Leandro Quadros

É possível ser cristão e maçom?

“Sou cristão porque sigo a Palavra de Deus e creio em Jesus. Não acredito em bandeiras religiosas ou dogmas. Sempre perguntei aos pastores por que excomungar tanto a Maçonaria e relacioná-la com o demônio, sendo que: (1) nenhum homem pode ser maçom sem ser crente em Deus; (2) o maçom não faz nada sem antes invocar a Deus e agradecer as bênçãos.” A.S, por e-mail.
Suas observações foram muito interessantes. Realmente, a Maçonaria é muitas vezes confundida com satanismo, o que é errado. A Maçonaria invoca, sim, a Deus – inclusive O chamam de G.A.D.U. – Grande Arquiteto do Universo. E os membros da loja fazem obras de caridade muito importantes para a sociedade.

Entretanto, precisamos reconhecer e aceitar que algumas crenças dos maçons não estão em conformidade com a Bíblia. Vou destacar algumas delas:

1) Para eles, a Bíblia, mesmo sendo um livro importante, é apenas um “símbolo” da vontade Divina e não necessariamente um livro inspirado por Deus. Isso contradiz 2 Timóteo 3:16, 17 e João 5:39:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

“Examinais as Escrituras, porque pensais ter nelas a vida eterna. São estas mesmas Escrituras que testificam de Mim.”

2) Eles não crêem no Deus pessoal e triúno das Escrituras, o que contraria Gênesis 1:26 e Mateus 28:19:
“Então disse Deus: ‘Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança.”

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
3) Jesus Cristo não é considerado pelos maçons como um Ser Divino. Totalmente o oposto do que afirmam João 1:1-4, 14 e Colossenses 2:8, 9:

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito. NEle estava a vida, e esta era a luz dos homens. Aquele que é a Palavra tornou-Se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito e vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”

4) Afirmam que cada pessoa pode alcançar a salvação por si mesma, desenvolvendo um conceito próprio sobre Deus. Tal idéia é conflitante com Efésios 2:8, 9 e João 17:3:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”

“Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

5) Não pregam sobre a importante doutrina do juízo final. Ler Romanos 14:12 e 2 Coríntios 5:10:

“Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”

“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.”

6) O ensino central cristão sobre a volta de Jesus também é ignorado e passado por alto, o que fará com que muitos maçons sejam pegos de surpresa! Vejamos o que diz a Bíblia em Apocalipse 1:7 e Mateus 24:44:

“Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho O verá, até mesmo aqueles que O traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dEle. Assim será! Amém.”

“Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.”
Perceba que a Maçonaria, mesmo não tendo ligação com o satanismo, nega ensinos fundamentais da fé cristã e, portanto, não há como ser cristão e maçom ao mesmo tempo. Aceitamos a mensagem bíblica por completo ou somos maçons. Não há meio termo.

Com isso, não estamos negando a sinceridade e a bondade de muitos que vão à loja maçônica. Apenas mostramos que, biblicamente, não há harmonia entre os ensinos bíblicos e os ensinos da Maçonaria.

Para um estudo aprofundado sobre a maçonaria, recomendo a leitura do livro Maçonaria e Fé Cristã, de J. Scott Horrell (Ed. Mundo Cristão).

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

8 respostas

  1. Existem vários pastores renomados envolvidos com a maçonaria. Isso é uma abominação!
    Que tem Jesus tem a luz e não precisa responder que veio das trevas a procura da luz!

  2. Acredito que uma coisa é não ser cristão e outra coisa é ser satanista. Existem islamistas, budistas e acreditam que essas religiões não cultuam o diabo. Quando falamos de satanistas, falamos de coisas muito mais complexas e assustadoras. Sacrifícios em nome do diabo por exemplo. Mas concordo que pela explicação do pastor, não tem como ser maçon e cristão, já que ele afirma que eles não consideram Jesus Cristo como um Ser Divino e não consideram a Bíblia como a palavra de Deus.

  3. O senhor pastor é liso igual sabonete.
    O senhor tem medo de quem?
    Afirma logo que um cristão ñ pode ser maçon por motivos óbvios. Os líderes são satanista sim. Embora muitos q frequentam não saibam.
    Jesus é Santo. É Deus. E naquele lugar sem luz…O senhor Jesus não passa de uma pessoa insignificante.
    Quero lembralo pastor, que Jesus pagou um alto preço pela nossa salvação.
    Seja valente pastor. maçonaria é do diabo.
    Não seja liso igual sabonete. Ta com medo do que?

  4. Agora com o avanço da internet…fica mais claro em desvendar o satanismo que é a maçonaria.
    Cristão maçon…é lamentável. Jesus é Deus.
    Pastores maçons…isso não é novidade.
    Não tem como unir, luz e trevas.
    Jesus é Santo.
    Saia dessa enquanto há tempo.

  5. O evangelho não é secreto. Pelo contrário, tem que ser anunciado. Ordem do Senhor Jesus.
    Participar de algo secreto e não admitir a Deidade de Jesus…por si só já é suficiente pra afirmar que a maçonaria é diabólica.

  6. Como o próprio artigo mostra, eles desvirtuam as verdades bíblicas e apresentam um “deus genérico”: GADU. Ensinamo homem pode salvar a si mesmo, invalidando o ensinamento de Cristo; Não consideram Jesus divino; Negam a trindade; Não reconhecem a importância da bília e de sua inspiração divina. Então, o que um cristão vai fazer lá? Sinceramente , se esses ensinos não são demoníacos, não sei mais o que é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes