É possível ser cristão e maçom ao mesmo tempo?

É possível ser cristão e maçom ao mesmo tempo?

“Sou cristão porque sigo a Palavra de Deus e creio em Jesus. Não acredito em bandeiras religiosas ou dogmas. Sempre perguntei aos pastores por que excomungar tanto a Maçonaria e relacioná-la com o demônio, sendo que: (1) nenhum homem pode ser maçom sem ser crente em Deus; (2) o maçom não faz nada sem antes invocar a Deus e agradecer as bênçãos.” A.S, por e-mail.
Suas observações foram muito interessantes. Realmente, a Maçonaria é muitas vezes confundida com satanismo, o que é errado. A Maçonaria invoca, sim, a Deus – inclusive O chamam de G.A.D.U. – Grande Arquiteto do Universo. E os membros da loja fazem obras de caridade muito importantes para a sociedade.

Entretanto, precisamos reconhecer e aceitar que algumas crenças dos maçons não estão em conformidade com a Bíblia. Vou destacar algumas delas:
1) Para eles, a Bíblia, mesmo sendo um livro importante, é apenas um “símbolo” da vontade Divina e não necessariamente um livro inspirado por Deus. Isso contradiz 2 Timóteo 3:16, 17 e João 5:39:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
“Examinais as Escrituras, porque pensais ter nelas a vida eterna. São estas mesmas Escrituras que testificam de Mim.”
2) Eles não crêem no Deus pessoal e triúno das Escrituras, o que contraria Gênesis 1:26 e Mateus 28:19:
“Então disse Deus: ‘Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança.”
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
3) Jesus Cristo não é considerado pelos maçons como um Ser Divino. Totalmente o oposto do que afirmam João 1:1-4, 14 e Colossenses 2:8, 9:
“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito. NEle estava a vida, e esta era a luz dos homens. Aquele que é a Palavra tornou-Se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito e vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”
“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”
4) Afirmam que cada pessoa pode alcançar a salvação por si mesma, desenvolvendo um conceito próprio sobre Deus. Tal idéia é conflitante com Efésios 2:8, 9 e João 17:3:
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
“Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
5) Não pregam sobre a importante doutrina do juízo final. Ler Romanos 14:12 e 2 Coríntios 5:10:
“Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”
“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.”
6) O ensino central cristão sobre a volta de Jesus também é ignorado e passado por alto, o que fará com que muitos maçons sejam pegos de surpresa! Vejamos o que diz a Bíblia em Apocalipse 1:7 e Mateus 24:44:
“Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho O verá, até mesmo aqueles que O traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dEle. Assim será! Amém.”
“Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.”
Perceba que a Maçonaria, mesmo não tendo ligação com o satanismo, nega ensinos fundamentais da fé cristã e, portanto, não há como ser cristão e maçom ao mesmo tempo. Aceitamos a mensagem bíblica por completo ou somos maçons. Não há meio termo.
Com isso, não estamos negando a sinceridade e a bondade de muitos que vão à loja maçônica. Apenas mostramos que, biblicamente, não há harmonia entre os ensinos bíblicos e os ensinos da Maçonaria.
Para um estudo aprofundado sobre a maçonaria, recomendo a leitura do livro Maçonaria e Fé Cristã, de J. Scott Horrell (Ed. Mundo Cristão).
Um abraço e fique com Deus,
Leandro Quadros
Jornalista – consultor bíblico

Anterior Como devemos tratar o nosso próximo?
Próximo O Livro de Enoque - Mitos e fatos

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 735 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Apologética Cristã 4 Comentários

Dez Perguntas Para Quem Defende a Imortalidade da Alma

1º – Por que Jesus diz a Seus seguidores que iria subir para lhes “preparar moradas”, mas a ênfase que dá quanto à ocupação das mesmas é o momento do reencontro

Dicas de Livros 2 Comentários

Dicionário Brasileiro de Teologia demonstra que a “alma” é mortal

Introdução Cada vez mais teólogos protestantes (e também católicos) têm reconhecido que o conceito bíblico de “alma” difere radicalmente daquele apresentado pela filosofia grega e popular. Oscar Cullmann apontou em

Apologética Cristã 0 Comentários

Quem são os 24 anciãos em Apocalipse 4?

Esta questão me faz “pairar” sobre assuntos que me fazem desejar ainda mais estar logo no Lar dos remidos, para ver com meus próprios olhos, não mais com os olhos

7 Comentários

  1. Lucas
    fevereiro 15, 17:14 Resposta

    É pastor, acredito que o senhor deva uma resposta aos comentários aqui postados. Por que escondes o óbvio?

  2. Bárbara Campos
    julho 09, 13:38 Resposta

    Acredito que uma coisa é não ser cristão e outra coisa é ser satanista. Existem islamistas, budistas e acreditam que essas religiões não cultuam o diabo. Quando falamos de satanistas, falamos de coisas muito mais complexas e assustadoras. Sacrifícios em nome do diabo por exemplo. Mas concordo que pela explicação do pastor, não tem como ser maçon e cristão, já que ele afirma que eles não consideram Jesus Cristo como um Ser Divino e não consideram a Bíblia como a palavra de Deus.

  3. Antonio Teodoro
    março 06, 20:05 Resposta

    O senhor pastor é liso igual sabonete.
    O senhor tem medo de quem?
    Afirma logo que um cristão ñ pode ser maçon por motivos óbvios. Os líderes são satanista sim. Embora muitos q frequentam não saibam.
    Jesus é Santo. É Deus. E naquele lugar sem luz…O senhor Jesus não passa de uma pessoa insignificante.
    Quero lembralo pastor, que Jesus pagou um alto preço pela nossa salvação.
    Seja valente pastor. maçonaria é do diabo.
    Não seja liso igual sabonete. Ta com medo do que?

  4. Antonio Teodoro
    março 06, 19:09 Resposta

    Agora com o avanço da internet…fica mais claro em desvendar o satanismo que é a maçonaria.
    Cristão maçon…é lamentável. Jesus é Deus.
    Pastores maçons…isso não é novidade.
    Não tem como unir, luz e trevas.
    Jesus é Santo.
    Saia dessa enquanto há tempo.

  5. Antonio Teodoro
    março 06, 18:56 Resposta

    O evangelho não é secreto. Pelo contrário, tem que ser anunciado. Ordem do Senhor Jesus.
    Participar de algo secreto e não admitir a Deidade de Jesus…por si só já é suficiente pra afirmar que a maçonaria é diabólica.

  6. Everson Leal
    outubro 09, 20:22 Resposta

    Como o próprio artigo mostra, eles desvirtuam as verdades bíblicas e apresentam um “deus genérico”: GADU. Ensinamo homem pode salvar a si mesmo, invalidando o ensinamento de Cristo; Não consideram Jesus divino; Negam a trindade; Não reconhecem a importância da bília e de sua inspiração divina. Então, o que um cristão vai fazer lá? Sinceramente , se esses ensinos não são demoníacos, não sei mais o que é.

  7. Fernando
    novembro 01, 17:02 Resposta

    Muito obrigado pastor, fiquei completamente esclarecido acerca deste tema, muito obrigado e que Deus o ilumine a cada dia mais

Deixe seu Comentário