Sodoma, Gomorra e a Homossexualidade

Sodoma, Gomorra e a Homossexualidade

Em relação aos pecados de Sodoma e Gomorra, há pessoas que não se constrangem em dar à Bíblia a interpretação que mais se ajusta às suas ideologias pessoais.

Para isso, desconsideram o claro ensinamento do autor inspirado, dando ao texto um significado que nem de perto foi pretendido pelo autor original. Isso se chama eisegese (colocar ideias alheias ao texto), e é um procedimento praticado por ignorância ou desonestidade intelectual.

Esse é o caso de ativistas e “progressistas” (na verdade, regressistas) que têm tentado (sem sucesso) reinterpretar textos bíblicos que falam acerca da homossexualidade. Segundo a Bíblia, essa prática estava generalizada nas cidades de Sodoma e Gomorra.

Houve até quem dissesse que a Bíblia, nesse ponto e em outros, deveria ser “atualizada”. Entretanto, as verdades divinas eternas não são condicionadas pela cultura (cf. Pv 30:5-6; Jo 17:17).

Assim, o que se atualiza na Bíblia é a linguagem. Jamais seus princípios.

Se quiser ver uma refutação a essa ideia de “atualização” dos princípios bíblicos, clique aqui. Neste vídeo respondo a tal “proposta” irracional.

Caso deseje avaliar a homossexualidade à luz da Bíblia e da ciência, clique no link a seguir: https://leandroquadros.com.br/a-homossexualidade-a-luz-da-biblia-e-da-ciencia-2/

Enfim, vamos dar continuidade ao assunto proposto.

Sodoma e Gomorra não pecaram com a homossexualidade?

Alguns alegam que, segundo Ezequiel 16:49, o pecado de Sodoma foi somente o egoísmo, não a homossexualidade. Vejamos o texto:

“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado”.

Refutação

Não se pode honestamente usar apenas esse texto e desconsiderar Gênesis 18 e 19.

Ao lermos ambos os versos, concluímos que Ezequiel não contradiz ou ignora o que os habitantes de Sodoma e Gomorra fizeram em Gênesis. Com toda a certeza, a leitura de Ezequiel 16:49 e Gênesis 18, 19 nos ensina que “o pecado de Sodoma não foi apenas o egoísmo, mas também a homossexualidade”. [1]

Ou seja: Ezequiel 16:49 nos dá informações adicionais a Gênesis 18 e 19, ao invés de informações “substitutas”.

Além disso, o fato de Ezequiel 19:50 (verso seguinte) chamar o pecados dos Sodomitas de “abominações diante de mim” (de Deus), mostra que tais pecados eram de natureza homossexual. Essa é a mesma linguagem usada em Levítico 18:22, onde o deitar-se com homem é chamado de “abominação” (veremos mais adiante).

Portanto, mesmo Deus amando o homossexual, a homossexualidade estava sim entre os pecados punidos por Ele naquela ocasião.

De conformidade com isso, apresentarei cinco razões que corroboram a conclusão acima.

As 5 Razões

1. Deus não aprova que um homem se deite com outro homem.

“Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação” (Lv 18:22).

Veja que o que Deus condena não é somente o “abuso homossexual”, como alegam alguns ativistas cegos que pensam que são cristãos. Ele condena a prática em si mesma, desassociada do abuso, como vemos neste texto de Levítico.

2. Todos os homens de Sodoma estavam apegados à prática. “Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade, cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os a nós para que abusemos deles” (Gn 19:4-5).

Considerando o texto acima, bem como Levítico 18:22 e Gênesis 19:30-38, vê-se que a punição a tais cidades ocorreu por causa dos abusos e práticas homossexuais. De fato, algo mais que uma “tentativa de abuso” estava em jogo, para que Deus destruísse a cidade depois de anos de misericórdia (Gn 18:17-21). Com certeza, a promiscuidade sexual de homens, querendo sexo com outros homens, estava envolvida, bem como o egoísmo, como nos informa Ezequiel 16:49.

É óbvio para uma pessoa que sabe entender o que lê, que a imoralidade sexual como um todo também foi uma das causas da destruição daquelas cidades. Afinal, desrespeitaram a natureza, praticando uma atividade sexual que não faz parte da sexualidade criada por Deus (Gn 2:22-24). Em contrapartida, a homossexualidade é consequência de um mundo corrompido pelo pecado (Rm 1:26-27).

Todavia, um “parênteses” se faz necessário. Todos foram atingidos pela corrupção do pecado, de modo que ninguém é “melhor” do que o outro. Em outras palavras, a Bíblia diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). De maneira idêntica, Romanos 3:9 assevera: “Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado”.

Parafraseando Romanos 3:9 podemos dizer:

“Pois já temos demonstrado que todos, tanto hetero como homossexuais, estão debaixo do pecado”.

Por isso, ao invés de julgar, ame, compreenda, ajude, aconselhe e ore pelo homossexual.

3. As filhas de Ló, que viviam entre essas cidades, foram corrompidas sexualmente.

Que a promiscuidade sexual estava envolvida na destruição de Sodoma e Gomorra, basta uma leitura de Gênesis 19:30-38. Por causa da influência imoral de tais cidades, as filhas de Ló praticaram o incesto com o pai, como se fosse algo “normal”. Portanto, é óbvio que pecados de natureza sexual influenciaram as duas mulheres.

Esse fato também destrói por completo a argumentação ativista, que se baseia nada mais do que numa deturpação descarada do texto bíblico.

4. A natureza do pecado é revelada no sentido etimológico da palavra “Sodomia”.

Essa palavra significa prática homossexual, e não foi por acaso que uma das cidades foi chamada de “Sodoma”. Requer-se muita má fé para desconsiderar esse fato.

5. Judas afirma que os pecados de Sodoma e Gomorra eram de natureza sexual.

“Como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição” (Jd 1:6).

A utilização das palavras “prostituição” e “carne” falam por si mesmas, e não há necessidade de acrescentar mais nada.

Sodoma e Gomorra: considerações finais

Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2:11). Portanto, Ele ama tanto ao hetero quanto ao homossexual. Definitivamente, a maior prova disso é a cruz, na qual Cristo morreu por todos nós pecadores (Jo 3:16; Rm 5:7-8) para nos justificar diante de Deus (Rm 5:1; 6:23; 1Jo 2:1)

Por isso, devemos ir até Ele reconhecendo nossas limitações, ao invés de tentar justificar nossos erros por meio de interpretações aberrantes das Escrituras.

Deus fica muito mais contente em ver um homossexual se achegando a Ele em oração e confessando sua homossexualidade, do que com a postura de ativistas. Afinal, por meio da “eisegese” bíblica, eles tentam tornar natural uma prática que Deus julga “contrária à natureza” (Rm 1:26).

Desse modo, se você é homossexual, vá a Cristo com os seus desejos por pessoas do mesmo sexo. Ele lhe amará e dará forças para que viva segundo os propósitos dEle (1Co 6:11). Mais do que qualquer outra pessoa, Ele sabe de sua necessidade de amar e ser amado(a).

Creia em Jesus, em Seu amor e em Seu poder transformador. Enfim, não acredite em ativistas desinformados, que distorcem o claro sentido das Escrituras. Certamente isso só contribuirá para lhe afastar de Deus.

Caso não se arrependam, para os ativistas virá a maldição de Isaías 5:20, na segunda vinda de Cristo:

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” (Is 5:20).

Referência

[1] Norman Geisler e Tomas Howe, Bíblia de Estudo Perguntas e Respostas (São Paulo: Mundo Cristão, 2016), p. 759. Ver nota sobre Ezequiel 16:49.

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Leandro Quadros
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