Leandro Quadros

Luto: Como enfrentá-lo com a ajuda da Bíblia🙏

Em primeiro lugar, o luto é um sentimento de tristeza (e dor) profunda por causa da morte de alguém. Por isso, não é à toa que a Bíblia considera a morte um “inimigo”:

“E o último inimigo a ser destruído é a morte” (1Co 15:26).

 

Afinal, ela se constitui na maior dor que alguém pode enfrentar. Isso porque a saudade que ela deixa é, a princípio, devastadora.

Isso porque não há como voltar a ver a pessoa que amamos, a não ser que creiamos na 2a vinda de Cristo (Jo 14:1-3) e na ressurreição dos mortos, que se dará em tal momento (Jo 5:28-29; 11:25; 14:6; 1Co 15:51-55; 1Ts 4:13-18; 2Tm 4:8; Ap 14:13, etc.)

Em segundo lugar, de acordo com as Escrituras, tal “inimiga” é insaciável: “O mundo dos mortos e o abismo nunca se fartam, e os olhos do ser humano nunca se satisfazem” (Pv 27:20, NAA). Ou seja: enquanto o pecado não for totalmente erradicado do mundo, a morte fará parte da realidade de todas as criaturas que vivem no plante Terra (cf. Rm 6:23; 8:18-23).

Luto: inimigo já derrotado

Entretanto, a morte já foi derrotada por Jesus Cristo, o “autor da vida” (At 3:16) que, por Sua morte sacrifical e substitutiva, transfere Sua justiça e vitória a todo aquele que Nele crer:

“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras…” (1Co 15:3).

 

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6:23)

 

“Não tenha medo! Eu sou o Primeiro e o Último. Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do mundo dos mortos” (Ap 1:17-18, NVT).

 

Desse modo, enquanto não recebemos a vitória final e definitiva, que nos será dada na 2 vinda de Jesus (Dn 12:2, 12; 1Ts 4:13-18; 2Tm 4:8, etc.), é necessário aprender a viver o luto saudavelmente, no momento em que perdermos alguém tão amado.

Para auxiliar, deixarei uma pequena lista de textos bíblicos – e também darei um conselho.

Viva o Luto

Antes de mais nada, é vital para nosso organismo vivermos o luto. Isso significa se entristecer, chorar, gritar se sentir vontade, e expressar outros sentimentos.

Certamente, a palavra “sentimento” já indica que algo surge em nós “para ser sentido”. Se isso não for feito, doenças emocionais, mentais e físicas poderão bater à nossa porta, mais cedo ou mais tarde.

Portanto, sinta, ao invés de negar ou reprimir os sentimentos!

Além disso, experienciar tais sentimentos faz parte do processo natural (após o pecado, obviamente) de “cicatrização emocional”.

Em acréscimo, falar com familiares e amigos de confiança ajuda muito durante o processo de recuperação.

Apegue-se à Bíblia

Os textos a seguir são algumas das “pílulas espirituais” que Deus disponibiliza em Sua Palavra, para que qualquer pessoa passe pelo processo do luto:

  • Salmo 34:4, 8.
  • Salmos 34:18-19.
  • Isaías 26:19.
  • Evangelho Segundo João 5:28-29.
  • João 6:40.
  • Evangelho de João 11:25.
  • 1 Coríntios 15:23, 51-55.
  • 1 Tessalonicenses 4:13-18.
  • 2 Timóteo 4:8.
  • Apocalipse 14:13.
  • Apocalipse de Jesus Cristo 21:4.
  • Ap 22:2.
  • Apocalipse 22:12-13.
  • Apocalipse de Cristo 22:20-21.

Ao mesmo tempo, além de enviar esses textos para a pessoa enlutada no momento que o Espírito Santo orientar, recomende-lhe atravessar esse “vale da sombra da morte” (cf. Sl 23:4) com Deus.

Isso se dá por meio da oração (na qual os sentimentos serão validados, não negados) e da leitura da Bíblia. Todavia, não pressione.

Por sua vez, o auxílio psicológico não pode ser descartado!

Finalizo desejando que Deus alimente sua confiança nas palavras do divino Jesus Cristo:

“Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6:40, NVI).

 

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?’” (Jo 11:25-26, NVI).

 

Em suma: busque em Cristo o alívio e superação do luto.

Consequentemente, “a paz de Deus, que excede todo entendimento… guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Fp 4:7).

Assista a um seminário sobre o assunto

Para finalizar: se deseja estudar com mais detalhes a doutrina da imortalidade da alma, CLIQUE AQUI e assista a um seminário que preparei.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes