Apologética Cristã

Realmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma Seita…

Gostei muito da criatividade do irmão João Miranda da cidade de Queimadas, PB, na defesa do adventismo contra a acusação de que fazemos parte de uma “seita”. Com bom humor ele disse que realmente a Igreja Adventista é uma seita porque:

1. ASeita o Deus verdadeiro revelado nas Escrituras (Jo 17:3).

2. ASeita a Jesus como Salvador e Deus (1Jo 5:12, 20).

3. ASeita a Personalidade e a Divindade do Espírito Santo (At 5:3, 4).

4. ASeita o Antigo e Novo Testamentos como inspirados, sem aumentá-los ou diminuí-los (2Tm 3:16).

5. ASeita os Dez Mandamentos (Êx 20:1-17) como “inspirados” por Deus (na verdade, foram escritos pelo dedo dEle – Êx 31:18).

6. ASeita o dom profético prometido para a Igreja nos últimos dias (At 2:17, 18; Ap 19:10) sem, com isso, sugerir qualquer acréscimo às Escrituras (Ap 22:18, 19).

7. ASeita as leis de saúde como ensinadas na Bíblia. Afinal, corpo saudável é sinônimo de mente sã e espiritualidade vigorosa. Não pode ser diferente porque somos seres holísticos (1Ts 5:23, 24). Ao contrário do que muitos ensinam, o corpo não é a “prisão” da alma: é o templo do Espírito Santo (1Co 3:16, 17; 6:19, 20). Portanto, é sagrado e precisa ser cuidado (1Co 10:31; 3Jo 2).

🙂 🙂 

É óbvio que não se escreve “aseita”, mas “aceita” 😉 Foi apenas uma brincadeira para destacar uma grande verdade: apesar de suas crenças distintivas, os adventistas não podem ser honestamente considerados sectários, como bem destacou o Dr. John E. Brown, teólogo evangélico, presidente da Brown University e do Internacional Fellowship:

“Em todas as doutrinas cardeais da Bíblia – a concepção milagrosa de Jesus, Seu nascimento virginal, a crucifixão, a ressurreição, a ascensão, Sua divindade, a expiação, a segunda vinda, a pessoalidade do Espírito Santo e a infalibilidade da Bíblia – os Adventistas do Sétimo Dia permanecem firmes como aço”[1]

Se for para ser considerados uma “seita” por aceitarem o que está na Palavra de Deus, os adventistas do sétimo dia continuarão fazendo questão de serem assim chamados. Sentimo-nos honrados por partilharmos da mesma acusação feita a Paulo por ele fazer parte da “seita dos nazarenos” (At 24:5).

Porém, se formos assim rotulados para criar nas pessoas preconceito quanto às nossas crenças, teremos de nos defender de tal acusação sem fundamento. E em nossa defesa, usamos a argumentação do apóstolo Paulo pois, assim como ele, estamos entre os poucos cristãos que creem na validade da Lei de Moisés e do Antigo Testamento:

“Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (At 24:14).

Como bem disse o irmão Miranda em sua conclusão bem-humorada: “que bela seita é essa que aceita tudo o que a Bíblia ensina, não é? Você não acha que vale à pena fazer parte de uma seita assim?” 🙂 

Clique aqui e conheça meu folheto intitulado “Religião Cristã ou Seita?” para ter mais argumentos em sua defesa.

Referência bibliográfica

John E. Brown, In the Cult Kingdom: Mormonism, Eddyism and Russelism (Siloam Springs, Ark.: International Federation Pub. Co, 1918 [?]), p. 7.

Tags:

24 comments

  1. TÃO CLARO COMO O SOL DE MEIO DIA 🙂

  2. Muito bom! Gostei da criatividade! Uma maneira inteligente de testemunhar da verdade!

  3. Ah pastor tenho vontade de um dia o senhor pregar para um amigo meu de outra denominação que sempre me fala que nossa igraja foi criada a partir das alucinações de Ellen white.
    Fico triste com esse tipo de comentário.
    Uma abraço e que Deus te use sempre para nos dar respostas como essa.

    1. Oi, Gleiciane! Com certeza, o folheto que escrevi (veja em http://lerstore.lojaintegrada.com.br/) será de grande auxílio para ele reavaliar sua posição, caso ele queira. Conte comigo sempre. Grande abraço.

      1. Olá paz eu sou de outra igreja mais amo os estudos de vcs eu tenho um DVD do grande conflito e amei queria mais outros estudos como faço pra consegui por favor me manda a resposta pelo meu zap 011 974955652 Paula e meu nome obg Deus vos abençoe

        1. Graça e Paz irmã Paula. Desculpe me inserir na sua questão, vou te dar uma dica que pode ajudá-la, vou reportar à você o número da Associação Paulista Sul da IASD, lá você pode ter informações sobre os estudos e cursos e sobre qualquer dúvida que tiver. Dependendo da região onde você mora, eles encaminham você para a Associação mais próxima. O número é 2128.1000. Atende de segunda a sexta-feira no horário comercial.

  4. Muito bom o material irmão Leandro não vou mentir que a principio me assustei rsrs

    1. 🙂 Um abraço caro Jonatan!

  5. Eu faço parte dessa “Seita” pois aceito toda a Bíblia como regra de fé…

  6. Tão claro com o sol de verão no nordeste

  7. Tem um site “cacp”que fica perdendo o seu tempo falando que somos seita!
    Fiz uma pergunta:Qual a diferença do sábado de ex:20:8-11 e oseias 2:11…
    Até agora eles não responderam!
    Enfim,perdem seu tempo ,pois estão lutando com o próprio Deus!

    1. Infelizmente, Fernando, o referido site está bastante por fora do assunto “adventismo”.

      1. Mais por fora do arco de barril. rsrs

  8. Realmente não responderam ou você não teve paciência de esperar?

  9. Não acredito que o cacp esteja tão por fora assim como diz o professor.

    1. Dê as evidências para sua afirmação, Matias. Considerarei cada uma delas. Paz!

  10. Somos filhos de Deus de Israel. Criador e nele confiamos. Temos fé . Oramos a ele . E dedicamos toda nossa vida à ele. Temos igreja oramos à ele. Guardamos os seus mandamentos e preceitos. A diferença é que outras religiões não seguem os mandamentos e são cpitalistas. Só querem dinheiro.

  11. É considerado seita pq não é Bíblia como unica base mas sim os escritos da Ellen White

    1. Oi, Nana: como base nas citações de Ellen G. White a seguir, como você comprova essa sua afirmação?

      “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios. Atos 10″ (Primeiros Escritos, p. 78).

      “A Palavra de Deus é suficiente para iluminar o Espírito mais obscurecido, e pode ser compreendida por todo aquele que sinceramente deseja entendê-la” (Conselhos Para a Igreja, p. 93).

      Aguardarei com carinho e respeito sua resposta.

      Graça e paz.

  12. Se seguir o que manda a bíblia é seita, então eu faço questão de dizer que faço parte dessa seita. Há seis meses dicidi ser adventista, depois de acompanhar por cinco meses a tv novo tempo que é fiel à bíblia.
    Estou batizada há quarenta dias e nunca tive uma decisão melhor do que esta.
    Quem fala mal deveria ir em uma igreja adventista do sétimo dia e assistir um culto para ter certeza que o que se segue é a palavra de Deus.

  13. Sou da Assembleia de Deus e quero dizer que apesar das divergências estamos juntos.
    Gostei dá publicação
    Deus vos abençoe !

    1. Obrigado pelo carinho, Vilson 😉

  14. Muito bom. Não conhecia este site..

    1. Bom que gostou do site, Lucas. Obrigado por seu retorno! Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *