O apóstolo Paulo batizou por aspersão? Atos 16:33
Alguns argumentam que o grande apóstolo batizou o carcereiro (At 16:33) por aspersão por que imaginam não ter tido água suficiente na prisão para batizá-lo por imersão. Teria Paulo mudado a forma de batismo estabelecida por Jesus?
Com certeza, não. Provébios 30:5, 6 afirma que o ser humano não tem autoridade para mudar algo que Deus estabeleceu. Além disso, não podemos imaginar qualquer apóstolo querendo “corrigir” a Cristo.
A palavra “batismo” que aparece em Atos 16:33 vem do termo grego baptizo e significa “mergulhar repentinamente”. Portanto, isso indica que no cárcere onde Paulo batizou o carcereiro (Atos 16:33) havia uma fonte ou uma cisterna (reservatório de água cavado na terra e forrado com pedras – comum em cárceres), onde facilmente se poderia realizar o batismo nas águas.
Paulo jamais iria mudar a forma de batismo apoiada por Jesus e praticada pelos Seus discípulos: a por imersão. Veja:
“Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.” João 3:23.
“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” Mateus 3:6.
Se o batismo bíblico fosse por aspersão, não haveria necessidade de João Batista batizar somente onde “havia… muitas águas” e dos discípulos batizarem “no rio Jordão”.
Leandro Quadros.
Sobre o autor
Veja também
“Adventista? Jamais”
Um internauta com o pseudônimo “Adventista? Jamais” fez a seguinte afirmação: “Você diz usar a Bíblia como sua única regra de fé pratica não é? Então me mostre onde está escrito NA
REFUTAÇÃO: Achados arqueológicos desafiam a vontade de Deus
Análises de DNA de corpos encontrados no Líbano mostram que cananeus, ao contrário do que pediu Deus, não foram exterminados
Segundo Apocalipse 19:10, o Testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia?
Quando Jesus veio ao mundo, sua missão principal foi revelar o caráter do Pai. João 14:9 diz: ‘Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido’
2 Comentários
Cleomilto Alves Sobrinho
maio 12, 08:45Querido Leandro Quadro assisto o seu programa na Mira da Verdade e respeito demais os seus comentários eu não concordo com rebatismo e principalmente ignorar o batismo por aspersão, tendo como uns exemplos que não é de agora e sim do tempo de cristo quanto o batismo de Saulo quando diz; voltou a enxergar e levantou-se e foi batizado não se fala em volume de água, as três mil almas que foram batizadas se naquela região não teria água nem para consumo? Gostei muito da sua explicação a respeito do ladrão, Jesus não mandou trazer tanque de água para imergir êle para poder salvá-lo, então não houve imersão aí, acredito eu que quando João disse eu vos batizo com água “MÁS aquêle que virá após a mim que não sou digno nem de desatar suas alpargatas este os batizarás com o fogo do Espírito Santo e aí êle não disse em volume de água, acredito eu que ali o volume de água passou a ser simbólica só não poderia deixar de existir porque faz parte do ritual do batismo, o sr. já viu um do Ministério ao Batizar uma Alma dizer; Eu voz batizo, com água, Pai, Filho e Espírito Santo? Amável Leandro Quadro como gosto do Mira da Verdade e com o Irmão Tito , então irmão Cristo quando questionado o que teria que fazer para ser salvo e êle disse; Acredite sòmento no teu Deus e cumpra os mandamentos, não pediu nada mais do que isso e nós não atendemos, Peço perdão talvêz se existiu alguma engenuidade de minha parte por não ser um Teólogo como o senhor mas sempre respeitando as explicações dada pelos senhores.
irmao cristian
julho 15, 17:08esse cara que ta falando e judeu sai fora meu amigo vc e judeu só existe um batismo o do espirito santo então para de dizer que existe batismo em águas sai fora mentiroso vai se converte a cristo.