Leandro Quadros

Deus criou o mal? (Isaías 45:7)

Isaías 45:7, a princípio, parece contradizer 1 João 4:8, 16, Tiago 1:13, etc. Mas, quando entendemos o significado da palavra hebraica para “mal” empregada no texto, o aparente problema fica resolvido. Vou lhe ajudar:

A palavra hebraica para designar mal no verso é ‘ra e significa: “mal moral”, “a natureza perversa” e também “males como inundações, terremotos, tempestades de granizo”. Nesse contexto, ao compararmos com Isaías 47:11, vemos o termo “mal” se refere à “desolação” e às “calamidades” que Deus permitiria vir sobre os babilônicos por não terem se arrependido dos pecados deles! Leiamos Isaías 47:11:

“Pelo que sobre ti virá o mal que por encantamentos não saberás conjurar; tal calamidade cairá sobre ti, da qual por expiação não te poderás livrar; porque sobre ti, de repente, virá tamanha desolação, como não imaginavas.”(Grifo acrescentado)

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia comenta sobre Isaías 45:7:

“Crio o mal – Deus é o autor da luz e da paz. Ele permite o mal para que os homens e os anjos possam testificar o resultado do afastamento dos eternos princípios da justiça. Na Escritura, Deus muitas vezes é representado como causando aquilo que ele não evita”em> (Grifos acrescentados).

Aqui é exposto um princípio muito importante para análise do texto: o idiomatismo hebraico (forma de os hebreus se expressarem) apresenta Deus fazendo coisas que na verdade Ele não impede de acontecerem. Esse é o caso de 1 Samuel 16:14.

Quando entendemos o termo no original e a forma como o hebreu se expressa (apresenta Deus a fazer algo, mas, que na verdade Ele não impediu), conseguimos entender tais questões difíceis. E, quando lemos o contexto geral das Escrituras, concluímos que Deus realmente não é o autor do mal moral, mas sim que Ele permite que calamidades e desolações sobrevenham a nações rebeldes (Isaías 45:7 e 47:11):

“Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.” Salmo 5:4.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

2 respostas

  1. Amigo Joel, Deus é Deus independente de que sujeito como VC creia ou não, é necessário VC ler outros textos para compreender p texto acima, afinal a bíblia interpreta a ela mesma, mais uma coisa amigo, Deus merece todo o nosso respeito pois é um ser Santo, devemos medir bem as palavras ao ser referidas a Ele, pois em tudo se tem consequências, o ser humano é mal por natureza e consequentemente merece o mal, a não ser se nos arrependermos e nos voltarmos para o nosso Criador.

  2. Deus criou tudo que existe. O mal existe, logo, Deus criou o mal.
    Isaías 45:7 “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas”.
    Apesar dos esforços dos adventistas para tentar interpretar e “consertar” esse versículo, o texto é claro e direto: Deus cria o mal, ponto.
    É risível ler em outro seu texto a afirmação de que um ateu “não pode ser bom sem Deus”… como alguém pode ser bom crendo num sujeito, infinitamente poderoso, que cria o mal?
    …Ser ateu é apenas uma questão de bom senso, como afirmou o Chaplin; nada tem a ver com ser bom ou seu mau. Existem bons ateus e maus religiosos e vice-versa (aliás, os presídios estão repletos de crentes).
    Enfim, é muito perturbador pensar que pessoas adultas como você, autor do texto em comento, acreditam que existe um ser poderoso, mas invisível, com o qual você pode falar com por telepatia (orações) e, com isso, ele irá resolver seus problemas cotidianos e pessoais por mágica! … Assusta-me…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes