O divórcio não é um pecado imperdoável (Mas, lute por seu casamento!)

O divórcio não é um pecado imperdoável (Mas, lute por seu casamento!)

A seguir, compartilharei com você a resposta a um internauta que estava desesperado por achar que Deus nunca mais o perdoaria por ter colocado um fim no seu casamento: (e esse sentimento o impedia de voltar para a igreja)

Olá, querido irmão XXX,

Li o seu relato com muita compaixão porque o seu dilema é o mesmo de muitos cristãos sinceros que sofrem por não se sentirem perdoados. Realmente, você e sua primeira mulher não deviam ter se separado a não ser por motivo de adultério (Mateus 5:32; 19:9). Mas, será que o adultério (leve em conta que hoje os dois estão com outros cônjuges) é um pecado imperdoável? Já parou para pensar nisso?

Não estimulo ninguém ao pecado, pelo contrário! Apresento a opinião de Deus sobre um assunto (mesmo que falhe como humano) e não a minha. Por isso, precisamos encontrar o equilíbrio e a resposta Divina para você na Bíblia.

Você se lembra do rei Davi que mandou matar Urias para ficar com a mulher dele (2 Samuel 11). O rei colheu as consequências do erro dele (2 Samuel 12:14; capítulos 13-17), mas, Deus o perdoou depois de um arrependimento sincero: “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR [arrependimento]. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado [perdão Divino]; não morrerás.” 2 Samuel 12:13.

Se Deus perdoou Davi (entre outros) por que não perdoaria você, amigo? Precisa crer na graça maravilhosa de Jesus (Efésios 1:7) e recomeçar a sua vida ao lado dEle! Não há motivos para ficar se atormentando sendo que sua primeira esposa já se casou e hoje você está com outra pessoa, com quem tem duas filhas. Deus jamais iria exigir de você que se separasse da atual mulher – terminando com outra família – para “ser perdoado”! Seria o mesmo que Ele tentar resolver um problema criando um maior.

Por isso, quando o Espírito Santo afirma em 1 João 1:9 que ao confessarmos nossos erros somos purificados “de toda a injustiça”, quer nos ensinar que Deus nos dá o perdão para todo tipo de pecado!

Siga a vida adiante com sua nova família, no atual contexto de sua vida. Viva dignamente, de cabeça erguida, pois, “as coisas antigas já passaram” (2 Coríntios 5:17) porque Jesus dá esse direito a qualquer pessoa que tem fé nEle (1 João 2:1).

E, volte para os braços do Pai. Ele nunca o abandonou e, por isso, fez com que escrevesse para que tivesse a certeza do amor dEle por você e soubesse que Ele o espera com saudades de Pai e com o amor de mãe: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”Isaías 49:15.

Sinta-se perdoado pelo sacrifício que Jesus fez por você e venha a Ele do jeito que está, pois o Senhor mesmo disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6:37.

Não deixe a sua consciência o machucar. Confronte-a com 1 João 3:19, 20 e creia mais na Bíblia – que garante o seu perdão – do que em seus próprios sentimentos.

“E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração; pois,se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”

Escreva-me sempre que quiser.
Um grande abraço e que a Paz de Cristo seja com você,

Leandro Quadros.

#Convite especial

O que acha de participar de meu 1o Seminário de Pregação Bíblica e aprender algumas técnicas de pregação?

Preparei essas aulas com muito carinho porque acredito que Deus poderá revolucionar a maneira de você pregar.

Ao acessar a página você terá as informações sobre a proposta do seminário, dicas exclusivas e, em breve, disponibilizaremos o dia do início das aulas. Convide amigos e, se tiver alguma dúvida, basta me escrever aqui no blog ou através da página onde disponibilizarei as informações do seminário.

Anterior Segundo Apocalipse 19:10, o Testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia?
Próximo Só o Pai é Deus? De maneira alguma! (João 17:3)

Sobre o autor

Leandro Quadros
Leandro Quadros 760 posts

Escritor e apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia"

Veja todos os posts do autor →

Veja também

Crônicas para a Alma 0 Comentários

A saúde emocional é tão importante quanto a saúde física

Fortalecer o lóbulo frontal e cultivar bons pensamentos são algumas atitudes que fazem parte do “pacote” da boa qualidade de vida

Crônicas para a Alma 0 Comentários

O que a Bíblia diz sobre os adolescentes?

Existem diversos textos bíblicos que tratam dessa importante fase da vida humana. A verdade é que Deus se importa muito com os adolescentes e quer vê-los felizes e instruídos nos

Crônicas para a Alma 2 Comentários

Ataque em Orlando: isso sim é homofobia

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12) Possivelmente, você já sabe que 50 pessoas morreram em um ataque feito a uma boate gay em

6 Comentários

  1. Edvaldo Costa
    julho 21, 16:42 Resposta

    Boa tarde
    Lí a resposta do Leandro Quadros e quero dizer que não é tão simples assim e Deus perdoa poque perdoou Davi. Quem mandou matar o marido de alguém como Davi nessa histórias para podermos comparar? Acho que existe muita confusão com a permissão do divórcio com a vontade de Deus para o matrimônio e o segundo, terceiro , quarto casamento, etc. Onde está na Bíblia autorização para casar novamente se seu cônjuge vive? Adultério é causa para separação no mundo e o perdão, arrependimento, 70×7 ,são ferramentas de Deus para conserta-los. Alguém diz que recorreu a essas ferramentas e elas falharam da parte de Deus, para justificarem tudo o que é contra o matrimônio e aceito com tanta naturalidade como se fosse de Deus, ou seja, divórcio ?

    Toda escolha fora do eixo daquilo que Deus desenhou, é pecado e continua em pecado.

    Isso quer dizer que foge da ideia se Deus perdoa ou não quem casou outra vez e acha que vive em adultério.

    É como na salvação, não aceita Cristo, já está condenado , não será no futuro.

    Quer fugir da regra do matrimônio, tem livre arbítrio, mas lembre-se , saiu fora da regra de Deus, não cabe o perdão Dele se não estiver acompanhado da restauração, ou seja, voltar ao que era no matrimônio, até que a morte nos separe.

    Abraço

  2. Rafaela
    novembro 13, 01:05 Resposta

    Esse artigo me ajudou bastante, não é fácil se imaginar perdoado quando a gente faz algo sem medi a proporçao daquilo, hoje eu estou em um relacionamento com uma pessoa que se separou sem um motivo bíblico, sei que quando isso acontece o primeiro que se envolve com alguém se torna uma pessoa adúltera e dá ao outro o direito bíblico de casar, o meu caso é esse, infelizmente sua ex esposa não aceita, se acha traída como se eles estivessem dentro de um relacionamento, ela não consegue seguir em frente mesmo tendo o direito bíblico de formar a vida novamente. Ela escandalizou nossos nomes, contou coisas que nunca aconteceram, jogou nossa imagem na lama, ela continua de forma ativa na igreja, pois é considerada a “vítima” mas por trás dos bastidores ela age de má fé, xinga, mente, faz de tudo pra me por contra ele. Eu vivo uma situação muito difícil, talvez esse seja a consequência desse ato, não sei, mas eu quero continuar minha vida cristã, eu errei mas quero me reerguer nos braços de Cristo, ele morreu por mim, por ela, por ele, por todos, eu quero aceitar o perdão que Cristo me deu é seguir em frente.

  3. Sonia
    novembro 06, 19:04 Resposta

    Me chamo Sonia Angelica casada a 26 anos meu esposo me traiu com uma menina de 17 anos nessa traição ela deu à luz no dia dos pais a uma criança de cair muito devido à depressão hoje estamos separados por que está morando com a filha dele e eu sozinho em casa a dor é grande não vou dizer que não porque eu fui magoada a mentira que ele contou para todos foi tão grande que virou uma bola de neve e ele teve que realmente morar na casa da filha dele porque a menina ligou até na casa da mãe da filha dele né para confirmar e a filha confirmou agora eu entrei com advogado para ver se alivia minha dor e pedir o divórcio mas antes conversei com o ancião da igreja da onde eu moro aqui no Parque dos Camargos em Barueri e eles falaram né que eu não tenho não sou que eu não sou culpada apenas sou vítima mas mesmo assim me sinto culpada por que eu devo ter errado em alguma coisa pequei muito Perguntando a Deus porque o que tinha acontecido pois eu pedi Em minhas orações que o Luiz se transformasse num homem sabe Adventista como eu para a gente trabalhar junto na missão senhor imagina e eu não entendi o que estava acontecendo fui troquei de medicação várias vezes para poder controlar meu emocional porque eu perdi totalmente o meu raciocínio sem entender Eu já ouvi é perdoado várias vezes e ele jurou que não ia me trair mais que a gente ia viver bem e viver feliz viveríamos uma vida que nunca vivemos de repente um ano depois ele me apronta isso hoje hoje eu estou separada sinto a tristeza porque falta alguém na minha casa mas mesmo assim nem as dores Porque ele disse que eu sou louca para todos as pessoas até para as filhas dele diz que eu me mutilo que os remédios que eu tomo são comprados para loucura ele não pode me abandonar disse que ele me humilhou tanto me humilhou tanto eu acho que nem volto atrás pois ele ia para igreja continuava no adultério ela disse que era Cristã também é o dia que eu perdi a cabeça e mandei um recado para ela né fui errada mas mandei que Deus estava no controle da minha vida porque a hora que a criança nascesse aí ela ia ver o poder de Deus Pelos Pecados que eles fizeram por que ali não foi feito por Deus ele quem estava era Satanás era o diabo estava ali junto com eu cheguei feliz junto com eles que ali era Satanás junto com ele o que a criança seria filho de satanás e não duvido Olha eu fiquei muito mal Mas eu sou uma pessoa que depois com o tempo foi passando sabe o que realmente a criança não tem culpa e pedir perdão pelo que eu falei da criança mas ainda agora não tenho como voltar eu não consigo confiar no que ele fala hoje dia 6 de novembro é meu aniversário e ele me traiu muito esse dia quer proibir meus filhos de festejar porque foi um dia é um dia especial porque Deus eu nasci nesse dia mas por ele pela traição dele acabou talvez eu ainda não esteja recuperada Mas peço a Deus que fortalece a minha alma que dia 8 agora será o divórcio e eu pedi todos os direitos de uma mulher que foi traída como o Pastor falou o ancião falou né eu tenho que levantar a minha cabeça e mostrar que eu não sou culpada eu não preciso sentir culpa então agora eu quero viver sabe pastor eu quero poder fazer puxar a minha vida para frente eu tô cansada de ouvir tanta mentira é mentira para lá é mentira para cá Ele mente muito a única pessoa que tomou todo o prejuízo de tudo isso fui eu e minha filha que mora comigo a única filha que eu tenho com ele ele está tentando fazer a cabeça dela contra mim mas Deus é maior eu acho Cristo é todo poderoso e sei que ele é maior do que a boca Deus o que é igreja que ele frequenta a igreja de satanás é onde tudo está em tudo gritam e eu já pedi para que ele buscasse outras igrejas para que ele

Deixe seu Comentário