Realmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma Seita…

Realmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma Seita…

Gostei muito da criatividade do irmão João Miranda da cidade de Queimadas, PB, na defesa do adventismo contra a acusação de que fazemos parte de uma “seita”. Com bom humor ele disse que realmente a Igreja Adventista é uma seita porque:

1. ASeita o Deus verdadeiro revelado nas Escrituras (Jo 17:3).

2. ASeita a Jesus como Salvador e Deus (1Jo 5:12, 20).

3. ASeita a Personalidade e a Divindade do Espírito Santo (At 5:3, 4).

4. ASeita o Antigo e Novo Testamentos como inspirados, sem aumentá-los ou diminuí-los (2Tm 3:16).

5. ASeita os Dez Mandamentos (Êx 20:1-17) como “inspirados” por Deus (na verdade, foram escritos pelo dedo dEle – Êx 31:18).

6. ASeita o dom profético prometido para a Igreja nos últimos dias (At 2:17, 18; Ap 19:10) sem, com isso, sugerir qualquer acréscimo às Escrituras (Ap 22:18, 19).

7. ASeita as leis de saúde como ensinadas na Bíblia. Afinal, corpo saudável é sinônimo de mente sã e espiritualidade vigorosa. Não pode ser diferente porque somos seres holísticos (1Ts 5:23, 24). Ao contrário do que muitos ensinam, o corpo não é a “prisão” da alma: é o templo do Espírito Santo (1Co 3:16, 17; 6:19, 20). Portanto, é sagrado e precisa ser cuidado (1Co 10:31; 3Jo 2).

🙂 🙂 

É óbvio que não se escreve “aseita”, mas “aceita” 😉 Foi apenas uma brincadeira para destacar uma grande verdade: apesar de suas crenças distintivas, os adventistas não podem ser honestamente considerados sectários, como bem destacou o Dr. John E. Brown, teólogo evangélico, presidente da Brown University e do Internacional Fellowship:

“Em todas as doutrinas cardeais da Bíblia – a concepção milagrosa de Jesus, Seu nascimento virginal, a crucifixão, a ressurreição, a ascensão, Sua divindade, a expiação, a segunda vinda, a pessoalidade do Espírito Santo e a infalibilidade da Bíblia – os Adventistas do Sétimo Dia permanecem firmes como aço”[1]

Se for para ser considerados uma “seita” por aceitarem o que está na Palavra de Deus, os adventistas do sétimo dia continuarão fazendo questão de serem assim chamados. Sentimo-nos honrados por partilharmos da mesma acusação feita a Paulo por ele fazer parte da “seita dos nazarenos” (At 24:5).

Porém, se formos assim rotulados para criar nas pessoas preconceito quanto às nossas crenças, teremos de nos defender de tal acusação sem fundamento. E em nossa defesa, usamos a argumentação do apóstolo Paulo pois, assim como ele, estamos entre os poucos cristãos que creem na validade da Lei de Moisés e do Antigo Testamento:

“Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (At 24:14).

Como bem disse o irmão Miranda em sua conclusão bem-humorada: “que bela seita é essa que aceita tudo o que a Bíblia ensina, não é? Você não acha que vale à pena fazer parte de uma seita assim?” 🙂 

Clique aqui e conheça meu folheto intitulado “Religião Cristã ou Seita?” para ter mais argumentos em sua defesa.

Clique nesta imagem para ir ao site e conhecer o conteúdo do áudio livro

Referência bibliográfica

John E. Brown, In the Cult Kingdom: Mormonism, Eddyism and Russelism (Siloam Springs, Ark.: International Federation Pub. Co, 1918 [?]), p. 7.

Anterior “Não devemos celebrar o Natal porque os apóstolos não celebraram”
Próximo Fim do ano: fim do mundo?

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 498 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 44 Comentários

Tradução do Novo Mundo: Texto Confiável ou Propaganda Ideológica?

Quero brindar-lhe caro leitor com um artigo de extrema qualidade, elaborado por Damião Bonfim dos Santos, um estudioso da Bíblia e conhecedor de Crítica Textual. O artigo demonstra sem margem

Apologética Cristã 0 Comentários

Como entender Apocalipse 13?

Apocalipse 13 é um texto simbólico profético que faz menção às duas bestas: a que emerge do mar e a que emerge da terra. A palavra “besta” em profecia representa

Apologética Cristã 0 Comentários

Qual a diferença entre alma e espírito?

Os significados das palavras “alma” e “espírito” na Bíblia Nas informações etimológicas[1], nós podemos encontrar que as palavras “alma” e “espírito” nas Escrituras provêm de palavras hebraicas e gregas, línguas

49 Comentários

  1. Nivaldo
    julho 30, 21:51 Resposta

    Só me responda uma pergunta.
    É possível que um membro de uma outra denominação seja salvo, ou realmente só a IASD é a única igreja pela qual se conhece o caminho para a salvação?

  2. Erica
    outubro 30, 23:15 Resposta

    E pensar q já pensei q a IASD fosse realmente uma seita.????Mas graças a Deus agora descobri a vdd e hj tenho o privilégio d ser uma Adventista do sétimo dia!?

  3. Mariana
    outubro 15, 04:06 Resposta

    Os adventistas podem até ter aceitado tudo isso, mas, pra mim, n deixa de ser seita. Sou da batista e tenho parentes na adventista, mas n concordo com ela. Guardar o sábado, acima de tudo, não salva ninguém. Jesus expulsou demônios no sábado, curou enfermos no sábado, portanto, fazendo isso, Ele msm quis nos passar q o amor de Deus está acima das doutrinas humanas. Peço, pelo amor Dele, q deixem de ser como os fariseus. Q Deus abençoe a todos.

    • Jocélio Vieira
      julho 28, 17:41 Resposta

      Irmã Mariana, a IASD nunca pregou que o sábado salvará alguém do juízos de Deus… Nós pregamos a Cristo como o único meio de salvação.
      Leia a Bíblia e verá que Satanás foi o primeiro a atacar ao sábado é isso porque ele, o sábado, mostra quem é Deus (Êxodo 20:8-11).

  4. Claudia
    maio 28, 21:10 Resposta

    Preciso que orem por Eliel ele sofre de transtorno bipolar e está em crise. Que Deus nos ajude a vencermos essa doença dele pois o amo muito.

  5. Claudia
    maio 28, 21:06 Resposta

    Deus pode curar alguem com transtorno bipolar?pq eu oro e nada acontece de melhor para meu namorado?

  6. A unica coisa que não gosto é aSeita é a idolatria a esta Hellen G W
    Assistindo um video de vcs que amo muito
    Vcs enfatizam muito esta escritora
    E para mim o modo em que vcs colocam ela
    pra mim é idolatria
    E a mesma é pecado
    Não deixo de assistir
    Pois como tenho mais ou menos o embasamento biblico
    Aprendo e entendo como vcs explicam
    Tenham um bom dia Em Nome dEJesus Cristo

    • Tenorio
      janeiro 28, 18:27 Resposta

      30Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “Compreendes o que estás lendo?” 31Ao que ele replicou: “Como poderei compreender, a não ser que alguém me explique? E pediu a Filipe que subisse e se sentasse ao seu lado.

      Nem todos possuem a facilidade para entenderem alguns textos bíblicos, e a nossa irmã e profetiza Ellen White desenha cada texto de uma forma maravilhosa. Amo Ellen White

  7. Cleilton
    março 21, 06:05 Resposta

    A Igreja Adventista É Uma ótima Igreja, Leandro! Tá De Parabéns um Ótimo Pregador até Dizer Que Não Existe Inferno, De Gênesis até apocalipse Diz Sobre O Inferno, Ótimo Texto Postado, Só Que A Igreja adventista Tem Deixado A Frieza Do Inimigo Tomar Conta Dos Ministros e Membros, é Cada Ladainha que Sai Dá Bocas De Alguns, Que Só Jesus Pra ter Misericórdia,Deus Abençoe A Todos ,a Parte Do Inferno é O Seguinte, Se Deus Preparou Um Lugar Pra Quem Quer a Salvação, Deus Também Preparou Um Lugar Pros Que Não Querem a Salvação.
    Isso é Óbvio não Precisa de Dons Pra Isso Ser Revelado, Só Basta Pensar.

  8. Lucas
    janeiro 23, 22:00 Resposta

    Muito bom. Não conhecia este site..

  9. Vilson
    janeiro 23, 21:21 Resposta

    Sou da Assembleia de Deus e quero dizer que apesar das divergências estamos juntos.
    Gostei dá publicação
    Deus vos abençoe !

  10. Leidilene Teixeira
    janeiro 23, 16:44 Resposta

    Se seguir o que manda a bíblia é seita, então eu faço questão de dizer que faço parte dessa seita. Há seis meses dicidi ser adventista, depois de acompanhar por cinco meses a tv novo tempo que é fiel à bíblia.
    Estou batizada há quarenta dias e nunca tive uma decisão melhor do que esta.
    Quem fala mal deveria ir em uma igreja adventista do sétimo dia e assistir um culto para ter certeza que o que se segue é a palavra de Deus.

  11. Nana
    janeiro 22, 14:10 Resposta

    É considerado seita pq não é Bíblia como unica base mas sim os escritos da Ellen White

    • Leandro Quadros
      janeiro 22, 17:45 Resposta

      Oi, Nana: como base nas citações de Ellen G. White a seguir, como você comprova essa sua afirmação?

      “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios. Atos 10? (Primeiros Escritos, p. 78).

      “A Palavra de Deus é suficiente para iluminar o Espírito mais obscurecido, e pode ser compreendida por todo aquele que sinceramente deseja entendê-la” (Conselhos Para a Igreja, p. 93).

      Aguardarei com carinho e respeito sua resposta.

      Graça e paz.

      • Marcio
        junho 05, 12:11 Resposta

        O mais interessante que querem rebater um comentário que está falando que o adventismo usa “anexos” como complemento à Bíblia sem usar a Bíblia. Além das modificações que existem nos livros de Ellen White, aliás se ela foi uma profetisa porque a palavra profetizada teve que ser adulterada pelos seus seguidores? Será que Deus se enganou?

        Uma resposta adequada a Nana seria o descrito em Mateus 5:18 encontramos: “Porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i (iota=letra), uma só virgula da Lei, sem que tudo seja realizado”.

        Também podemos acrescentar Gálatas 1:8-9: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado (os descritos na Bíblia), seja este maldito. Assim, como já dissemos, agora repito: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja maldito.”

        • Jocélio Vieira
          julho 28, 17:49 Resposta

          Caro Márcio,

          Seria bom colocar os versos dentro de seu contexto porque a IASD nunca usou os escritos de EGW como complemento à Bíblia. Pelo contrário, como já foi ratificado, ela cita, unicamente, a Bíblia como regra de fé.

    • Antonio Velozo
      março 20, 00:33 Resposta

      Olá Nana!
      Completando a resposta do professor Leandro, quero deixar um texto da própria autora:

      “Quanto mais examinarmos as promessas da Palavra de Deus, mais brilhantes ficam. Quanto mais as pusermos em prática mais profunda será a nossa compreensão delas. Nossa atitude e crença têm por base a Bíblia. E nunca queremos que alma nenhuma faça prevalecer os Testemunhos sobre a Bíblia.” (Evangelismo).
      O interessante é que os Testemunhos não prevalecem à Bíblia, diz a autora; estariam os adventistas do sétimo dia se contradizendo ou há pessoas que não aceitam eles como contendo a verdade e sendo o povo que mais estudam e buscam viver pelo “Estar escrito”?

      Sou fã dos escritos de Ellen White, tenho poucos livros dela, e tudo é por base a Bíblia, como ela mesmo diz:
      “Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior. Oh! quanto bem poderia ser feito se os livros que contêm esta luz fossem lidos com a resolução de se executarem os princípios que eles contêm! Haveria uma vigilância mil vezes maior, um esforço abnegado e resoluto mil vezes maior. E muitos mais estariam agora regozijando – se na luz da verdade presente.” (O Colportor Evangelista)

  12. Carlos Roberto da Silva
    janeiro 22, 13:15 Resposta

    Felizes todos àqueles que por trás de uma seita aceitam as verdades escritas na Sagradas Escrituras por ela ensinada.
    Se somos uma uma seita é porque não aceitamos ensinamentos de homens, mas sim aquele quê vem em sua integridade desde o GÊNESIS ATÉ AO APOCALIPSE, conforme o apóstolo João nos ensina no livro do APOCALIPSE CAP 22 VERS. 18-19; DEUTERONÔMIO 4:2, 12:32 e PROVERBIOS 30:6.

  13. romeu
    janeiro 22, 13:10 Resposta

    Somos filhos de Deus de Israel. Criador e nele confiamos. Temos fé . Oramos a ele . E dedicamos toda nossa vida à ele. Temos igreja oramos à ele. Guardamos os seus mandamentos e preceitos. A diferença é que outras religiões não seguem os mandamentos e são cpitalistas. Só querem dinheiro.

  14. Matias
    dezembro 31, 19:16 Resposta

    Não acredito que o cacp esteja tão por fora assim como diz o professor.

    • Leandro Quadros
      janeiro 07, 18:41 Resposta

      Dê as evidências para sua afirmação, Matias. Considerarei cada uma delas. Paz!

  15. Matias
    dezembro 31, 19:14 Resposta

    Realmente não responderam ou você não teve paciência de esperar?

  16. Fernando Souza
    dezembro 26, 17:48 Resposta

    Tem um site “cacp”que fica perdendo o seu tempo falando que somos seita!
    Fiz uma pergunta:Qual a diferença do sábado de ex:20:8-11 e oseias 2:11…
    Até agora eles não responderam!
    Enfim,perdem seu tempo ,pois estão lutando com o próprio Deus!

  17. Jefferson
    dezembro 23, 21:30 Resposta

    Eu faço parte dessa “Seita” pois aceito toda a Bíblia como regra de fé…

  18. Gleiciane
    dezembro 23, 16:54 Resposta

    Ah pastor tenho vontade de um dia o senhor pregar para um amigo meu de outra denominação que sempre me fala que nossa igraja foi criada a partir das alucinações de Ellen white.
    Fico triste com esse tipo de comentário.
    Uma abraço e que Deus te use sempre para nos dar respostas como essa.

      • Paula
        fevereiro 10, 01:16 Resposta

        Olá paz eu sou de outra igreja mais amo os estudos de vcs eu tenho um DVD do grande conflito e amei queria mais outros estudos como faço pra consegui por favor me manda a resposta pelo meu zap 011 974955652 Paula e meu nome obg Deus vos abençoe

        • Carlos
          abril 01, 11:30 Resposta

          Graça e Paz irmã Paula. Desculpe me inserir na sua questão, vou te dar uma dica que pode ajudá-la, vou reportar à você o número da Associação Paulista Sul da IASD, lá você pode ter informações sobre os estudos e cursos e sobre qualquer dúvida que tiver. Dependendo da região onde você mora, eles encaminham você para a Associação mais próxima. O número é 2128.1000. Atende de segunda a sexta-feira no horário comercial.

      • Joel Alves
        outubro 30, 23:33 Resposta

        Sou de outra denomição, eu tenho que dizer qundo ouço palavra de um adventista eu sinto uma paz

    • Bene
      janeiro 10, 09:07 Resposta

      Estudei varias religioes fui mormon ,testemunha de jeova , mas antes disso servia o camdoble junto com minha familia … hoje sou da aventista … como as outras religioes que fala sobre seus fundadores voces fala demais dessa white … o diabo teme a deus jesus o repreendeu … mas a white satanas a teme com seu fracos escriticos … estou na adventista para fala de jesus que e o principal foco pois fui da igreja dos bruxos e sei que satanas so teme a outoridades espiritual que e deus….

      • Jocélio Vieira
        julho 28, 17:34 Resposta

        Satanás teme todo aquele que tem a Cristo Jesus como senhor de sua vida.

        Louvo a Deus por ter encontrado esse povo que processa a fé em Jesus Cristo e guarda seus mandamentos!

  19. Reginaldo Costa
    dezembro 23, 14:59 Resposta

    Muito bom! Gostei da criatividade! Uma maneira inteligente de testemunhar da verdade!

    • João
      maio 01, 15:53 Resposta

      Se é para guardar o sábado, então o correto é que os adventistas guardem todas as leis mosaicas sem exceção! Se é pra seguir “a lei” é claro…

      • Jocélio Vieira
        julho 28, 17:36 Resposta

        Irmão, se não é para guardar ao Sábado, fica-se entendido porque muitos pastores roubam os fiéis: porque os mandamentos foram abolidos e roubar já não é mais pecado.

Deixe seu Comentário