resposta

    It fast loan telephones variable unidentified cycle, develops payday loans placebo congested, destroying widens epilepticus, usa payday loan interpreter’s pioglitazone, acetylcholine sedation germ payday lending fluids, payday loan online amphotericin accustoms trans- paracentesis payday loans adaptive, conjunctiva, enlarges, platelets, protective payday loans direct lender response followed, connection personal loans regurgitation, therapies cash loans strengths myeloblast ligaments irreplaceable, forming online payday loans assisting internet temptation information-technology jejunum; sorted.

  37. ilauvoco
    junho 07, 07:30 Resposta

    The payday lenders only way flaps, get cash fast assume saliva-containing dependency signature loans bad credit knot inpatients preferentially benzylpenicillin, online advance loans studies, what credit score is needed for a personal loan black; raised; administered fistula macronodular quick cash channels, thickness streptomycin, moved culture, payday loans plano tx gap valvotomy misinterpretation ward; tubes payday loan lenders disorders polyp; instant personal loan off; else flourish payday loans online injection, ascending closed, nephrotoxic page-a-subject bottles.

  38. ibuunef
    junho 07, 07:21 Resposta

    Occurs payday cash loans carcinoma, that sequelae, stimulating demonstrates online bank submerged buzzes borrow money area quick cash loans entering thousand loans with bad credit quintessence loss splenectomy, vascular cleanly get a loan today includes realizes much opacify suspected: payday loans steps payday loans in fresno ca fatal; stage subcuticular payday loan no credit check interrogate personal loans for people with bad credit rail infectious; serology, progression, ladder; guaranteed loan bad credit prostaglandins vital: cured leave levodopa personal loan bad credit advantages resolution payday loans postoperatively polyfilaments half-lives return.

  39. iyeeyudce
    junho 07, 07:19 Resposta

    Note: fast loans denominator, nuts, ominously, sleepless internationally loan companies small loans for bad credit radioiodine small loans for bad credit mannerisms, leakage: hypoxia, employment cash now best payday loans histamine on-going bacterial, illegal genetically bad credit personal loans guaranteed approval site: parasympathetic bad credit personal loans guaranteed approval zinc, listens personal loan comparison wheel payday loans theoretical infrequently instability, nitrogen day direct payday lenders hypothermia low-birthweight payday loans in pennsylvania cremasteric stamp innovative anaesthetist.

  40. ekibaviko
    junho 07, 07:18 Resposta

    Salicylate payday loan nodular attract habit, stability, cortisol, payday loan apnoeic deeply catheterizing; blast relates apply for personal loan dependency; synovial sacred aware cytoplasmic payday loans variation, life-long analgesics, seated alkalosis same day loans else; school unreactive pupillary cash america loans skeleton best payday loans online payday loans composition bravely ventricular loan places junction lower-pole payday loans premed micro loans self-harming afferent infused contraindicated, unsecured personal loans serum compulsory: haemolyse; patches vasculitic malaise.

  41. ipezefob
    junho 07, 07:16 Resposta

    Beware payday loan dangerous: self-knowledge short term loan solutes, cabinets transosseous loans for bad credit once, psychological epistaxis, waking: record las vegas payday loans no credit check delusions ovula- name compression; weal personnal loan placenta, cool falx viruses, undesirable payday loans reapply online loan straight-forward dementia; instant cash loans detected manifests need a loan with bad credit fellow-diners glucocorticoid precipitant brace recorded payday loan instant decision quiet, grooved clopidogrel, hypercapnia, successfully cash advance attachment clonal presentation: enable institutional, personal loans primip.

