Leandro Quadros

Reinaldo Azevedo: Incoerência e Contradição Sobre Manifestações

O militante Reinaldo Azevedo (sim: não está sendo “muito” jornalista) escreveu o seguinte, em uma postagem no Twitter:

“Torcedores corintianos dispersam protesto bolsonarista na Marginal Tietê, em SP; veja vídeo. Se a Gaviões consegue, por que a Polícia não consegue? Pergunta é só retórica. Eu sei a resposta” (02 de novembro de 2022).

 

Qualquer leitor que não seja analfabeto funcional, ou escravizado por uma ideologia que inflame seu ego, perceberá que Azevedo precisa aceitar a ajuda oferecida pelo psiquiatra Lyle H. Rossiter.

Se o referido colunista ler e aceitar os conselhos do capítulo “Integridade e Tratamento”, da obra A Mente Esquerdista: As Causas Psicológicas da Loucura Política (Campinas, SP: Vide Editorial, 2016), escrita pelo Dr. Rossiter, não fará mais esse tipo de comentário manipulador. Afinal, ele revela “um fluxo interior de ressentimento, amargura, rancor e cinismo” (p. 422).

Não digo isso para ofendê-lo. Certamente, também preciso de ajuda, e passo por tratamento psiquiátrico e psicoterápico. Antes que me acusem de louco, lembrem-se do ditado: “de louco, todo mundo tem um pouco”.

Azevedo: Generalização Hipócrita

Fazendo uso de um tipo de retórica de fazer com que “os ossos de Aristóteles se removam no túmulo”, Azevedo generaliza aos torcedores corintianos e fala mal da polícia.

Claro que ele não usou o artigo definito plural “Os” no início de seu post (“Torcedores corintianos”), para “não dar margem” a uma provável “acusação”.

Todavia, a ausência do artigo não consegue impedir que seu post seja generalista.

Afinal, conheço vários corintianos (marxistas ou não) que não gostam de fazer isso. Lamentavelmente, Azevedo não faz questão de ao menos insinuar que diversos torcedores do Corinthians também estão entre os caminhoneiros que protestam!

Além disso, parece que ele é a favor de que civis realizem o trabalho da polícia.

Logicamente, ele faz é uma crítica à suposta “negligência policial”. Todavia, não parece que ele está tão chateado como aparenta. Afinal, ao afirmar: “Se a Gaviões consegue”, de certo modo ele está contente que civis enfrentem civis.

Ou seja: ele fala mal da “anarquia” alheia. Acusa os manifestantes de fazerem aquilo que ele apoia em outros manifestantes. Consegue até desconsiderar a notícia dada por um dos veículos de comunicação onde trabalha: o UOL. Veja:

“Opositores convocaram manifestações em pelo menos seis capitais – São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza e Recife – com o mote de “resistência” ao futuro governo, que veem como um risco à democracia e à manutenção de direitos….” (Acessado em: 02 de novembro de 2022).

 

Sem dúvida, o perfil psicológico de Azevedo, bem como o de outros “progressistas”, é muito bem traçado na obra A Mente Esquerdista: As Causas Psicológicas da Loucura Política.

Azevedo: Crítica Hipócrita

Ao ler o post de Reinaldo Azevedo é impossível não se perguntar: “Como Azevedo gostaria que a polícia dispersasse os manifestantes? Pela força bruta?”

Se sim, porque ele não é a favor de que a polícia use da força contra criminosos, mas sim contra os manifestantes que não pensam como ele? Definitivamente, de certa forma a “lógica” marxista corrompe a mente de qualquer um.

Por conseguinte, se a pessoa não tem as Escrituras como regra de fé e prática, não crerá no que Paulo diz em 2 Coríntios 4:3-4, para que sinta necessidade de ajuda espiritual:

“Se as boas-novas que anunciamos estão encobertas atrás de um véu, é apenas para aqueles que estão perecendo. O deus deste mundo cegou a mente dos que não creem, para que não consigam ver a luz das boas-novas, não entendendo esta mensagem a respeito da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2Co 4:3-4 – Nova Versão Transformadora).

 

Se Azevedo cresse neste texto bíblico, certamente buscaria conhecer de verdade o Evangelho de Jesus Cristo, para ter sua lógica refinada, e sua mente renovada por Ele (cf. Rm 12:1-2).

Ter Hombridade

Que Deus proteja Reinaldo Azevedo, independentemente de sua cosmovisão! E Ele o fará, pois, Seu amor por todos os seres humanos é incondicional (Jo 3:16, 36; Rm 5:7-8).

Todavia, se Azevedo tiver hombridade e for coerente com o próprio discurso, nunca chamará a polícia, caso venha a ser roubado ou assaltado. Chamará torcedores de futebol para o ajudarem.

Tudo o que aprendi sobre o que um jornalista não deve fazer, Azevedo e o “consórcio” de mídia fazem. Isso causa vergonha em quem, mesmo sendo um pecador como eu, tem “vergonha na cara”.

É por isso que, depois do falecimento do jornalista Paulo Sant’Ana em 2017, parei de assinar o jornal Zero Hora.

Surpreendentemente, após sua morte, os colunistas marxistas tiveram bem mais voz que os demais. Isso era de se esperar, pois, descansou um dos poucos jornalistas coerentes e corajosos, do Brasil e do mundo.

Jornalistas esses que não se deixaram corromper por uma linha editorial marxista. Nem por interesses pessoais.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes