O apóstolo Paulo batizou por aspersão? Atos 16:33

O apóstolo Paulo batizou por aspersão? Atos 16:33

Alguns argumentam que o grande apóstolo batizou o carcereiro (At 16:33) por aspersão por que imaginam não ter tido água suficiente na prisão para batizá-lo por imersão. Teria Paulo mudado a forma de batismo estabelecida por Jesus?

Com certeza, não. Provébios 30:5, 6 afirma que o ser humano não tem autoridade para mudar algo que Deus estabeleceu. Além disso, não podemos imaginar qualquer apóstolo querendo “corrigir” a Cristo.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

A palavra “batismo” que aparece em Atos 16:33 vem do termo grego baptizo e significa “mergulhar repentinamente”. Portanto, isso indica que no cárcere onde Paulo batizou o carcereiro (Atos 16:33) havia uma fonte ou uma cisterna (reservatório de água cavado na terra e forrado com pedras – comum em cárceres), onde facilmente se poderia realizar o batismo nas águas.

Paulo jamais iria mudar a forma de batismo apoiada por Jesus e praticada pelos Seus discípulos: a por imersão. Veja:

“Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.” João 3:23.

“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” Mateus 3:6.

Se o batismo bíblico fosse por aspersão, não haveria necessidade de João Batista batizar somente onde “havia… muitas águas” e dos discípulos batizarem “no rio Jordão”.

Leandro Quadros.

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error16
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
Anterior Havia relações sexuais entre os filhos de Adão e Eva?
Próximo O Espiritismo Segundo a Bíblia: a Lei do Karma

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 784 posts

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 0 Comentários

O advogado da fé

Ele pesquisou do ateísmo ao budismo, mas decidiu defender a fé cristã. Criado em um lar batista, por mais de dez anos Gary Habermas teve sérias dúvidas sobre o cristianismo.

Apologética Cristã 2 Comentários

A adoração da estátua: onde estava Daniel?

Onde estava Daniel quando ocorreu a adoração da imagem? A verdade é que ele já havia dado mostras de sua fidelidade a Deus e às Suas orientações desde o tempo

Apologética Cristã 3 Comentários

Adão, Abraão e o Sábado

“No Éden, Deus estabeleceu o memorial de Sua obra da criação, depondo a Sua bênção sobre o sétimo dia. O sábado foi confiado a Adão, pai e representante de toda a família

5 Comentários

  1. O significado da palavra batismo é mergulhar.
    O batismo de jesus foi por imersao assim como outros.
    Se a pessoa estiver imferma e não houver possibilidade de descer a agua não é necessario batizar pos aspersão ate mesmo porque não e um modo biblico.temos entender que existem as exeções

  2. Discordo,do posicionamento do autor ,e força de mais,em dizer que o batismo tem questão foi por imersão,,,outro e força muito a questão,e se os mesmo estivesse enfermo,iria imergir ,,,,,

  3. Paulo da Rocha Lima
    setembro 14, 07:31 Resposta

    O significado da palavra Batismo já diz o que representa;MERGULHAR.Espero não tenha magoado ninguém.Deus abençoe a todos.

  4. Querido Leandro Quadro assisto o seu programa na Mira da Verdade e respeito demais os seus comentários eu não concordo com rebatismo e principalmente ignorar o batismo por aspersão, tendo como uns exemplos que não é de agora e sim do tempo de cristo quanto o batismo de Saulo quando diz; voltou a enxergar e levantou-se e foi batizado não se fala em volume de água, as três mil almas que foram batizadas se naquela região não teria água nem para consumo? Gostei muito da sua explicação a respeito do ladrão, Jesus não mandou trazer tanque de água para imergir êle para poder salvá-lo, então não houve imersão aí, acredito eu que quando João disse eu vos batizo com água “MÁS aquêle que virá após a mim que não sou digno nem de desatar suas alpargatas este os batizarás com o fogo do Espírito Santo e aí êle não disse em volume de água, acredito eu que ali o volume de água passou a ser simbólica só não poderia deixar de existir porque faz parte do ritual do batismo, o sr. já viu um do Ministério ao Batizar uma Alma dizer; Eu voz batizo, com água, Pai, Filho e Espírito Santo? Amável Leandro Quadro como gosto do Mira da Verdade e com o Irmão Tito , então irmão Cristo quando questionado o que teria que fazer para ser salvo e êle disse; Acredite sòmento no teu Deus e cumpra os mandamentos, não pediu nada mais do que isso e nós não atendemos, Peço perdão talvêz se existiu alguma engenuidade de minha parte por não ser um Teólogo como o senhor mas sempre respeitando as explicações dada pelos senhores.

  5. irmao cristian
    julho 15, 17:08 Resposta

    esse cara que ta falando e judeu sai fora meu amigo vc e judeu só existe um batismo o do espirito santo então para de dizer que existe batismo em águas sai fora mentiroso vai se converte a cristo.

Deixe seu Comentário