Leandro Quadros

Jesus trabalhou no Sábado? (João 5:17)

Como entender melhor acerca de João 5:17. Não estaria Jesus neste texto permitindo o trabalho no dia de Sábado?

Certamente Jesus não iria estimular os discípulos a trabalharem no sábado. Além de ser um guardador deste dia (Lucas 4.16), Jesus obedecia aos mandamentos do Pai (João 15:10) e o “não trabalhar no sábado” faz parte dos Dez Mandamentos do Pai (Êxodo 20:8-11).

Analisando o contexto vemos que os judeus reclamaram de Jesus curar no Sábado. Ao dizer ‘meu Pai trabalha até agora e eu também’, o Senhor está dizendo que o Pai e ele trabalham até agora em dar vida, curar as pessoas, salvá-las.

A palavra grega usada neste verso reforça este ponto de vista, sendo que ao Jesus dizer que o ‘Pai trabalha até agora’, ele menciona a palavra grega ‘ergazestai’, palavra que é usada no evangelho de João para tratar da ‘obra salvívica’ de Deus e ‘não da obra criadora’. Claramente se vê aí a que tipo de trabalho Jesus está se referindo. Referia-se ao trabalho espiritual em prol da salvação do ser humano e não ao trabalho rotineiro, para o benefício próprio.

Isto confirma o ensinamento de Jesus de que é lícito fazer o bem aos sábados (Mateus 12:12). O texto não se refere ao trabalho cotidiano, mas ao realizado em favor do próximo, que deve ser todos os dias. ‘Segundo os judeu’ ele quebrantava o Sábado, pois não guardava da maneira deles. ‘Segundo Deus’, Jesus nunca profanou porque guardava da maneira correta estabelecida por Deus ao criar o mundo (Gênesis 2:1-3)

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

5 respostas

  1. O trabalho tanto do Pai, como do Filho e do Espirito Santo, mesmo no dia de Sábado é correto, pois é no sentido da obra de Deus, na obra da salvação, no fazer o bem, e não em realizar obras seculares como a maioria dos seres humanos, criaturas o fazem

    É licito fazer o bem aos sábados, é licito salvar.

    Sábado único dia Santo do Senhor.

    Deus abençoe.

  2. Elairton, a mudança de calendário foi para o dia numérico e não semanal. Como exemplo, terça feira dia 07 se transforma em terça-feira dia 14. Ainda, o fato dos Judeus, até os dias de hj nunca terem perdido o sábado de vista.

  3. sabe, na verdade voce amenizar o sofrimento de uma pessoa , fazendo hoje o que voce so poderia fazer amanha, observe que isso favoreceu apenas a pessoa ajudada e naõ quem o fez, alem disso foi uma obra espiritual em prol do proximo e não para beneficio próprio, voce não acha que tanto foi nobre quanto audaciosa sua atitude.

  4. Olá gostaria de saber se esse sábado é o mesmo sábados do tempo de Moisés, quando era marcado pela Lua ? Pq se for nao bate com sabado de hoje, pq foi mudado o calendário lular pelo calendário gregoriano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes