Apologética Cristã

Realmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma Seita…

logo-iasd-950x535

Gostei muito da criatividade do irmão João Miranda da cidade de Queimadas, PB, na defesa do adventismo contra a acusação de que fazemos parte de uma “seita”. Com bom humor ele disse que realmente a Igreja Adventista é uma seita porque:

1. ASeita o Deus verdadeiro revelado nas Escrituras (Jo 17:3).

2. ASeita a Jesus como Salvador e Deus (1Jo 5:12, 20).

3. ASeita a Personalidade e a Divindade do Espírito Santo (At 5:3, 4).

4. ASeita o Antigo e Novo Testamentos como inspirados, sem aumentá-los ou diminuí-los (2Tm 3:16).

5. ASeita os Dez Mandamentos (Êx 20:1-17) como “inspirados” por Deus (na verdade, foram escritos pelo dedo dEle – Êx 31:18).

6. ASeita o dom profético prometido para a Igreja nos últimos dias (At 2:17, 18; Ap 19:10) sem, com isso, sugerir qualquer acréscimo às Escrituras (Ap 22:18, 19).

7. ASeita as leis de saúde como ensinadas na Bíblia. Afinal, corpo saudável é sinônimo de mente sã e espiritualidade vigorosa. Não pode ser diferente porque somos seres holísticos (1Ts 5:23, 24). Ao contrário do que muitos ensinam, o corpo não é a “prisão” da alma: é o templo do Espírito Santo (1Co 3:16, 17; 6:19, 20). Portanto, é sagrado e precisa ser cuidado (1Co 10:31; 3Jo 2).

🙂 🙂 

É óbvio que não se escreve “aseita”, mas “aceita” 😉 Foi apenas uma brincadeira para destacar uma grande verdade: apesar de suas crenças distintivas, os adventistas não podem ser honestamente considerados sectários, como bem destacou o Dr. John E. Brown, teólogo evangélico, presidente da Brown University e do Internacional Fellowship:

“Em todas as doutrinas cardeais da Bíblia – a concepção milagrosa de Jesus, Seu nascimento virginal, a crucifixão, a ressurreição, a ascensão, Sua divindade, a expiação, a segunda vinda, a pessoalidade do Espírito Santo e a infalibilidade da Bíblia – os Adventistas do Sétimo Dia permanecem firmes como aço”[1]

Se for para ser considerados uma “seita” por aceitarem o que está na Palavra de Deus, os adventistas do sétimo dia continuarão fazendo questão de serem assim chamados. Sentimo-nos honrados por partilharmos da mesma acusação feita a Paulo por ele fazer parte da “seita dos nazarenos” (At 24:5).

Porém, se formos assim rotulados para criar nas pessoas preconceito quanto às nossas crenças, teremos de nos defender de tal acusação sem fundamento. E em nossa defesa, usamos a argumentação do apóstolo Paulo pois, assim como ele, estamos entre os poucos cristãos que creem na validade da Lei de Moisés e do Antigo Testamento:

“Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (At 24:14).

Como bem disse o irmão Miranda em sua conclusão bem-humorada: “que bela seita é essa que aceita tudo o que a Bíblia ensina, não é? Você não acha que vale à pena fazer parte de uma seita assim?” 🙂 

Clique aqui e conheça meu folheto intitulado “Religião Cristã ou Seita?” para ter mais argumentos em sua defesa.

Referência bibliográfica

John E. Brown, In the Cult Kingdom: Mormonism, Eddyism and Russelism (Siloam Springs, Ark.: International Federation Pub. Co, 1918 [?]), p. 7.

Tags:

13 comments

  1. TÃO CLARO COMO O SOL DE MEIO DIA 🙂

  2. Muito bom! Gostei da criatividade! Uma maneira inteligente de testemunhar da verdade!

  3. Ah pastor tenho vontade de um dia o senhor pregar para um amigo meu de outra denominação que sempre me fala que nossa igraja foi criada a partir das alucinações de Ellen white.
    Fico triste com esse tipo de comentário.
    Uma abraço e que Deus te use sempre para nos dar respostas como essa.

    1. Oi, Gleiciane! Com certeza, o folheto que escrevi (veja em http://lerstore.lojaintegrada.com.br/) será de grande auxílio para ele reavaliar sua posição, caso ele queira. Conte comigo sempre. Grande abraço.

  4. Muito bom o material irmão Leandro não vou mentir que a principio me assustei rsrs

    1. 🙂 Um abraço caro Jonatan!

  5. Eu faço parte dessa “Seita” pois aceito toda a Bíblia como regra de fé…

  6. Tão claro com o sol de verão no nordeste

  7. Tem um site “cacp”que fica perdendo o seu tempo falando que somos seita!
    Fiz uma pergunta:Qual a diferença do sábado de ex:20:8-11 e oseias 2:11…
    Até agora eles não responderam!
    Enfim,perdem seu tempo ,pois estão lutando com o próprio Deus!

    1. Infelizmente, Fernando, o referido site está bastante por fora do assunto “adventismo”.

  8. Realmente não responderam ou você não teve paciência de esperar?

  9. Não acredito que o cacp esteja tão por fora assim como diz o professor.

    1. Dê as evidências para sua afirmação, Matias. Considerarei cada uma delas. Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *