O apóstolo Paulo batizou por aspersão? Atos 16:33

O apóstolo Paulo batizou por aspersão? Atos 16:33

Alguns argumentam que o grande apóstolo batizou o carcereiro (At 16:33) por aspersão por que imaginam não ter tido água suficiente na prisão para batizá-lo por imersão. Teria Paulo mudado a forma de batismo estabelecida por Jesus?

Com certeza, não. Provébios 30:5, 6 afirma que o ser humano não tem autoridade para mudar algo que Deus estabeleceu. Além disso, não podemos imaginar qualquer apóstolo querendo “corrigir” a Cristo.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

A palavra “batismo” que aparece em Atos 16:33 vem do termo grego baptizo e significa “mergulhar repentinamente”. Portanto, isso indica que no cárcere onde Paulo batizou o carcereiro (Atos 16:33) havia uma fonte ou uma cisterna (reservatório de água cavado na terra e forrado com pedras – comum em cárceres), onde facilmente se poderia realizar o batismo nas águas.

Paulo jamais iria mudar a forma de batismo apoiada por Jesus e praticada pelos Seus discípulos: a por imersão. Veja:

“Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.” João 3:23.

“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” Mateus 3:6.

Se o batismo bíblico fosse por aspersão, não haveria necessidade de João Batista batizar somente onde “havia… muitas águas” e dos discípulos batizarem “no rio Jordão”.

Leandro Quadros.

Anterior Havia relações sexuais entre os filhos de Adão e Eva?
Próximo O Espiritismo Segundo a Bíblia: a Lei do Karma

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 740 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 6 Comentários

10 Perguntas para os que não Acreditam na Trindade

São dez perguntas que desafiam qualquer pensamento que não crê na trindade. Confira! 1. Se Jesus era menor do que Deus, como pode também ser “o mesmo ontem, hoje e

Apologética Cristã 1Comentários

10 Razões Por Que Eclesiastes 12:7 não Serve de Prova para a Teoria da Imortalidade da Alma

Diz o texto: “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. 1º – Porque a noção de um “espírito” equivalente a uma entidade imortal com

Apologética Cristã 9 Comentários

Conceitos de direita e esquerda estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica

Em maio deste ano, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) publicou uma primeira entrevista com o sociólogo Thadeu de Jesus e Silva Filho a respeito de conceitos de direita

2 Comentários

  1. Querido Leandro Quadro assisto o seu programa na Mira da Verdade e respeito demais os seus comentários eu não concordo com rebatismo e principalmente ignorar o batismo por aspersão, tendo como uns exemplos que não é de agora e sim do tempo de cristo quanto o batismo de Saulo quando diz; voltou a enxergar e levantou-se e foi batizado não se fala em volume de água, as três mil almas que foram batizadas se naquela região não teria água nem para consumo? Gostei muito da sua explicação a respeito do ladrão, Jesus não mandou trazer tanque de água para imergir êle para poder salvá-lo, então não houve imersão aí, acredito eu que quando João disse eu vos batizo com água “MÁS aquêle que virá após a mim que não sou digno nem de desatar suas alpargatas este os batizarás com o fogo do Espírito Santo e aí êle não disse em volume de água, acredito eu que ali o volume de água passou a ser simbólica só não poderia deixar de existir porque faz parte do ritual do batismo, o sr. já viu um do Ministério ao Batizar uma Alma dizer; Eu voz batizo, com água, Pai, Filho e Espírito Santo? Amável Leandro Quadro como gosto do Mira da Verdade e com o Irmão Tito , então irmão Cristo quando questionado o que teria que fazer para ser salvo e êle disse; Acredite sòmento no teu Deus e cumpra os mandamentos, não pediu nada mais do que isso e nós não atendemos, Peço perdão talvêz se existiu alguma engenuidade de minha parte por não ser um Teólogo como o senhor mas sempre respeitando as explicações dada pelos senhores.

  2. irmao cristian
    julho 15, 17:08 Resposta

    esse cara que ta falando e judeu sai fora meu amigo vc e judeu só existe um batismo o do espirito santo então para de dizer que existe batismo em águas sai fora mentiroso vai se converte a cristo.

Deixe seu Comentário