Leandro Quadros

Quem trabalha, não fica o dia todo no twitter

Pessoa trabalhando na enxada

Quem trabalha, foca em algo que é muito mais importante e produtivo para a própria vida e para a vida das pessoas que ama.

A Bíblia ensina que EM TUDO devemos ter equilíbrio:

“’Tudo me é permitido’, mas nem tudo convém. ‘Tudo me é permitido’, mas não devo me tornar escravo de nada” (1Co 6:12, NVT).

Ou seja: o equilíbrio é fundamental para nosso bem-estar, pois, até mesmo as coisas boas e lícitas como o trabalho podem fazer mal, se não lembrarmos que “há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. (Ec 3:1).

Desse modo, não devemos ser escravos nem mesmo das coisas boas.

Todavia, ter momentos leitura, lazer, oração, etc., não significa que não devamos trabalhar. Afinal, o trabalho faz parte do plano de Deus para “moldar” o ser humano (leia Gênesis 3:19).

Quem trabalha, reclama menos

Por isso, de acordo com a Bíblia, quem fala mal do trabalho, ou é contra o trabalhador é um desocupado, invejoso e preguiçoso. Afinal, quem trabalha com dedicação (Ec 9:10) e equilíbrio (1Co 6:12), não tem tempo para falar mal dos outros e tuitar o dia inteiro. Veja:

“Quando ainda estávamos com vocês, lhes ordenamos: ‘Quem não quiser trabalhar não deve comer’. Contudo, soubemos que alguns de vocês estão vivendo ociosamente, recusando-se a trabalhar e intrometendo-se em assuntos alheios. Ordenamos e insistimos em nome do Senhor Jesus Cristo que sosseguem e trabalhem para obter o próprio sustento” (2Ts 3:10-12).

 

Percebe? O apóstolo Paulo diz que quem vive ocioso(a), recusando-se a trabalhar, tem a tendência de se intrometer na vida alheia. E isso é muito feito.

Seu conselho é: sosseguem e, ao mesmo tempo, trabalhem. E ponto final.

Como alguém sabiamente disse: “Por trás de todo jovem socialista, tem um pai capitalista que paga as suas contas”. Que coisa mais feia! Que hipocrisia!

Conselhos bíblicos para os sinceros e obedientes

Por isso, aceitemos os conselhos e advertências da Palavra de Deus:

“Tudo que fizer, faça bem feito, pois quando descer à sepultura não haverá trabalho, nem planos, nem conhecimento, nem sabedoria” (Ec 9:10, NVT).

“Aprenda com a formiga, preguiçoso! Observe como ela age e seja sábio. Embora não tenha príncipe, nem autoridade, nem governante, ela trabalha duro durante todo o verão, juntando comida para o inverno. Mas você, preguiçoso, até quando dormirá? Quando sairá da cama? Um pouco mais de sono, mais um cochilo, mais um descanso com os braços cruzados, e a pobreza o assaltará como um bandido; a escassez o atacará como um ladrão armado” (Pv 6:6-11).

“Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens. Lembrem-se de que o Senhor lhes dará uma herança como recompensa e de que o Senhor a quem servem é Cristo” (Cl 3:23-24).

 

Você concorda com esses textos? Se sim, compartilhe esse post com as pessoas.

Se não, apresente textos bíblicos que provem o contrário, e ofereça uma interpretação alternativa e contextual para os versos supracitados.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes