fbpx
Leandro Quadros

Artigos e cursos do Prof. Leandro Quadros, apresentador na Novo Tempo.

Por que não devemos venerar Maria?

Certa vez recebi por e-mail esta charge católica (veja imagem ao lado), em que supostamente Maria se defende dos argumentos protestantes contra sua veneração. Por meio da referida charge, irmãos católicos argumentam que a Bíblia faz referências à mãe de Jesus e que, por isso, há motivos bíblicos para venerá-la.

Entretanto, a questão mais importante não é se Maria é ou não mencionada na Bíblia, pois é óbvio que as Escrituras contam parte da história da mãe do Salvador. A pergunta correta que deveria constar na charge é: a Bíblia apresenta algum exemplo de Maria sendo venerada? Outras perguntas que também seriam possíveis de constar são estas: “em algum momento Jesus reivindicou que Maria devesse ser venerada? “Maria mesma recebeu inspiração divina para reivindicar isso àqueles que viessem aceitar a Cristo como Salvador?”

Partindo da pergunta correta, o estudante da Bíblia conclui que, apesar de Maria ter sido “bendita entre as mulheres” (Lc 1:42) por ter sido escolhida divinamente para abrigar no útero a Segunda Pessoa da Divindade, ela não é objeto de veneração. Veja que a pergunta correta traz consigo a resposta certa.

Por que não devemos venerar Maria? Eis alguns motivos:

  1. Ela não possuía dupla natureza (divina e humana). Somente um Ser divino e humano poderia aproximar a divindade da humanidade. Apenas Jesus cumpre tal requisito porque através de Sua divindade Ele aproximou Deus de nós (Jo 1:14; Mt 1:23) e, por causa de sua humanidade, nos uno novamente ao Criador (Ef 2:6).
  1. Somente um Ser divino, que pudesse ser sacrificado no lugar do pecador, poderia adquirir a prerrogativa divina para interceder pelos pecadores. 1 Timóteo 2:3-6 não deixa qualquer dúvida a respeito disso: “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”. Segundo Paulo, é exatamente a morte substitutiva de Cristo que permite Ele ser o mediador. Nem Maria ou qualquer outro ser humano morreu vicariamente (de maneira substituta) pelos pecadores.
  1. O livro de Hebreus, ao tratar do sumo sacerdócio de Cristo no Santuário Celestial, em momento algum destaca o papel de Maria na obra sumo-sacerdotal de Jesus (leia, por exemplo, Hb 7:20-28). Pelo contrário: o autor argumenta que Jesus é tão superior ao sacerdócio levítico que apenas Ele já é suficiente para que qualquer pecador possa se achegar a Deus em busca de perdão: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele [não por Maria] se achegam a Deus, vivendo sempre para interceder [Jesus, não Maria] por eles” (Hb 7:25).

É improvável que o autor não tivesse dedicado ao menos uma linha ou versículo para tratar de Maria, caso ela tivesse alguma função no Santuário Celestial. Deus não negligenciaria uma informação tão importante sobre a veneração à Maria a ponto de confundir e, consequentemente, prejudicar a vida espiritual de Seus filhos.

Não estou fazendo uso do chamado “argumento do silêncio”, mas apresentando um fato: somente Cristo está envolvido na obra sumo sacerdotal no santuário celestial. Isso deve ser suficiente para não aceitarmos qualquer teologia que coloque a mãe do Salvador numa posição em que ela não se encontra, e que possa de algum modo ofuscar a obra do divino e único mediador: Jesus Cristo (cf. 1Tm 2:5; Jo 14:6).

  1. Mesmo tendo sido alguém muito especial, pelo fato de também ter sido pecadora (veja-se Lc 1:46, 46, onde ela reconhece isso), Maria jamais poderia interceder por nós. Somente alguém “santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores” (Hb 7:26) poderia exercer tal função.
  1. A Bíblia também nos mostra que Maria não ascendeu ao céu com Jesus por ocasião da ascensão dEle: Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele” (Atos 1:14, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Perceba que o costume de Maria em reunir-se para orar com os demais seguidores de Cristo se perpetuou depois da ascensão dEle, mencionada em Atos 1:9-11. Portanto, este versículo (Atos 1:14), utilizado pelos católicos (entre outros) na referida ilustração para justificar a veneração a Maria constitui-se um “tiro no próprio pé”.

Não possuímos um versículo sequer para apoiarmos a crença na ascensão de Maria. É bem mais provável que ela tenha morrido para voltar à vida somente por ocasião da ressurreição dos mortos “no último dia” (Jo 6:40). Porém, se em algum momento Deus decidiu levá-la para o céu como o fez com Enoque (Gn 5:24), Moisés (Jd 1:9; Mt 17:1-4), Elias (2Rs 2:9-14), entre outros (Mt 27:52, 53 – compare com Ef 4:8, 9), isso não a tornaria intercessora diante dEle, do mesmo modo que a trasladação de tais homens não os tornaram mediadores dignos de veneração.

Textos bíblicos usados a favor da veneração de Maria 

Uma simples leitura dos versículos citados na charge católica revela que eles foram descontextualizados para dizerem aquilo que o catolicismo quer que eles digam.

Todavia, devemos permitir que a Bíblia fale por si mesma, segundo os próprios critérios interpretativos dela, sem a interferência de nossas crenças pessoais e pressupostos religiosos.

Analisarei com você brevemente o que cada um desses textos realmente ensina sobre Maria.

  • Lucas 2:41-52 – Obviamente, ao mencionar esse trecho do evangelho de Lucas, os irmãos católicos corretamente alegam que Jesus foi submisso à Maria. Porém, precisamos atentar para o tipo de submissão que Ele tinha para com ela. A leitura atenta revela que não era uma submissão hierárquica, como se ela fosse objeto de veneração, mas, uma submissão de filho para com a mãe, exigida por Deus para todo aquele que tem pai e mãe (ver Êx 20:12 e Ef 6:2, 3).

Além disso, o próprio texto afirma que Jesus não era obediente apenas à Maria, mas, também a seu “pai” humano, José. Se a submissão de Jesus a Maria indicasse que ela possui alguma hierarquia entre as pessoas da divindade, o mesmo significaria em relação a José, pois, Jesus era submisso e obediente também a ele. Com isso, arrumaríamos “argumentos” até mesmo para a veneração do pai humano de Jesus. Veja que tal raciocínio a favor tanto da veneração a Maria quanto da veneração a José não faz nenhum sentido.

O mandamento de Maria

Em João 2:5 encontramos o que podemos chamar de “o mandamento de Maria”. Nesse verso ela recomenda que as pessoas façam tudo o que Ele – Jesus – disser. Não incentivou em momento algum a obedecê-la, nem mesmo sugeriu que ela fosse a “intercessora” da humanidade diante Cristo. Seria muito importante para o crescimento espiritual dos demais irmãos que os teólogos católicos deixassem Maria falar por si, e não dessem uma interpretação que vá além do que o texto está dizendo.

Caso a submissão de Cristo a Maria (analisamos sobre isso anteriormente ao abordarmos Lucas 2:41-52) indicasse que ela é intercessora da humanidade, Jesus não teria, respeitosamente, pedido a Sua mãe para não se intrometer em assuntos que eram apenas da alçada dEle: “Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”. (Jo 2:3-4)

Na cultura daquela época, o termo “mulher” usado por Cristo era uma forma de chamar a mãe de “madame” ou “minha senhora”, ou seja: um termo cheio de cortesia[i]. Desse modo, a alegação de alguns protestantes de que Jesus “desrespeitou” Maria é insustentável.

Também é importante destacar que em Lucas 1 – outro capítulo mal interpretado – Maria foi considerada por Isabel como “bendita entre as mulheres” (Lc 1:42) não por ser mediadora, mas por ter sido escolhida para ser a mãe do Salvador. Não devemos no texto “algo a mais”, que definitivamente não existe.

Dessa maneira, o papel de intercessão atribuído a ela, além de contradizer abertamente a 1 Timóteo 2:5, é algo totalmente contrário ao que ela mesma pensava a respeito de si: “Então, disse Maria: a minha alma engrandecer ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu salvador” (Lc 1:46, 47 – Grifos acrescidos). Ela sabia que era pecadora e sentia necessidade de um Salvador.

Não tenho dúvidas de que após a volta de Cristo, quando os filhos de Deus de todas as épocas estiverem reunidos, Maria ficará chateada por terem lhe dado um papel que ela nunca sonhou para si, e que viesse a contradizer tudo aquilo que ela aprendeu na cultura hebraica sobre a adoração ou veneração ao único Deus de Israel (confira Dt 6:4).

Por isso, querido leitor católico: tenha certeza absoluta de que ao deixar de venerar Maria ou de ter imagens dela em casa ou no escritório, de forma alguma estará desagradando-a! Depois da volta de Cristo a este mundo, você a encontrará pessoalmente e verá a alegria nos olhos dela em saber que um dia aceitou a verdade.

Outros textos usados a favor da veneração de Maria 

  • João 19:26, 27 – Diferentemente do que alega a referida charge, nesse texto Jesus não entrega Maria para ser “mãe da humanidade”, mas, para ser cuidada pelo “discípulo a quem ele amava”. No próprio verso 27 fica claro esse propósito do Salvador: “… Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família” (Grifo acrescido).

Perceba que o verso sequer insinua que João entendeu que Maria deveria ser recebida como “Mãe da humanidade”. Apenas como membro da família do apóstolo. Isso possivelmente porque Jesus era filho único de Maria e seus irmãos (cf. Lc 8:19-21; Mt 12:46-50; Mc 3:31-35), filhos apenas de José de um primeiro casamento.

  • Apocalipse 12:1[ii]. Estudiosos católicos alegam que esse capítulo se refere à ascensão de Maria[iii] e que, portanto, Apocalipse 12 a qualifica como a “Rainha do Céu”. Porém, “essa linha de interpretação falha em não reconhecer a natureza simbólica do livro do Apocalipse”.[iv]

Quando analisamos todo o capítulo, vemos que João não tinha em mente a mãe de Jesus quando mencionou a “mulher vestida de Sol”. Especialmente os versos 5 e 6 são vitais para a correta compreensão do pensamento do apóstolo.

O verso 5 diz: “Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono”. Qualquer leitor pode compreender que não foi Maria a pessoa a ser arrebata, mais sim o “filho”: Jesus Cristo.

Não é correto ler o texto e dar a ele o próprio ponto de vista para defender que Maria é a “Rainha do Céu”. Quem foi arrebatado ao trono e se tornou o “Rei do Céu” foi Jesus, não Sua amável mãe. E não poderia ser diferente porque “… abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4:12).

Além disso, a Bíblia é clara em afirmar que apenas Jesus se encontra à destra do Pai: “O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso.” (Hb 1:3, Nova Tradução na Linguagem de Hoje – Grifos acrescidos).

Por sua vez, o verso 6 nos impede de aceitar que a nobre mãe de Jesus faça parte dessa profecia do livro do Apocalipse. Leiamos: “a mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias” (Grifo acrescido).

Estudiosos que interpretam as profecias apocalípticas (livros de Daniel e Apocalipse) utilizando o princípio dia-ano (cf. Nm 14:34; Ez 4:5, 6), compreendem que os 1260 dias de Apocalipse 12:6 se referem a 1260 anos de perseguição contra mulher.[v] Em profecia, “mulher” representa o povo de Deus ao longo da história (ver Mq 4:9-5:4; Is 9:6; 7:14; 26:17; 66:7-8).

A “mulher” se refere primeiramente a Israel que deu à luz ao Messias, trazendo-o para todos nós (cf. Rm 9). Refere-se também à Igreja, que prosseguiu na missão de levar o Messias ao mundo. Logo, a “mulher” representa o povo de Deus em suas duas fases: Israel e Igreja (veja os textos de 2Co 11:2 e Ef 5:25-32, onde “mulher” representa a igreja no Novo Testamento)[vi]

Portanto, os 1260 anos de perseguição no período medieval contra a igreja cristã, que foi de 538 a 1798 d.C, é o evento histórico para o qual João apontava em Apocalipse 12. Maria não viveu 1260 anos e, portanto, jamais poderia estar sendo mencionada nessa profecia. Apocalipse 12 é uma profecia escatológica, ou seja: se refere aos últimos acontecimentos e se encontra num período histórico bem posterior à Maria, mãe do Messias.

Apocalipse 12: uma mensagem contra o catolicismo medieval

Longe de favorecer o catolicismo, Apocalipse 12 faz exatamente o contrário: profetisa que o catolicismo medieval perseguiria os cristãos que não se adequassem à tradição eclesiástica. Essa interpretação de que o papado faz parte das profecias apocalípticas foi adotada, por exemplo, por Sir Isaac Newton (1643-1727), cientista e profundo estudante das Escrituras. Veja o que ele escreveu sobre a presença do papado medieval nas profecias de Daniel 7 e 8, quando mencionam o “chifre pequeno” perseguidor:

“[…] o pequeno chifre é um pequeno reino. Era  um chifre da quarta besta e arrancou três dos primitivos. Por isso, devemos procurá-los entre as nações do IMPÉRIO LATINO, depois do aparecimento dos dez chifres. Mas era um reino com um rei diferente dos outros, tendo uma vida ou alma que lhe era peculiar, com olhos e boca. Por seus olhos era um Vidente e por sua boca falando insolências e mudando os tempos e as leis, era ao mesmo tempo um profeta e um rei. Tal vidente, profeta e rei é a IGREJA DE ROMA. Um Vidente, é um bispo, no sentido literal do vocábulo; e essa Igreja reivindica o bispado universal”.[vii]

Há outro aspecto que devemos considerar: a mulher de Apocalipse 12 é mencionada novamente em Apocalipse 17 como sendo a “grande prostituta”. Isso jamais poderia se referir à Maria. As mulheres de Apocalipse 12 e 17 representam a mesma igreja em duas fases: de pureza doutrinária (mulher vestida de Sol) e de apostasia (prostituta e embriagada com o sangue dos mártires, mortos na Idade Média – veja-se Apocalipse 12:6).

Se em Apocalipse 12 a “mulher vestida de Sol” representasse Maria, por questões exegéticas (de interpretação), obrigatoriamente ela deveria também ser representada pela “grande prostituta” de Apocalipse 17. Isso seria uma aberração, uma heresia e uma afronta à tão nobre mulher[viii] que foi escolhida por Deus para ser aquela que educaria o Salvador do mundo.

Considerações finais

Veja o perigo de tirar um texto de seu contexto, como o fez o autor da charge católica abordada no presente artigo. Ele cria problemas interpretativos muito sérios, que comprometem a fé até mesmo dos sinceros e devotos irmãos Católicos Apostólicos Romanos.

O “Está Escrito” e o “Assim Diz o Senhor” nunca devem ser colocados em uma posição de inferioridade em relação ao “assim diz a Igreja”. A Bíblia não deve ser interpretada à luz da tradição da Igreja, mas a tradição da igreja deve ser escrava das Escrituras.

A Igreja Católica Apostólica Romana necessita com urgência apoiar a própria teologia na Palavra de Deus, ao invés de se apoiar na Tradição eclesiástica (leia Mt 15:3, 9). Fazer o contrário (interpretar a Bíblia segundo a Tradição) é trazer sobre si e aos membros da referida denominação sérios prejuízos espirituais, dos quais Deus pedirá contas no juízo final para toda a liderança.

Que todos nós, protestantes, católicos, espíritas, budistas ou muçulmanos (etc), sejamos como os crentes de Bereia na maneira de avaliamos os ensinos religiosos que nos sãos transmitidos do púlpito, na missa ou em qualquer outro tipo de reunião religiosa:

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (At 17:11, Nova Versão Internacional).

REFERÊNCIAS

[i] F. F. Bruce, João: Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica (São Paulo: Vida Nova, 1987), p.70.

[ii] Para uma análise mais ampla de Apocalipse 12, bem como dos detalhes da visão e as conexões que há entre Apocalipse 12 e Gênesis 3:15, mostrando que João explica sua visão tendo como base a primeira luta entre o bem e o mal ocorrida no Éden entre Eva e Satanás, veja-se Rodrigo P. Silva em “Comentário Gramático Histórico do Apocalipse” (Engenheiro Coelho, SP: Faculdade Adventista de Teologia, 2013), p. 146 e 147. Ver também Ranko Stefanovic, Revelation of Jesus Christ: Commentary on the Book of Revelation (Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2009), p. 373-406.

[iii] Argumentos católicos a favor da veneração e/ou assunção de Maria podem ser vistos, por exemplo, em: Vicente Wrosz, Respostas da Bíblia às várias distorções de seu verdadeiro sentido original (Porto Alegre, Rs: Padre Reus, 2001), p.p. 40-43; Alberto Luiz Gambarini, Perguntas e Respostas Sobre a Fé (Itapecerica da Serra, SP: Ágape, 1990), p.p. 71-76; Estêvão Tavares Bettencourt, Católicos Perguntam (São Paulo: O Mensageiro de Santo Antônio, 1997), p.p. 125-136; Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino, Por Que Sou Católico? (Lorena, SP: Cléofas, 2015), p.p. 129-136.

[iv] Stefanovic, Commentary on the Book of Revelation, p. 386.

[v] Apocalipse 12:6 é paralelo a Daniel 7:25, que profetisa a perseguição dos filhos de Deus pelo poder representado pelo “chifre pequeno” – o mesmo poder que representa a primeira besta de Apocalipse 13 (a besta que “emerge do mar”, nos versos 1-10). Portanto, os 1260 dias proféticos de Apocalipse 12:6 equivalem ao mesmo período de “um tempo, dois tempos e metade de um tempo” em Daniel 7:25. Ambos os períodos se referem à mesma coisa, ao mesmo evento histórico, e ao mesmo poder perseguidor: o papado medieval.

[vi] Rodrigo P. Silva, “Comentário Gramático Histórico do Apocalipse”. (Engenheiro Coelho, SP: Faculdade Adventista de Teologia, 2013), p. 146. Anotações para acompanhamento de classes.

[vii] Isaac Newton, As Profecias de Daniel e o Apocalipse. Tradução da edição inglesa de 1733 por Julio Abreu Filho (São Paulo: Édipo, 1950), p. p. 80, 81.

[viii] Uma resposta à alegação católica de que Maria foi virgem por toda sua vida poderá ser encontrada no livro Na Mira da Verdade, vol. 2, págs. 74-76. Para maiores informações acesse www.leandroquadros.com.br/loja

Gostou? Compartilhe com quem precisa deste conhecimento:
error1
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Leandro Quadros

YouTuber e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "En La Mira de La Verdad", na Rede Novo Tempo.

62 comentários em “Por que não devemos venerar Maria?

  1. Isso é tipo das seitas, recusam venerar Maria Disse Maria Todas as Gerações me proclamaram Bem- Aventurada. E veneram a mulher do pa$tor, a irmã da seita que vive no adultério. Embora os Evangelhos sejam sóbrios a respeito dela, Maria ocupa lugar importante nos três momentos decisivos da história da nossa salvação:

    Na Encarnação do Filho de Deus, que se faz filho de Maria (Lc 1, 26-38);

    Na Páscoa de Jesus, que, pendente da Cruz, a constituiu mãe de João ou do gênero humano, estendendo assim a maternidade de Maria a todos os homens ( Jo 19, 25-27);

    Em Pentecostes, quando Maria, juntamente com os Apóstolos, recebeu o Espírito Santo qual membro eminente da Igreja (At 1, 14).

  2. Boa Noite Leandro Quadros: Li várias vezes essa sua mensagem e em cada uma dessas vezes, cada vez mais fui me convencendo de que apesar de sua tentativa, não logrou êxito em sustentar seu argumento por uma coisa bem simples, você esqueceu o óbvio e o simples: Você tentou igualar Nossa Senhora a seu filho (ato impossível de se fazer) não se compara DEUS A NADA, pois Cristo é Deus na segunda pessoa da trindade. Voce não conhece os dogmas da igreja e portanto tem uma visão limitada de uma realidade que salta aos olhos de todo crente, ou seja, de todo aquele que crê em Deus. Nossa Senhora, a Virgem Maria, a mãe do Salvador é venerada por ser INTERCESSORA junto à Santissima Trindad,e trina e una, nenhum católico jamais substituiu DEUS por sua mãe, ou a venerou mais que a eles. Nós apenas pedimos que ela interceda por nós. Aí voce pode argumentar que se pode pedir diretamente a Deus sem passar por ela e eu concordo com voce em parte, pois guardada as devidas proporções, se eu e voce nos encontrarmos na rua e eu disser Leandro ore por mim, voce me responderá que sim , que poderá me atender ou não e eu serei apenas mais uma voz que te pediu orações, mas se sua mãe chegar em seu ouvido e disser Leandro ore pelo Adalberto, voce vai prestar atenção, pois a voz dela é muito mais importante que a minha. Então meu amigo, nos veneramos a mãe de DEUS porque ela intercede por nós junto ao pai e se voce não percebeu MARIA é o primeiro
    e mais importante SACRÁRIO, o primeiro a gerar e conter o SALVADOR e não apenas um útero como voce apresentou em seus argumentos simplista, foi ela quem gerou, construiu, foi seu seio que amamentou, foi seus ensinamentos que instruiram a criança, foram seus valores que Cristo primeiro aprendeu, foi em sua mão que ele segurou nos primeiros passos, foi seu seio que abrigou seu primeiro choro. Então meu amigo, não subestime o que voce teima em não conhecer, porque em seu intimo, sabes muito bem, que antes de se tornar DEUS, ele teve que se tornar homem e para isso a presença de sua mãe foi imprescindível. Cristo levou a humanidade para a divindade, assim se deu a salvação e para fazer isso a atuação de sua mãe foi primordial. Você argumentou que nas bodas de Caná ela argumentou “fazei tudo o que ele vos disser” é verdade, mas você deliberadamente ou por lapso, esqueceu que linhas antes, CRISTO disse “ainda não chegou minha hora” e obedientemente como filho ATENDEU ao pedido da mãe, mesmo antes de ter chegado sua hora. Por isso Nossa Senhora, a Virgem Maria é venerada por ser nossa INTERCESSORA, ela pede por nós, como pediu nas bodas de Caná e ele seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso DEUS na segunda pessoa da Santíssima Trindade , escutou e atendeu. Repense um pouco sobre tudo isso e que DEUS, Jesus Cristo e o Espirito Santo, te abençoe. OBS. Não se esqueça que ela foi coroada Rainha do Céu e da Terra, que pisou na cabeça da serpente e venceu o dragão, que o Divino Pai Eterno te abençoe e guarde.

  3. E aos Católicos que também são Cristãos, Eu sei o Carinho que vocês tem com Maria! Isso se chama idolatria, pois vocês não veneram a Maria mãe de Jesus nenhuma que disse que esta imagem de Barro que vocês adoram mais que Jesus é Maria mãe do Senhor? É sim uma escultura de Barro achada de baixo d’água nós rio Jogado que vocês acharam e diz que é Maria mãe de Jesus por acaso Maria é natural do Brasil para ser achada no Brasil como um pedaço de escultura de Barro? Jesus é Hebreu de Israel não tem como ter nada Histórico em relação ao Senhor no Brasil! Ele não é Brasileiro nem muito menos a Mãe dele pra ser tratada como a Deusa de vocês! Deus é um só e veio representado em Jesus em carne! Maria é mãe de Jesus só e esse Barro ao qual vocês defendem não é nada! É só um barro que vocês acreditam que fez milagre e diz que faz e idolatram mais que Deus Leia a Biblia Mateus 12:46, onde diz que Jesus estava pregando e a mãe e os irmãos chegaram és estavam do lado de fora e queriam falr com Ele e anunciarám a Jesus que os irmãos bê a mae estavam do lado de fora e queriam falar com ele, e a palavra de Jesus foi, quem são minha mãe e meus irmãos? E acrescentou olhando para os discípulos que quem faz a vontade do Teu pai que está no céu estes sim são Teus irmãos irmãs e mãe! Ou seja Jesus reconhece como importante quem faz a vontade de Deus! E que é Maria então? Apenas uma Serva do Senhor ela não pode nada e a Nossa Senhora de vocês não é nada é só um pedaço de Barro que vocês idolatram!

  4. Lembrando que adventista também é religião, porque tem doutrina! De homens que acreditam que é! Lembrando que adventista também se encaixa nos Cristãos e é reconhecido como seita pra começar! Vocês vem falar de tradição mas fazem muitas coisas que Jesus quebrou! Incluindo o Sábado que vocês guardam como se fosse o último dia na terra não pode trabalhar não pode fazer nada crente que patrão tá preocupado com isso! O seu Sábado é o teu dia de folga o dia que você escolher como sétimo pra se separar para Deus o importante é se separar e adorar, sem dizer nas coisas de comer e beber e vestir que vocês tão tem tradição nem café na adventista não pode tomar! Jesus disse não ligues pelo que a ver de comer e de beber ou de vestir! Vocês falam de nós cristãos mas o mundo e as estatísticas encaixao vocês entre nós vocês também são Cristãos!

  5. Entendo o que pensa, mas nós católicos temos uma relação de carinho com Maria. Pensamos que ela pode interceder por nós por conta de ser mãe de Jesus , e assim sendo, pode pedir pela nossa vida e pelas nossas preces a ele. Isso não significa que ela possua mais poder que Cristo, ou qualquer coisa do tipo. Além disto, Maria já fez diversas aparições em que falava de suas intercessões por nós.
    O ponto em que quero chegar é: temos crenças diferentes, e isso não tem problema nenhum. O que devemos um ao outro é respeito e fim. Podem não concordar com nossos costumes, mas respeitem.

  6. Deus é sabedor de todas as coisas!!
    Respeitem a Mãe de Deus Filho, Jesus!

    Respeitem a Igreja Mãe, temos de 2019 anos de Vida e Missão…!!!
    Respeitem os mais velhos
    Que Deus vos abençoe!
    Salve Maria!!

  7. Jesus estava no início da criação! Maria, não! Então, como é que Maria pode ter sido mãe de alguém que estava vivo antes de ela pensar em nascer? Explico:
    Na Terra, Jesus teve DUAS naturezas: a humana, nascida de Maria, e a Divina (Ele era Deus)!
    Portanto, como Homem, ele só tinha mãe (Maria) e, como Deus, Ele só tinha Pai (Deus)!
    Como Homem, ele teve sede e fome, mas, como Deus, Ele se revelou “Fonte de Água Viva” e “Pão da Vida”!
    Quando pequenino, certamente, alguma vez, chamou Maria de mãe!
    Porém, por ser Onisciente , quando iniciou Seu Ministério, sempre se referiu a ela como “mulher”, pois sabia, que, ,es,o sem que Ele tivesse alimentado essa veneração, ela aconteceria!
    Imaginem, então, se, em Seu Ministério, ele, em algum momento, tivesse se referido a ela, como mãe!
    Maria só foi mãe da natureza humana de Jesus!
    Penso eu que o Embrião Divino, possivelmente, não tinha a genética de Maria (talvez, ela tenha sido o que hoje chamamos de “Barriga de Aluguel”!
    Pois, se a engenharia genética é, ainda, novidade p nós, certamente, nunca o foi para Deus!

  8. Nasci no dia 12 de outubro, dia em que se comemora o dia da padroeira do Brasil. Venho de uma família tradicionalmente católica. Durante muitos anos comemorava com muita intensidade o dia e fui também membro de movimentos da igreja católica, inclusive fundando grupos de oração em meu local de trabalho e também onde morava. Participei de muitos retiros e buscava pessoas para a igreja católica. Quero deixar claro que por muito tempo fui um crítico ferrenho de tudo que se dizia ” evangélico ou protestante”. Mas como diz lá em João 8:32 ” E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” , um dia busquei conhecer o que realmente a palavra de Deus ” a Bíblia Sagrada” tinha para me dizer e comecei a ver que tinha muitas coisas que eram ensinadas na igreja católica , que contrariavam frontalmente os ensinos da palavra. Busquei o sacerdote para com ele buscar explicações do porquê disso, foi então que ouvi da boca do mesmo que a tradição está acima da Bíblia. A partir disso, não tive mais condições de continuar na igreja católica, pois como pode coisas de homens serem “maiores ou mais importantes” que a palavra de Deus. Busquei então respostas estudando e frequentando diversas denominações religiosas, não vou mencioná-las mas posso dizer que foram mais de cinco, e também umbandista e espiritas. Para minha felicidade em nenhuma dessas encontrei a palavra de Deus sendo estudada em toda a sua essência, toda a verdade, e não parte dela. Um dia esse ferrenho crítico se deparou com uma pessoa e essa pessoa disse prá mim: “quer estudar a Bíblia ? , e eu aceitei estudar-mos e agora tenho certeza que me encontro no lugar certo, pois alí se estuda a palavra dentro do contexto da palavra e não segundo tradições ou doutrina de homens. Todas as dúvidas e incertezas que me fizeram peregrinar por varias religiões foram esclarecidas a luz da Bíblia e por isso não tive outra atitude senão me batizar e hoje ser membro ativo. Respeito todos as pessoas que como eu um dia também defendi ardentemente a religião na qual me criaram meus pais pela tradição, bem como nas demais por onde passei em busca da verdade. Mas como o Senhor tem ovelhas em muitos outros apríscos e cabe somente a Ele buscá-las, quem sou eu para tecer qualquer comentário , principalmente desrespeitoso , a religião de qualquer um, no entanto , não posso deixar de dizer que quando encontrei a igreja Adventista do Sétimo Dia, tive a resposta de tudo aquilo que me inquietava, me incomodava mesmo. A palavra de Deus é alí estudada e obedecida em toda sua essência. Sem remendos, sem” quaisquaiscais”, sem “deixa eu te dizer”, na integra com deve ser. Tudo aquilo que vivi foi muito importante para meu crescimento espiritual . Mas nada supera o ” Assim diz o Senhor” . Tenho profundo respeito pela mãe do meu Senhor aquí na terra, e espero um dia se salvo for por meu Jesus Salvador, encontrá-la quando tanto eu quanto Ela formos ressucitados e estarmos lado a lado lá no céu, para poder conversar com ela e ouvir tantas coisas boas que tenho certeza que Ela vai me dizer. Por enquanto só tenho uma certeza, Jesus em breve voltará, e somente por Sua maravilhosa graça poderei ser salvo, não por obras . Tenho buscado levar a verdade aos meus familiares e espero em Deus um dia que eles tenham a oportunidade de entender o que diz a palavra em João 8:32 . Eu fiz o que diz em apocalípse 18:4 ” Ouvi outra voz do céu, dizendo : Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos ” . Fiquem com Deus.

  9. Não encontrei em momento algum o por que não devemos venerar Maria!
    Venerar NAO É adorar!
    É o respeito que se impõe a Mãe de Jesus.
    É pura ignorância estudar toda a sagrada escritura e dizer que não devemos venerar Maria.

    1. O problema é a veneração acima de Cristo, como se Maria também fosse intercessora, o QUE NAO É. Somente Jesus tem essa função, é isso que foi debatido ao longo da discussão nessa página.

    1. Uma coisa eu digo maria não é intercessora Jesus que é, ela é mãe dele aqui na Terra e serva de Deus. intercessora como todos nós somos aqui nesta Terra como ela foi exemplo quando oramos tb apresentamos nossa família amigos e a todo o mundo que precisa de ajuda que estão enfermos e passando fome ela orava dessa forma esse tipo de intercessão que a biblia fala.

  10. Tantos comentários sem noção. Tenho 99,9% de certeza que os que defendem as doutrinas de homens e as doutrinas de demônios assim-o fazem porque nunca se deram a oportunidade de conhecer a sã e verdadeira doutrina de Deus trazida ao mundo por seu filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Se o povo soubessem no que resultou o cumprimento desses versículos proféticos abaixo, iriam então conhecer as causa raiz dessa e tantas outras discordâncias .

    II Timóteo 4 : 1 ao 5

    Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    Colossenses 2 : 8

    Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

    Atos 20 : 29 e 30

    Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
    E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

    Romanos 1 : 23 e 25

    E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis… pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!

    I Timóteo 4 : 1 e 2

    MAS o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,

    Tiago 3 : 15

    Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica

  11. os adeptos de Martinho Lutero, tentam de toda forma destruir a igreja católica e ainda menosprezam a mãe de Jesus Cristo.
    a igreja Católica jamais será destruída, pois Jesus Cristo está no comando

    1. Caro Tadeu: você não deve ter lido o artigo, pois sua conclusão de que “menosprezamos a mãe de Jesus Cristo” é injustificada. Leia o que escrevi antes de comentar, pois erá muito mais produtivo para sua aprendizagem. Um abraço.

  12. Quem esse pastor, essa interpretação pessoal, subjetiva que não fala de veneração!!!

    Salve Maria !!!!!!

    Faça como João Leve Maria para sua casa. Minha mãe sua mãe e todos os Cristãos!

    1. Em que lugar da Bíblia diz que Maria deve receber nossas orações? Em que lugar diz que ela está viva? Em que lugar diz que ela pode ouvir nossas orações? Em que lugar diz que ela pode cuidar da nossa vida e do nosso destino, como diz uma música popular? Refute biblicamente!

  13. Santissima Trindade
    Repitam cmg “santíssima trindade”, Pai filho e Espírito Santo, repitam cmg “santíssima trindade”
    Sao 3, nao inventem uma quarta pessoa para Santíssima Trindade, o evangelho e a biblia cultuam a Deus, a religiao cultuam homens, cultuam Maria, cultuam Pedro, “Efésios 4:5 Há um so Senhor, uma só fé, um só batismo…”
    O catolicismo se denominam como “a verdadeira religião”, enganam-se, Deus nao esta associado a uma religião, ele esta relacionado a sua palavra, é dela o nosso direcionamento a msma em que Jesus diz “Eu sou o caminho a verdade e a vida, NINGUEM VEM AO PAI A NAO SER POR MIM”, nao se pode chegar a Deus pela mãe ou pela familia fisica de Jesus, ele tem Natureza Divina, nao tem como se apresentar ao Pai a nao ser por Jesus, repitam comigo “Ninguem vem ao Pai a nao ser por Jesus”,
    O sacerdote era responsável por restabelecer comunhão entre Deus e os homens e em Hebreus 7:23 diz q o único que tem essa função depois da morte e eternamente é JESUS, pq o restante é separado de nós pela morte, mas Jesus Cristo não nos é separado pois é ressucitado e vive e é um só com o Pai visto que faz parte da Santíssima Trindade, 3 em 1… Somente 3 Pai Filho e Espírito Santo, sem uma 4° pessoa, o Senhor Jesus é nosso mediador oq nos liga a Deus (1Tm 2:5), aquele q ninguém vai ao Pai a não ser por ele (Jo 14:6-14),
    Nós nao somos dignos de chegar ao Pai pq o pecado nos separa de Deus mas em Jesus somos justificados pelo seu sangue e sacrifício, agr nada pode nos separar, so ele é mediador so ele nos intercede em planos espirituais pois é o sacerdote eterno pela sua ressurreição pois a morte nao nos separa diferente de nossos outros irmãos que agr não estão entre nós

  14. Respondendo as suas perguntas no começo do artigo “a Bíblia apresenta algum exemplo de Maria sendo venerada?”
    Leia Lucas Cap.1 vers. 42 na ACF mesmo!
    Outra pergunta “em algum momento Jesus reivindicou que Maria devesse ser venerada?” Leia João 19 vers. 27, também na ACF!
    Você pode não concordar com meu entendimento, mas será que o Senhor exigiria de nós um entendimento teológico de nível acadêmico como o seu para não sermos vitimados pelo engano? Para não sermos desmerecidos da misericórdia Dele? Pode um cristão ser condenado por inculpável ignorância, ainda que seu coração seja entregue todo a Ele e possa também, prestar respeito àquela que trouxe o Salvador a este mundo? Argumente o quanto quiser contra os dogmas católicos! Teorize o quanto quiser! Interprete as Escrituras do modo como quiser! Cada um se apega ao que lhe convêm! E quando o Dia do Senhor chegar, aceitarei a verdade qu’Ele me mostrar! E tu? Aceitarias a verdade divina ainda qu’ela não correspondesse ao todo de teu entendimento?
    “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” 1ª Coríntios Cap.1 vers. 27

  15. Não existe polêmica
    Existe Bíblia , simplicidade e fato irrevogável
    Maria não é oque a ICAR diz .
    Fato
    Fato
    Fato
    Fato
    E que inveja eu tenho de Maria. Pq não sou 1% fique ela foi . Fujão da idolatria

    1. Somos falsos profetas? Refute biblicamente! Em que lugar da Bíblia diz que Maria deve receber nossas orações? Em que lugar da Bíblia diz que Maria está viva? Em que lugar da Bíblia diz que Maria pode nos ouvir? Em que lugar da Bíblia diz que Maria diz que Maria pode cuidar da nossa vida e do nosso coração, como diz uma música? Sabedores de que a Bíblia não ensina nada disso, quem são os falsos profetas?

      1. E a Bíblia encerra toda verdade? Deus se limitaria em palavras? Nem foi Deus que escreveu a Bíblia, ela é fruto da história da salvação, inspirada pelo espírito, mas o protagonista da história é o ser humano. Deus respeita o livre arbítrio. Não é a escritura que salva, é Cristo que liberta (Jo 8, 32).
        A própria escritura limita seu aspecto: ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. (Jo 16:12).
        Prove a trindade santa pela escritura? Haverá textos vagos, sem nenhuma explicitude. O que delimita nossa salvação é a fé. Se você não tem fé nos dogmas da Santa Igreja de Cristo, no mínimo deve ter o respeito. E não tentar refutar algo tomando por base apenas a literalidade da Bíblia. Ela nunca será o bastante para a imensidão do poder de Deus.
        A letra da lei mata (2 Cor 3, 6). Se não entendes o dogma pela fé, não queira refutá-lo pela razão. Deus é superior aos nossos pensamentos.
        Ao venerar Nossa Mãe, adoramos a Cristo. Em Cristo somos todos um, não há divisão. Maria não é superior a Cristo, ela se tornou o próprio Cristo por sua vida nesta terra. É assim os santos, se tornam um com Cristo. Não é a pessoa meramente humana, é o Cristo que tudo fez na pessoa.
        imagine a quantidade de interpretações possíveis à Bíblia. Você tem uma posição, outro tem outra, todos baseados no mesmo grande livro. Você acredita mesmo que era desejo de Deus que o seu povo ficasse dispersado?

  16. Texto muito bom, tem muitos cegos espírituais que necessitam conhecer a verdade só vêem o que os agradam. María teve seus méritos sim, mas ela não é santa como os católicos apóstolos Ramanos acreditam, ela seguiu e adorou a Senhor Jesus Cristo o teve como seu único e suficiente Salvador, a Jesus Cristo que morreu por nós na Cruz que devemos dar toda a Honra e toda a Glória apenas a Ele e ao Pai.. Como está no início do texto se María fosse intercessora nossa se ela fosse santa como pregam com toda a certeza estaria escrito na Bíblia

    1. como ela não é santa, se jesus veio para remir dos pecados os pecadores e com seu sangue lavar de todo o pecado o pecador, com o batismo somos nova criatura segundo Deus que nos dá do seu Espirito Santo, porque todos os que sao guiados pelo espirito de Deus, esses são filhos de DEUS, e nao estão mortos porque Deus não é Deus de mortos

  17. Só quem teve uma experiência de oração com Maria sabe da predileção de Deus por ela, e portanto, conhece o carinho que Ele tem em atender os pedidos de Sua Santa Mãe. Já alcancei muitíssimas graças e bênçãos pela intercessão da Mãezinha e pela oração do Terço, e nenhum argumento poderia arrancar o meu coração de perto do dela. Ela me leva até Jesus quando eu me afasto. Rainha da paz, intercedei a Deus por nós!

    1. onde já se viu isso, então é preciso de terço pra alcançar uma vitoria ? ou melhor, rezar 1000 vezes o pai nosso ? em que mundo vocês estão ? confissão diante de padres ? o mais absurdo ainda, o termo ” santo papa” . santo é só DEUS ! eu respeito Maria sim, foi mãe de Jesus na terra e uma mulher temente a DEUS. que tipo de servo de Deus possui imagens feitas por mãos de homens e a adoram ? eu não consigo entender, poxa jesus é bom, dobra os joelhos e conversa com ele, tenha um relacionamento.. a maioria dos “cristãos” só enxergam Deus como um “gênio da lampada”!

  18. O ELE APONTA JESUS PODE VER QUE NÃO TEM ELA

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    João 3:16

    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

    João 3:17

    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

    João 3:18

    João
    Capítulo 14
    Jesus fala de muitas mansões — Ele diz ser o caminho, a verdade e a vida e que vê-Lo é ver o Pai — Ele promete o primeiro e o segundo Consolador.

    1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

    2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

    3 E se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

    4 E já sabeis para onde vou, e sabeis o caminho.

    5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

    6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

    TODO MOMENTO NAO FALA EM ELA E SIM NELE JESUS E NAO FOI JOSE O PRIMEIRO PAI
    NA ETERNIDADE JESUS JA EXISTIA ANTES DE MARIA ELE SEMPRE TEVE O PRIMEIRO PAI

    MARIA FOI UMA SERVA DE DEUS MAIS O QUER DIZER ERVA DE DEUS PRA VOCE QUEM AQUI QUER SER SERVA DE DEUS COMO MARIA FOI

    Lucas 1:38 “Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”.

    MARIA FOI A PRIMEIRA EVANGELICA QUE SERVIA AO PAI E A JESUS SEU SALVADOR

    E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
    Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
    E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
    E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
    Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

    Lucas 2:7-11

    E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
    E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
    Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
    E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
    E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
    E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;
    E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.
    Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.
    E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.
    E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.

    Lucas 2:12-21

  19. A mulher que o apocalipse fala é sobre a igreja que corre para o deserto, e satanás correr atrás da mulher, mas Deus fez esconderijo a “mulher* ou seja, a igreja, para que não seja tocada pelas investidas do inferno até a volta do Senhor Jesus, que é o seu noivo. Então meu amigo.. sinto muito, não existe aparecida na bíblia, e recomendo a ler ela e pedir a Deus entendimento antes de ler as sagradas escrituras…
    Deus abençoe

  20. Só “quem nasceu de novo”, pode ter a certeza (pelo Espirito Santo) que só Jesus Cristo é o unico caminho para Deus Pai . De resto, podem falar o que quizerem…

  21. Por mais que se fale e se esclareça muitos estão determinados a não ouvir e aceitar apenas aquilo que que se dispuseram a entender ! As pessoas na maioria não leem a Bíblia e só aceitam aquilo que os líderes religiosos ensinam ! Mas eu tenho pra mim , que Deus conhece o coração e a sinceridade de cada ! Muitos católicos que amam e rezam em nome de Maria , o fazem com amor e sinceridade de coração , e Deus os preserva como católico fiéis , porque se viessem , se escandalizariam com aquilo que muitos evangélicos fazem dentro de suas igrejas

  22. Vc deve,primeiramente, saber a diferença entre adorar e venerar,nota-se q não sabe nem isso,enquanto qdo aprender daí sim poderá falar da Mãe do meu Salvador e da minha Mãe.

  23. Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14 6
    Não existe ninguém, se não por Jesus.

  24. Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
    Hebreus 7:25

    Não existe outro mediador por nós somente Jesus Cristo nosso senhor

  25. Herege! Sua religião foi fundada por homens e a católica por Deus! Um texto, sem contexto vira um pretexto! Se converta o quanto antes a verdadeira religião e venere Maria como mãe da igreja! Hebreus deus é 100% homem e Deus! Maria portanto é mãe de Deus! Estude e não fale besteira! Graças a Deus e pelo amor de Maria!

    1. Venerar significa reverenciar, cultuar ou adorar.

      • Maria merece toda consideração como mãe, pois assim nos ensinou Jesus a respeito dela, mas adorar somente ao PAI e ai Filho pois são Divinos; são um só em onisciência, onipotência e onipresença. E mediador só há um que é Cristo Jesus, Ele que se deu em sacrifício por amor de todos para que lhes fossem pedoados os pecados e podessemos ter parte no Reino dos Céus.

  26. O pecado entrou no mundo por um homem (Adão) e uma mulher (Eva) e foi redimido pelo sacrifício de um homem (Jesus) e pela obediência de uma mulher (Maria). Maria é que possibilitou que a salvação chegasse até nós. E o sangue derramado na cruz é o de Maria pois, em termos biológicos os filhos carregam o sangue de seus pais e descendentes e pelo que sei, isto não está escrito na bíblia. E ai, só vale o que está escrito ou o raciocínio e bom senso também valem?

  27. Q absurdo isso….. só Jesus salva e deve ser adorado isto é fato…. mas vc sabe o significado de VENERAR…é respeito… se Deus tdo podoreso q poderia ter mandado Jesus em qq firma q Ele quisesse pq Ele é Deus, preferiu traze-lo no ventre de uma mulher vc acha msm q ele escolheria uma mulherzinha qualquer???? Deus por Ele msm respeitou Maria…. quem somos nós p não o fazer….
    Graças ao bom Deus ele é misericordioso e não vingativo, imagina se Ele tratasse as mães de vcs como vcs tratam a Dele….

  28. Se vc ler o versículo da imagem. e for ler na Bíblia tem nada ver????????minha gente vai ser preciso de que pra vcs acredita só em deus e em nada mais .vcs só pode confiar em deus e em ninguém mais
    Diz lá em: deuteronômio Cap. 4.
    23 Guardai-vos de que vos esqueçais do concerto do Senhor, vosso Deus, que tem feito convosco, e vos façais alguma escultura, imagem de alguma coisa que o Senhor, vosso Deus, vos proibiu.

  29. Excelente trabalho! Textos como esse têm me mostrado que a Igreja Católica, de uma maneira geral, possui muito mais condições de guardar os ensinamentos de Deus com maior uniformidade do que o emaranhado de igrejas dissidentes. Perfeita explicação sobre a incoerência de adorar Maria. Ela mesma dedicou sua vida para a honra exclusiva de seu filho Jesus. Por toda sua santidade, Ave Maria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
ACESSE AQUI!
Download
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Get 85% OFF on all our selected products
Get a Shocking Discount!
Check it out
Get a Shocking Discount!
Get 85% OFF on all our selected products
Check it out
Reserve seu lugar para assistir Aulas GRATUITAS que mudarão radicalmente a forma como você se comporta com o dinheiro, principalmente diante da crise.
Jornada Inteligência Financeira Bíblica
INSCREVA-SE
SAVE 20%
off Individual Membership every year you're a member with us
Click here to join