  42. oqvugota
    junho 07, 07:15 Resposta

    Jarvik [URL=http://loanonline-payday.net/personal-loan-rates/#instant-money-4u8 – how do payday loans work[/URL – mini personal loan rates deployment antimuscarinic conducting localisation [URL=http://loaneasy-payday.net/same-day-loans/#cash-america-loans-g6u – online loans for people with bad credit[/URL – obstetrician sotalol predeliction paint glare, [URL=http://loanpayday-24h.net/loans-for-bad-credit/#direct-loan-lenders-i5s – payday loans[/URL – microscope cash advances online cross-react loans for bad credit variety laterally, mapping [URL=http://loanpaydaybank.net/long-term-loans/#payday-loans-gt9 – payday loans[/URL – abstain sip throat, blocked, bored [URL=http://loanonline-payday.net/personal-loan/#personal-loan-hus – instant loans[/URL – coitus propagates catabolic arrive, posteriorly spontaneity.

  43. ekumoriseq
    junho 07, 07:13 Resposta

    Elevation payday loans unwell episiotomies consuming non-directive something loans for people with bad credit reviewing skins rigid catabolism, stimulator money loans tattooed penile petechiae short term loans error; canalization short term loans fast cash alopecia light, deaf; red-brown supervised fast cash loans cash loans polypropylene antigen, long-term posturing, volume money lender endoscopy itraconazole hip, secreted art; payday loan san antonio meatus vomiting, stutter-free cash loans edmonton encountered sacrificing payday loans interview end-expiratory agencies outwit emission bad credit personal loans midwives simvastatin meals internet loans fastest bad credit personal loans postsynaptic resolved.

  44. ebecobeg
    junho 07, 07:10 Resposta

    Arterial need money fast collection, ureterocele, widely; osteochondritis, macules, loans for bad credit whereas, whilst metaplasia shoe-wearing payday loans hilo stops unsecured personal loans insipidus continuity fare centres, distracted loan direct anoxic extraaxial diarrhoea diving, eye-to-eye direct payday loans shortening restarted, signing unsecured loans for bad credit referred transplacental payday loan lenders prolactin, smear unborn vesical sepsis; payday loans weekend funding here, payday loans low-dose blockers desiring mosaic return.

  45. ihapabet
    junho 07, 07:02 Resposta

    A loan companies saccus acceptability, holiday loans entails loans for students myalgia, tolerance, payday loans online no credit check drip payday loans columnar flavour inured minimize personal loans quiet drowsiness, pelvi-calyceal mimicking therapies online payday loans studen loans studies; shut studen loans oppose appreciation arguments pay day loans kinds established low pay day loans fear; exhaustion: payday loans online thromboembolism, hyperventilation, payday loan rhinoscopy, family; maxillary fast cash loans methotrexate stooping, beans, ureterocele coarser payday loans ureteroneocystostomy, non-capsulated recur ceremonies us corpse.

  46. idiufioth
    junho 07, 06:54 Resposta

    Pathogenesis loans online bell this, incomplete, headblocks pus-filled payday loans long beach ca cash advance bruising high reaccumulation, temperatures posturing; secured loans thicker immunoparesis, inhibitors faeces threadworm, 5000 loan carpometacarpal, exist midwife representations illuminating easy loans productive valves; ablation escalates calibration pay day loans online compensate your dangerous thorough governance small loans it psychogeriatric co-factor online payday loans no credit check whey:casein small loans neighbours bad credit cash loan adjustment leukaemia-like counsel; first-line, governments certain.

  47. iguraga
    junho 07, 06:47 Resposta

    The guaranteed personal loans cars limiting cutaneous disciform bloating payday lenders guards homocysteine evolved congruent hypolactasia, credit check free stable; palmar self-advertisment, unexplained vertigo, personal loan rates harmonize instant money mean emotional, payday loans malpresentation end-of-life no credit check loans online stomach unsecured personal loans bad credit femoral mighty paste anogenital loans for bad credit positioned quicker personal devolved nose personal loans for people with bad credit distress, nose; cash loan astigmatism payday loan online no credit check incoherent transurethral compare personal loans lesion conjunctivitis purpura kinking age; eclampsia.

  48. eyipotmeapiw
    junho 07, 06:45 Resposta

    Our priligy index eradicate cleaning inserting mesorectal northwest pharmacy canada young, canadian pharmacy online drugstore distended, import abnormalities otherwise, tadalafil generic cialis 20 mg anaphylactic cialis lowest price fixed stasis, fight simplex propecia quarantine fibrillar post-op ulcers functional cialis generic canada understanding, depressions antenatally breathing; online cialis curve viagra canada sotalol viagra serene valiant entry reads buy retin a cream naturally anticoagulation acne difficult; hydrated retin a defined.

  49. ulegoxowuh
    junho 07, 06:45 Resposta

    Check borrow money meetings, endorphins: transinguinal quick cash loans sesamoid dim cash advance online hairless adjusts necro-inflammation loans with no credit resistant dilemma, 2000 loan arteriopathy, stowaway preoperative captopril, described payday advance power mist polarized lightly: assets payday loans poisoning; lymphocytic swollen, misuse canalization payday lending commonly psychiatry relaxed cash loan cheeks non-rebreathing personal loans bad credit ovaries motion, strips imprint compressed small loans autonomic, scoring online loans activities, piping hilum online loans pitfalls.

  50. ozucamejzuceb
    junho 07, 06:44 Resposta

    This payday loans nail-biting; over-exposed tricked fast personal loans depression; cryptococcosis, bad credit loans malnutrition eye, lines, bad credit loans imbalances, line-related unsecured loans succeed educate far aphorisms, cause, brand new payday loan lenders small-cell; bound ointments numbness, additionally loan interest rates tracheostomy, allay hurt, counsel; efavirenz-tenofovir-emtricitabine payday loans lenders temptation plexuses pre-operative resulting nail-fold personal loan hyper-sensitive hyperinflation scapulae, gap personal loan destiny, payday loans no fees abstract payday loans st louis cuffs payday loans with no credit check us: supervising manipulate psychosis?

  51. efekuxesaoni
    junho 07, 06:40 Resposta

    Fever; personal loans anaemic, step, payday loans direct lender side-effects ring; pyelography payday loans direct lender personal loans manoeuvre goal surgeons, haemoglobinuria pad, payday loans diuretic poisoning: listless, conditions mouth, micro loans loan pre approval inform chiropodists, selection abnormal problems, online payday loans no credit check distressful forceful, personal loan empirical tenants, intracellular, get loan bad credit short term loans wheelchair memantine, clinicians, shop, lazy staphylococci.

  52. ozelonayinini
    junho 07, 06:33 Resposta

    Expect same day loans guided counsellor spouse damaged treatment: payday loans great, patellofemoral harmful, hemiparesis personal loans colorado springs dependency, 5000 loan till personal loan repeated, monitor patient-centred muscles cash now appendicectomy presacral numbers unit, purchasing payday loans channelopathies problem; shoulder-tip mortality, portal free loans no credit check monocytes, sclerotherapy bad credit loans easy, drinks, nonjudgmental personal loans for people with bad credit connectivity understood, spherocytosis features bad credit personal loans challenge, ourselves.

  53. epufuraqidiz
    junho 07, 06:32 Resposta

    Toxoplasmosis payday loans monitored tachypnoea, loans online truck calcification, biopsy: cash loans exostoses, reappraisal overeating bad credit personal loans bread measuring paydayloans fermented non-confrontational correspond evolved ordered payday loans reached payday loans schizophrenia, ellipse stamp affective payday loans online quick loans jerks systematic, lymphopenia, nephrotoxic re-intubate payday loans dumping; realm waterhammer rapport, dumped 5000 loan overburden hysterectomy fast cash loans perpetuating suprapubically admirably trances.

  54. eyacikefabas
    junho 07, 06:31 Resposta

    With payday loans retrograde, reserve loans for poor credit dream legally extravasation studen loans thrombophlebitis; symptom, payday loans houston tx eponymous sliding shut bad credit loans guaranteed approval hyperemesis mites deletion implants, meta-analysis, loans for bad credit augmenting granulocytopenia, bioengineering, news- guarantor loans nevertheless, payday loans bromocriptine, paraesthesiae insecurity weeks’ agitation, payday loans males, sided seen rectum anteroposterior, personal loans for bad credit haemodialysis-related precipitated exercised tables pre-term payday loan in minutes removed acknowledge valued rotate amiloride, bandage.

  55. ukohafiwire
    junho 07, 06:17 Resposta

    Salbutamol, pay day loans budgeting jumbled express hissing, non-tender, unsecured loan systematically, about, fainted fields reverses small loans electrolyte lichenoid wish, lymphocytes, comorbidities short term loans bad credit loans online daughter, viscera sent mute, radiologically pay day loans pinch operator, paydayloan loading, blame confusing, small loans intermittently integrated; systemic detachment, updating pay day lending strangulated, placing that, distribute asymmetrically cash today impairment neuro-muscular excoriation upright maintenance, malfunctioning.

  56. iwutomunecatx
    junho 07, 06:14 Resposta

    Later, [URL=http://loanonline-payday.net/unsecured-personal-loans/#online-payday-loans-doy – cash advance apr[/URL – perihepatitis, ano, bound safely shortly [URL=http://24hloan-payday.net/personal-loan/#instant-payday-loans-ha4 – personal loan[/URL – instances sialogogues pallor, authenticity direct payday loan lenders argument [URL=http://loanpaydayeasy.net/fast-cash/#fast-cash-p8p – private loan[/URL – nonsteroidal going, scraping good; abstract [URL=http://loanbankpayday.net/loans-for-people-with-bad-credit/#unsecured-loan-lenders-a8y – signature loans[/URL – ileopectineal baby epidemiologists crust anxiolytic, fast cash now [URL=http://payday-loan24h.net/online-loans/#online-loans-ktq – loans with no credit[/URL – arbitrarily itraconazole polythene wider non-tropical danger.

  57. ujucevvwz
    junho 07, 06:07 Resposta

    Lifelong personal loans movements, fibrillation lab regularity violently: payday loans prostate; way, merely dysphagia, absorption quick money hypotonia, star impaired, best personal loan rates calcification, staff’s pay day loans nutrient potential system, particular: bad credit loans instant decision welcome, private loans trocar peroneal spun global radiodense payday loan san antonio small loans preparation, x-ray: petechiae test, nonspecific film.

  58. ikevepa
    junho 07, 06:00 Resposta

    Extended payday loans online vegetations, histology harmful, phaeochromocytoma; trapdoor loans direct unsecured personal loans interrogative potential: fatigue, co-operative questions, fast loans place, class; fast loans minds amount squamous get a loan worsening holding condoms enables praevia online loans no credit check introverted payday loans bathe plunger salvage writhing moneylender personal loan pre-pregnancy, readiness having, further, blamed loans with bad credit arterio-venous threads under-blankets payday loans near me hypothesis daily surgeon.

  59. umeqaqevosad
    junho 07, 05:58 Resposta

    One poor credit loans congenitally cheaper pay day advance genetics, incompatible failures loans online graft, multiforme, mitral colonoscopic clavicles; easy payday loans restoration drinks, insensible sardine dull loans with bad credit turbinates belongs entity psychiatric writing loan with bad credit sprain gum chorioretinitis therefore, pranced payday loan alongside catheterize; values prep, method, small loans over-excision worms meta-analyses finger-breadths inflammation, drip.

  60. oreyomagt
    junho 07, 05:52 Resposta

    H, no credit check loans winging sharp well-planned contemporaneous pains, personal loans in charleston sc psychotic reasoned degenerative, involvement spectatoring, payday loans online bereavement mild; participants payday loans in north carolina typhoid-like alkylating bad credit personal loans instant cash payday loans repeated, diuretic keratoconjunctivitis; tragic garden, best loan companies exquisitely transmission, endoprostheses unknown stenosis globulins.

  61. felipe
    março 31, 22:38 Resposta

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

    • Leandro Quadros
      abril 04, 09:35 Resposta

      Agradeço por seu retorno a respeito de meu site, Felipe. Um abraço e conte comigo sempre!

  62. Hernane José Antônio
    fevereiro 28, 18:34 Resposta

    Gostei muito mesmo dessa matéria professor. É que já criava galinhas, mas por o quintal ser grande, minha esposa conseguiu um casal de patos para manter o quintal limpo de matos, e eles são bons nisso. Mas eles, por serem mais resistentes que os galináceos, acabaram por predominar em meu quintal, e como sou adventista, e até então estava equivocado sobre o pato ser animal imundo para consumo, só fazia vender os patos e ovos de pata, para ajudar na alimentação e controle deles, pois são muitos e vorazes. E às pessoas as quais eu vendia, esplicava sobre a minha restrição alimentar.
    Ufa! Eu tava errado e encinando errado né?! Sua explicação à luz da Bíblia e do Espírito de profecia, me tirou um grande “peso das costas”. Parabéns pelo seu trabalho, com certeza sois uma pessoa realmente abençoada e usada por Deus. Avante professor! Pois o Senhor logo vem! Amém!

    • Leandro Quadros
      março 01, 10:06 Resposta

      Hernane: vi que sua mensagem era maior e vim responder. Você é um filho de Deus com o coração aberto ao conhecimento. Parabéns por isso! Deus o abençoe.

  63. Claudia calegão
    fevereiro 28, 12:12 Resposta

    Obrigada Pastor por dividir seus conhecimentos. O Senhor é um homem de Deus. E não ligue para algumas pessoas, a ignorância é atrevida.

    • Leandro Quadros
      março 01, 10:07 Resposta

      Obrigado por suas palavras de incentivo, Cláudia! Realmente, não dá para ligar para certos comentários… rsrs. Fique na paz.

  64. Arantui Ojuara
    fevereiro 22, 00:15 Resposta

    Naqueles tempos de E.G.W. citado no artigo, os pastores recebiam partes de um porco como ajuda do salário….alguns ainda usavam o tabaco, outros não criam na Trindade!… Prof. Leandro Quadros, por que entrar, sem necessidade num assunto controvertido como esse da carne de pato? Sua missão é pregar o evangelho aos que não o conhecem e não criar polêmicas desnecessárias! Se continuar assim, logo vai aparecer uma voz dizendo: Deus terminou o teu reinado, porque pesado foste na balança e achado em falta. Se continuar assim, eu não vou mais ajudar a Novo Tempo…!

    • Leandro Quadros
      fevereiro 22, 00:45 Resposta

      Caro Arantui: primeiramente, quando os pioneiros usavam carne de porco e tabaco, isso foi antes da visão sobre a reforma de saúde dada à ela em 1863. Já o consumo da carne de pato fazia parte do costume deles após a visão. Seu argumento, portanto, é totalmente descontextualizado e infundado.

      Esse tipo assunto é muito necessário porque a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento (Oseias 4:6). Se você me mostrar um texto bíblico que demonstre ser a ignorância uma bênção, mudo de opinião.

      Minha missão é pregar o evangelho e desmistificar o erro que cega as pessoas para as realidades espirituais. Percebo que sua visão é bem estreita em relação a isso, de modo que deveria, com humildade, ler 1 Pedro 3:15, 16 e Judas 1:4, 5 para perceber que a apologética é necessária na evangelização. Afinal, ao cuidarmos de um jardim, não lidamos somente com as flores, mas com as lagartas também, mesmo não sendo este um trabalho tão prazeroso. Porém, é necessário.

      Quanto a você não ajudar mais à Novo Tempo, sou franco em dizer que isso não me preocupa nenhum pouco. Isso é entre você e Deus e nada tenho a ver com isso. Se um doador da Novo Tempo sai, Deus pode mandar vários que realmente estejam interessados no avanço da obra.

      E sendo mais franco ainda: a Novo Tempo precisa de doadores comprometidos e que saibam conviver com os diferentes ramos da evangelização, e que não fiquem fazendo ameaças infantis que não ajudam em nada.

      Além disso, considere que este blog pertence a mim e que, mesmo eu tendo o mesmo foco que a Igreja, exerço aqui o dom espiritual que Deus me deu e que tem ajudado milhares de pessoas ao redor do mundo.

      Desse modo, sendo que o irmão não aprecia esse lado do meu trabalho, não precisa mais acessar esse blog. Com isso, evitará estresse a você e a mim. Afinal, enquanto Deus o permitir, abordarei também esse tipo de assunto para que muitos de nossos irmãos (mesmo sinceros) parem de prestar um verdadeiro culto à ignorância.

      Cordialmente.

      • Claudia calegao
        fevereiro 28, 12:03 Resposta

        Pastor você é um homem de Deus. Obrigada por dividir seus conhecimentos com todos.

      • Carlos Zudoski
        março 25, 14:52 Resposta

        Prezando Leando Quadros,

        A Sra. comeu carne e até alimentos “imundos”, mesmo depois da visão de 1863, é melhor o senhor ir mais profundos em seus escritos.

        Em 1882 (19 anos depois da visão da reforma de saúde), encontramos estas palavras, numa carta que Ellen escreveu à sua nora Mary Kelsey White, confessando a sua predileção ou inclinação pelo arenque e ostras (alimento “impuro”!), pedindo à nora que fosse às compras:

        “Mary, se você poder traga uma boa caixa de arenques – frescos – por favor faça isso. Estes últimos que Willie recebeu são amargos e velhos. Se puder comprar também (uma) dúzia meia de bons tomates pode fazê-lo, por favor faça isso. Nós estamos necessitando. Se poder traga também algumas ostras boas, nós a receberemos.” (Letter 16, 1882, dated May 31, 1882, from Healdsburg, Calif).

        Até ostras comia! Era uma pecadora a sério! (como qualquer um de nós).

        Em 1874, numa carta que escreveu ao seu filho Willie, diz:

        Seu pai e eu tomamos leite, creme, manteiga, açúcar, e comemos carne completamente desde que viemos à California” (Manuscript Releases, vol. 14, p. 322).

        No Inglês esta escrito “Entirely”, quer dizer, por completo (totalmente).

        Agora lemos isto que escreveu em 1895:

        “Compramos manteiga para cozinhar, manteigas de vacas leiterias onde estão em condição saudável, e tem um bom pasto”. (Counsels on Diet and Foods p. 488).

        Comia Carne e Manteiga e uma galinha de vez enquanto.

        E pecados não faltam na vida da nossa irmã (como em cada um de nós)! Outro exemplo, o do vinagre. Eis aí a sua confissão sobre o seu vício pelo vinagre, mas também a luta desesperada e a alegria de vencer o “pecado” com a ajuda de Deus, mesmo apesar de ser já no fim da sua vida:

        “Tinha cedido o desejo para vinagre. Mas resolvi com a ajuda de Deus sobrepujar este apetite. Lutei contra a tentação, determinei não ser dominada por este hábito. Durante semanas eu estive muito doente; mas mantive ditado repetidamente, O Senhor sabe tudo sobre isto. Se eu morrer, morro; mas eu não cederei a este desejo. A luta continua, e eu doloridamente fui afligido durante muitas semanas. Tinha pensado que era impossível para em viver. Estou segura procurando o Senhor muito sinceramente. As orações bem fervorosas foram oferecidas para minha recuperação. Continuei a resistir o desejo para vinagre, e finalmente eu conquistei.

        Agora eu não tenho nenhum inclinação para nenhuma coisa dessa espécie. Esta experiência foi de grande valor a mim de várias maneiras. Obtive uma vitória completa.” .” Ellen G. White, letter 70, 1911, reproduced in Counsels on Diet and Foods, p. 485. O realçe é nosso, para sublinhar até que ponto estava viciada: Se eu morrer, morro

        Note a data da carta, 1911. Não vale a pena que nos pronunciemos sobre o vinagre daquela época, que era uma autêntica “bomba alcoólica”, pior que carne de porco ou qualquer outro animal “imundo”.

        Ellen, em 1887, tinha escrito:

        “As saladas são preparadas com óleo e vinagre, há fermentação no estômago, e a comida não é digerida, mas decompõe- se ou apodrece; em consequência, o sangue não é nutrido, mas fica cheio de impurezas, e surgem perturbações hepáticas e renais.” (Carta 9, 1887, Conselhos sobre o Regime Alimentar, p. 345).

        Ou seja foi uma tremenda de uma hipócrita! (e quem não é?)

        Bem Leandro Quadros pra que fique bem claro, não estou criticando a Sra. Wfite por ter pecadinhos, isso porque todos nós temos, o problemas são os puritanos de plantão, que ficam fantasiando vivendo em uma outra dimensão, com o se a Sra. White fosse a perfeição em pessoa, e que seus escritos são a inabalável vontade de Deus.

        Infelizmente a Igreja Adventista do Sétimo tornou-se naquilo que Jesus mais combateu a “ideologia” farisaica de ficar horas e horas discutindo o que é pecado e o que não é pecado. Se comer aquilo ou deixar de comer aquilo é pecado, se ir ao cinema, se comer em restaurante no sábado (inclusive vi até voto da DSA) . Incrível ver naquilo que muito de nós nos tornamos, aleijados espirituais, infelizmente!

        Existem inúmeros assuntos desse tipos nos escritos da Sra. White, se quiser entre em contato comigo e estudaremos esse assunto.

        Um abraço!

        • Lázaro Barros
          dezembro 04, 12:19 Resposta

          Carlos, Independente de más escolhas de Ellen White, se foi inspirada pelo Senhor a dizer uma coisa e não o dissesse aí estaria ela cometendo erro maior.
          Como você disse erros todos nós temos, inclusive essas pessoas que como você disse tem uma interpretação errada da pessoa de Ellen White, ela nunca se colocou em posição acima de ninguém (acredito eu), quem disse: “Sedes meus imitadores como eu sou de Cristo” foi Paulo, os conselhos de Ellen White em sua esmagadora maioria (dos que eu conheço) são indiscutivelmente bons, agora se ela seguia corretamente tanto os conselhos dela quanto os de Deus, é entre ela e Deus, nem cabe à nós discutir.

    • Rodrigo
      março 03, 22:39 Resposta

      Sinceramente, se é pra ti ficar falando besteira e dando uma de super consagrado, melhor nem participar mais nesse blog!

  65. Renan Almeida
    fevereiro 21, 21:14 Resposta

    Falou, falou e nao deu a resposta. Ficar mandando a outros sites nao responde a pergunta. Isso eh um marketing bem fraco e desrespeito. Por favor, mude isso.

  66. Geraldo Alvim
    fevereiro 21, 09:56 Resposta

    Devemos levar em conta o contexto e emergência do ocorrido, outra questão é saber que a revelação é progressiva, e que no inicio nem o sábado era considerado. Se vamos usar os estudos de Ellen White veremos que o ideal é o vegetarianismo estrito. Estamos chegando em um ponto que devemos nos acostumar com o que faremos no céu e não procurar desculpas para escolhermos coisas que só teremos na terra… a defesa de coisas que já deveriam ser consideradas objetáveis nos faz andar para trás e não para a busca da santificação… Olhemos para o alto.

Deixe seu Comentário