Leandro Quadros

Maconha: Perigos da Legalização

Porque devemos ser contra o porte da maconha

Antes de mais nada, quando qualquer sistema de governo apoia a descriminalização da maconha, isso é sintoma de algo bem mais grave: uma “doença” chamada Rebelião contra Deus.

Entretanto, o foco desse post não é questionar a sinceridade de ninguém. O objetivo é demonstrar o interesse de Deus para a sociedade em relação ao porte e ao uso da maconha, segundo a Bíblia.

Sendo assim, quero lhe mostrar uma razão científica (dentre as muitas) e cinco razões bíblicas, para que não sejamos a favor da descriminalização do porte da maconha.

Maconha: razão científica para não legalizar seu porte

Primeiramente, veja o que afirma a Dra. Frances E. Jensen. Ela é professora e diretora do departamento de neurologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, EUA:

“Outro fato pouco conhecido é que os níveis de dois componentes abrasivos na fumaça da maconha – o alcatrão e o monóxido de carbono – são de três a cinco vezes maiores nos usuários da maconha que nos cigarros comuns. Fumar cinco cigarros de maconha equivale a fumar um maço inteiro de cigarros de tabaco, de acordo com a Sociedade Norte-Americana de Pneumologia…”

Em acréscimo, veja o que afirma a pesquisadora:

“A fumaça da maconha, que os usuários inalam e procuram reter nos pulmões pelo maior tempo possível, também contém de 50 a 70% mais substâncias químicas cancerígenas do que a fumaça de cigarros” – O Cérebro Adolescente: Guia de Sobrevivência Para Criar Adolescentes e Jovens Adultos (Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016), p. 138.

Em outras palavras, se você for um cristão e/ou cidadão preocupado com a saúde dos jovens e de toda população brasileira, não pode ser a favor do porte da maconha. Sendo assim, respeitosamente peça aos líderes governamentais que considerem pelo menos esses dados da Sociedade Norte-Americana de Pneumologia.

Maconha: as 5 razões bíblicas para a não legalização do porte

Em continuação, veja cinco princípios bíblicos que nos mostram o descontentamento de Deus com a legalização da maconha (ou qualquer outro tipo de droga ilícita):

1- O Criador não quer que as pessoas tenham qualquer tipo de vício:

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas não devo me tornar escravo de nada” (1Co 6:12).

Evidentemente, não é do interesse de Deus a criação de alguma lei que facilite seu uso. Afinal, o cigarro de maconha vicia.

2- Deus não deseja que as pessoas tenham comportamento alterado nem mesmo pelo álcool

Afinal, não deveríamos “dar lugar ao diabo” (Tg 4:7; 1Pe 5:8):

“Quem se sente angustiado e triste? Quem vive brigando e se queixando? Quem sofre ferimentos desnecessários? Quem tem os olhos sempre vermelhos? Aquele que passa horas tomando vinho e experimentando bebidas fortes. Não olhe demoradamente para o vinho, observando quanto ele é vermelho; como brilha no copo e desce suavemente. Pois, no fim, ele morde como cobra venenosa; pica como víbora. Você terá alucinações e dirá coisas sem sentido. Ficará tonto como marinheiro em alto-mar, agarrado ao mastro em meio à tempestade. Dirá: “Bateram em mim, mas não senti; nem percebi quando levei uma surra. Quando acordarei para beber de novo?” (Pv 23:29-35).

A maconha altera muito o comportamento quando não é usada de forma medicinal. Evidentemente, isso afeta drasticamente a relação com Deus e com as demais pessoas. Além disso, a maconha tem sido uma das portas de entrada para drogas mais pesadas.

3- O Espírito Santo quer que a mente esteja limpa para receber melhor Suas influências:

“Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito” (Ef 5:18)

“Não convém aos reis, ó Lemuel, tomar muito vinho; os governantes não devem desejar bebida alcoólica. Se beberem, pode ser que se esqueçam da lei e deixem de fazer justiça aos oprimidos”. (Pv 31:4-5)

Certamente, o uso inapropriado da maconha impede a mente de receber todas as influências do divino Espírito Santo.

4- Jesus almeja renovar a mente humana – e as drogas atrapalham esse processo:

“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês” (Rm 12:2).

Sob o mesmo ponto de vista, reflita: de que modo o uso inadequado da maconha pode contribuir para a renovação da mente humana?!

5- Deus considera o corpo sagrado, habitação de um Hóspede muito honrado:

“Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo.” (1Co 6:19-20)

Sem dúvidas, o Espírito Santo não quer dividir o corpo humano com nada que atrapalhe a saúde.

Um convite especial para mães, pais, avós, tios e educadores 

Em conclusão, posso ajudar seus filhos a se protegerem dessa e outras influências corruptoras da sociedade. Posso ser tutor dele (e seu também) no curso Adolescência Positiva. Esse curso tem conteúdo suficiente para adverti-lo sobre o perigo da maconha e de outras drogas, além de prepará-lo para a vida!

Possui 22 vídeoaulas nas quais ensino 22 princípios bíblicos para uma vida plena, e de preparo para a 2a vinda de Cristo.

Portanto, se quiser conhecer o curso, clique aqui agora mesmo.

Para finalizar, independente das ações dos homens, nunca duvide de que Deus cuidará de nossa vida. Além disso, Ele cuidará de nossa nação e de nossos filhos.

Se você crê que mais pessoas precisam saber dessas informações, compartilhe esse post com as pessoas.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

  1. É triste percebermos que temos um (des)governo fazendo de tudo para liberar e dar um aparência boa a uma droga, que leva tantos jovens e adultos ao fundo do poço.
    Pior ainda, é ver supostos “cristãos” aplaudindo e apoiando tais medidas, dando um péssimo testemunho e desviando pessoas das Verdades Bíblicas Inspiradas.
    Continue com suas publicações, Pastor. Vamos divulgar em nossos grupos, mostrando o que a Bíblia fala de verdade.
    Que Deus o Abençoe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes