Leandro Quadros

Realmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma Seita…

Gostei muito da criatividade do irmão João Miranda da cidade de Queimadas, PB, na defesa do adventismo contra a acusação de que fazemos parte de uma “seita”. Com bom humor ele disse que realmente a Igreja Adventista é uma seita porque:

1. ASeita o Deus verdadeiro revelado nas Escrituras (Jo 17:3).

2. ASeita a Jesus como Salvador e Deus (1Jo 5:12, 20).

3. ASeita a Personalidade e a Divindade do Espírito Santo (At 5:3, 4).

4. ASeita o Antigo e Novo Testamentos como inspirados, sem aumentá-los ou diminuí-los (2Tm 3:16).

5. ASeita os Dez Mandamentos (Êx 20:1-17) como “inspirados” por Deus (na verdade, foram escritos pelo dedo dEle – Êx 31:18).

6. ASeita o dom profético prometido para a Igreja nos últimos dias (At 2:17, 18; Ap 19:10) sem, com isso, sugerir qualquer acréscimo às Escrituras (Ap 22:18, 19).

7. ASeita as leis de saúde como ensinadas na Bíblia. Afinal, corpo saudável é sinônimo de mente sã e espiritualidade vigorosa. Não pode ser diferente porque somos seres holísticos (1Ts 5:23, 24). Ao contrário do que muitos ensinam, o corpo não é a “prisão” da alma: é o templo do Espírito Santo (1Co 3:16, 17; 6:19, 20). Portanto, é sagrado e precisa ser cuidado (1Co 10:31; 3Jo 2).

🙂 🙂 

É óbvio que não se escreve “aseita”, mas “aceita” 😉 Foi apenas uma brincadeira para destacar uma grande verdade: apesar de suas crenças distintivas, os adventistas não podem ser honestamente considerados sectários, como bem destacou o Dr. John E. Brown, teólogo evangélico, presidente da Brown University e do Internacional Fellowship:

“Em todas as doutrinas cardeais da Bíblia – a concepção milagrosa de Jesus, Seu nascimento virginal, a crucifixão, a ressurreição, a ascensão, Sua divindade, a expiação, a segunda vinda, a pessoalidade do Espírito Santo e a infalibilidade da Bíblia – os Adventistas do Sétimo Dia permanecem firmes como aço”[1]

Se for para ser considerados uma “seita” por aceitarem o que está na Palavra de Deus, os adventistas do sétimo dia continuarão fazendo questão de serem assim chamados. Sentimo-nos honrados por partilharmos da mesma acusação feita a Paulo por ele fazer parte da “seita dos nazarenos” (At 24:5).

Porém, se formos assim rotulados para criar nas pessoas preconceito quanto às nossas crenças, teremos de nos defender de tal acusação sem fundamento. E em nossa defesa, usamos a argumentação do apóstolo Paulo pois, assim como ele, estamos entre os poucos cristãos que creem na validade da Lei de Moisés e do Antigo Testamento:

“Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (At 24:14).

Como bem disse o irmão Miranda em sua conclusão bem-humorada: “que bela seita é essa que aceita tudo o que a Bíblia ensina, não é? Você não acha que vale à pena fazer parte de uma seita assim?” 🙂 

Clique aqui e conheça meu folheto intitulado “Religião Cristã ou Seita?” para ter mais argumentos em sua defesa.

Referência bibliográfica

John E. Brown, In the Cult Kingdom: Mormonism, Eddyism and Russelism (Siloam Springs, Ark.: International Federation Pub. Co, 1918 [?]), p. 7.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

58 respostas

  1. Ellen White uma profétiza é conversa para boi dormir, que a volta de Cristo seria no ano de 1844, e muita cara de pau, que houve erro de interpretação de Daniel 8.14. É muita loucura…. para mim já deu…..

  2. Sócrates, li seu link sobre as pesquisas.
    Me admirei, pois os escritores/pesquisadores nada sabem a respeito das escrituras… somente uma leve leitura… e querem ainda dar ênfase a ser uma SEITA…pois a palavra de Deus nos dá uma balança para medirmos os resultados… “pelos seus frutos os conhecereis…” e me coloca à sua disposição para abrir acortina do passado, fazendo-o compreender, do presente, o real momento que estamos vivendo e do futuro, pois Deus nos dá a saber o futuro, através de sua palavra…
    Sou Adventista do Setimo Dia e me coloco em seu lugar, e entendo sua posição, mas a Salvação é como um Tesouro Escondido, assim diz a Bíblia, e devemos cavar, pesquisar e ir afundo para podermos obter o tão preciso Tesouro (Nossa Salvação, que por mais que eu venha a morrer, a palavra de Deus me afirma… que os mortos, que confiam em Cristo e seu ministério salvifico, morrendo, derramando seu sangue para me salvar e apagar meus erros e pecados, RESSUSCITARÃO… eis a maior promessa da Biblia e junto a ressurreição teremos anexos, como a transformação, num abrir e fechar de olhos, seremos transformados e o pecado não correrámais em nossas veias.

  3. De todas as igrejas que já fui, a adventista foi a mais esclarecedora.
    Os métodos de ensinos são bastante atraente me fazendo querer a ouvir e aprender mais, sem gritos e sem repetições.

  4. Vamos deixar de lado os ataques e reconhecer a verdade pura da divindade celestial.
    Estamos em uma era moderna de babilonia e sodoma e gomora então as leis não tem força perante um povo que creem naquilo que desejarem.Eu se fosse presidente da igreja adventista fecharia as igrejas e faria reunião aos sabados em praças publicas,hospitais e se houvesse repressão por parte das autoridades seria
    a declaração que as leis irritam aos que não praticam.O momento não é de pregar do pulpito as leis de Deus
    pois a religão atual quer a lei que der emprego e comida.Acorda adventistas e comecem a provar a fé sendo perseguidos,maltratados..se continuarem de terno e gravata berrando do pulpito serão seitas sim e não perseguidores das leis de Deus e o amor a Jesus Cristo

  5. Só me responda uma pergunta.
    É possível que um membro de uma outra denominação seja salvo, ou realmente só a IASD é a única igreja pela qual se conhece o caminho para a salvação?

    1. passe a ler a bíblia corretamente, e passe a seguir o que ela pede, que logo logo, também sera um desses iludidos, e lembrando que não é ceita, e sim “seita” que se escreve

  6. E pensar q já pensei q a IASD fosse realmente uma seita.????Mas graças a Deus agora descobri a vdd e hj tenho o privilégio d ser uma Adventista do sétimo dia!?

  7. Os adventistas podem até ter aceitado tudo isso, mas, pra mim, n deixa de ser seita. Sou da batista e tenho parentes na adventista, mas n concordo com ela. Guardar o sábado, acima de tudo, não salva ninguém. Jesus expulsou demônios no sábado, curou enfermos no sábado, portanto, fazendo isso, Ele msm quis nos passar q o amor de Deus está acima das doutrinas humanas. Peço, pelo amor Dele, q deixem de ser como os fariseus. Q Deus abençoe a todos.

    1. Irmã Mariana, a IASD nunca pregou que o sábado salvará alguém do juízos de Deus… Nós pregamos a Cristo como o único meio de salvação.
      Leia a Bíblia e verá que Satanás foi o primeiro a atacar ao sábado é isso porque ele, o sábado, mostra quem é Deus (Êxodo 20:8-11).

    2. Sim…mas Jesus não foi carpinteiro no sábado …Marcos 6 v 2 e 3 , e Jesus pregava no sábado como de custume , Lucas 4 v 16 e 31 , Marcos 1 v 21…mas no sábado ele não foi carpinteiro…. Era de primeiro dia da semana ( não existe domingo na bíblia , ate sexta ) no sábado pregava , fazia o bem , e licito fazer o bem no sábado , Mateus 12 v 12 ….Deus abençoe VC e sua família

  8. Preciso que orem por Eliel ele sofre de transtorno bipolar e está em crise. Que Deus nos ajude a vencermos essa doença dele pois o amo muito.

  9. A unica coisa que não gosto é aSeita é a idolatria a esta Hellen G W
    Assistindo um video de vcs que amo muito
    Vcs enfatizam muito esta escritora
    E para mim o modo em que vcs colocam ela
    pra mim é idolatria
    E a mesma é pecado
    Não deixo de assistir
    Pois como tenho mais ou menos o embasamento biblico
    Aprendo e entendo como vcs explicam
    Tenham um bom dia Em Nome dEJesus Cristo

    1. 30Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “Compreendes o que estás lendo?” 31Ao que ele replicou: “Como poderei compreender, a não ser que alguém me explique? E pediu a Filipe que subisse e se sentasse ao seu lado.

      Nem todos possuem a facilidade para entenderem alguns textos bíblicos, e a nossa irmã e profetiza Ellen White desenha cada texto de uma forma maravilhosa. Amo Ellen White

  10. A Igreja Adventista É Uma ótima Igreja, Leandro! Tá De Parabéns um Ótimo Pregador até Dizer Que Não Existe Inferno, De Gênesis até apocalipse Diz Sobre O Inferno, Ótimo Texto Postado, Só Que A Igreja adventista Tem Deixado A Frieza Do Inimigo Tomar Conta Dos Ministros e Membros, é Cada Ladainha que Sai Dá Bocas De Alguns, Que Só Jesus Pra ter Misericórdia,Deus Abençoe A Todos ,a Parte Do Inferno é O Seguinte, Se Deus Preparou Um Lugar Pra Quem Quer a Salvação, Deus Também Preparou Um Lugar Pros Que Não Querem a Salvação.
    Isso é Óbvio não Precisa de Dons Pra Isso Ser Revelado, Só Basta Pensar.

  11. Se seguir o que manda a bíblia é seita, então eu faço questão de dizer que faço parte dessa seita. Há seis meses dicidi ser adventista, depois de acompanhar por cinco meses a tv novo tempo que é fiel à bíblia.
    Estou batizada há quarenta dias e nunca tive uma decisão melhor do que esta.
    Quem fala mal deveria ir em uma igreja adventista do sétimo dia e assistir um culto para ter certeza que o que se segue é a palavra de Deus.

    1. Oi, Nana: como base nas citações de Ellen G. White a seguir, como você comprova essa sua afirmação?

      “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios. Atos 10? (Primeiros Escritos, p. 78).

      “A Palavra de Deus é suficiente para iluminar o Espírito mais obscurecido, e pode ser compreendida por todo aquele que sinceramente deseja entendê-la” (Conselhos Para a Igreja, p. 93).

      Aguardarei com carinho e respeito sua resposta.

      Graça e paz.

      1. O mais interessante que querem rebater um comentário que está falando que o adventismo usa “anexos” como complemento à Bíblia sem usar a Bíblia. Além das modificações que existem nos livros de Ellen White, aliás se ela foi uma profetisa porque a palavra profetizada teve que ser adulterada pelos seus seguidores? Será que Deus se enganou?

        Uma resposta adequada a Nana seria o descrito em Mateus 5:18 encontramos: “Porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i (iota=letra), uma só virgula da Lei, sem que tudo seja realizado”.

        Também podemos acrescentar Gálatas 1:8-9: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado (os descritos na Bíblia), seja este maldito. Assim, como já dissemos, agora repito: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja maldito.”

        1. Caro Márcio,

          Seria bom colocar os versos dentro de seu contexto porque a IASD nunca usou os escritos de EGW como complemento à Bíblia. Pelo contrário, como já foi ratificado, ela cita, unicamente, a Bíblia como regra de fé.

    2. Olá Nana!
      Completando a resposta do professor Leandro, quero deixar um texto da própria autora:

      “Quanto mais examinarmos as promessas da Palavra de Deus, mais brilhantes ficam. Quanto mais as pusermos em prática mais profunda será a nossa compreensão delas. Nossa atitude e crença têm por base a Bíblia. E nunca queremos que alma nenhuma faça prevalecer os Testemunhos sobre a Bíblia.” (Evangelismo).
      O interessante é que os Testemunhos não prevalecem à Bíblia, diz a autora; estariam os adventistas do sétimo dia se contradizendo ou há pessoas que não aceitam eles como contendo a verdade e sendo o povo que mais estudam e buscam viver pelo “Estar escrito”?

      Sou fã dos escritos de Ellen White, tenho poucos livros dela, e tudo é por base a Bíblia, como ela mesmo diz:
      “Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior. Oh! quanto bem poderia ser feito se os livros que contêm esta luz fossem lidos com a resolução de se executarem os princípios que eles contêm! Haveria uma vigilância mil vezes maior, um esforço abnegado e resoluto mil vezes maior. E muitos mais estariam agora regozijando – se na luz da verdade presente.” (O Colportor Evangelista)

  12. Felizes todos àqueles que por trás de uma seita aceitam as verdades escritas na Sagradas Escrituras por ela ensinada.
    Se somos uma uma seita é porque não aceitamos ensinamentos de homens, mas sim aquele quê vem em sua integridade desde o GÊNESIS ATÉ AO APOCALIPSE, conforme o apóstolo João nos ensina no livro do APOCALIPSE CAP 22 VERS. 18-19; DEUTERONÔMIO 4:2, 12:32 e PROVERBIOS 30:6.

  13. Somos filhos de Deus de Israel. Criador e nele confiamos. Temos fé . Oramos a ele . E dedicamos toda nossa vida à ele. Temos igreja oramos à ele. Guardamos os seus mandamentos e preceitos. A diferença é que outras religiões não seguem os mandamentos e são cpitalistas. Só querem dinheiro.

  14. Tem um site “cacp”que fica perdendo o seu tempo falando que somos seita!
    Fiz uma pergunta:Qual a diferença do sábado de ex:20:8-11 e oseias 2:11…
    Até agora eles não responderam!
    Enfim,perdem seu tempo ,pois estão lutando com o próprio Deus!

  15. Ah pastor tenho vontade de um dia o senhor pregar para um amigo meu de outra denominação que sempre me fala que nossa igraja foi criada a partir das alucinações de Ellen white.
    Fico triste com esse tipo de comentário.
    Uma abraço e que Deus te use sempre para nos dar respostas como essa.

      1. Olá paz eu sou de outra igreja mais amo os estudos de vcs eu tenho um DVD do grande conflito e amei queria mais outros estudos como faço pra consegui por favor me manda a resposta pelo meu zap 011 974955652 Paula e meu nome obg Deus vos abençoe

        1. Graça e Paz irmã Paula. Desculpe me inserir na sua questão, vou te dar uma dica que pode ajudá-la, vou reportar à você o número da Associação Paulista Sul da IASD, lá você pode ter informações sobre os estudos e cursos e sobre qualquer dúvida que tiver. Dependendo da região onde você mora, eles encaminham você para a Associação mais próxima. O número é 2128.1000. Atende de segunda a sexta-feira no horário comercial.

    1. Estudei varias religioes fui mormon ,testemunha de jeova , mas antes disso servia o camdoble junto com minha familia … hoje sou da aventista … como as outras religioes que fala sobre seus fundadores voces fala demais dessa white … o diabo teme a deus jesus o repreendeu … mas a white satanas a teme com seu fracos escriticos … estou na adventista para fala de jesus que e o principal foco pois fui da igreja dos bruxos e sei que satanas so teme a outoridades espiritual que e deus….

      1. Satanás teme todo aquele que tem a Cristo Jesus como senhor de sua vida.

        Louvo a Deus por ter encontrado esse povo que processa a fé em Jesus Cristo e guarda seus mandamentos!

    1. Se é para guardar o sábado, então o correto é que os adventistas guardem todas as leis mosaicas sem exceção! Se é pra seguir “a lei” é claro…

      1. Irmão, se não é para guardar ao Sábado, fica-se entendido porque muitos pastores roubam os fiéis: porque os mandamentos foram abolidos e roubar já não é mais pecado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes