Leandro Quadros

Redes Sociais e Política: 16 posturas ímpias ou negligentes

Introdução

Somos seres políticos. Todavia, a política não deveria ser o foco de nossas atenções, apesar de sua importância. No caso de opinarmos a respeito nas redes sociais, deveríamos fazê-lo no espírito cristão, de forma construtiva, para que as pessoas possam ver o amor de Cristo em nós.

A seguir você terá o esboço dos dois vídeos que preparei para ajudar as pessoas a fazerem uma autoanálise, a fim de verificarem se estão se portando nas redes sociais como instrumentos de Deus ou do Demônio. Isso no atual cenário político e econômico.

Oro para que esses textos bíblicos levem você a uma reflexão séria. Além disso, peço que compartilhe esse conteúdo com as pessoas, pois muitos estão usando as palavras para destruir, ao invés de construir, podendo se perderem por isso.

Se quiser ver a análise que fiz de cada item e dos textos bíblicos correspondentes, veja o vídeo abaixo.

A versão bíblica que utilizei no vídeo foi a Tradução Ecumênica da Bíblia (São Paulo: Loyola e Paulinas, Reedição de 2002).

Os 16 comportamentos ímpios ou negligentes

    1. Polarização Idiota (Fp 2:2).
    2. Falta de oração e de cristianismo (1Tm 2:1-2).
      • Quando o presidente é do seu partido você ora por ele. Se for de outro, você o odeia, despreza e deseja que fracasse.
      • Percebe a incoerência com aquilo que um cristão deve ser?
    3. Falta de autoanálise (1Co 11:31; 1Co 11:38).
      • O que está por trás do seu comportamento agressivo na internet?
      • O que está por trás da sua ira?
      • Há questões interiores não resolvidas que precisam ser extravasadas de forma correta e “ecológica”. Isso deve ser feito especialmente no consultório, sob a orientação de um psicoterapeuta.
      • Porém, comece a cuidar de suas emoções lendo o livro O Despertar do Tigre: Curando o Trauma, de Peter A. Levine (São Paulo: Summus Editorial, 1999).
    4. Falta de senso crítico (1Pe 2:1).
    5. Falta de leitura e outras ocupações úteis (2Tm 4:13).
      • Isso leva ao analfabetismo funcional e ao modo ignorante de tratar os outros.
        • Para desenvolver esse tipo de inteligência, leia a obra Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária Que Redefine O que é Ser Inteligente, de Daniel Goleman (São Paulo: Objetiva, 1996).
        • De acordo com o autor, “Inteligência Emocional é a capacidade que um indivíduo tem de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos”
        • Ao desenvolver a IE, você adquire enormes vantagens:
          • Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
          • Menos discussões em seus relacionamentos familiares e profissionais;
          • Maior empatia pelo próximo;
          • Mais equilíbrio emocional;
          • Maior clareza nos objetivos de vida e capacidade de tomada de decisão;
          • Melhor gestão do tempo e aumento de produtividade;
          • Aumentará o nível de comprometimento com suas metas;
          • Maior autoestima e autoconfiança.Falta de Inteligência e Equilíbrio Emocional (Pv 3:21-24; 29:11).
      • Leia também o livro Domínio Emocional Em Uma Era Exponencial: Como Controlar Suas Ações e Reações e Abrir-se a uma Vida Extraordinária, de Louis Burlamaqui (Belo Horizonte, MG: Merope, 2018).
    6. Falta de bondade, pois desejam o mal do próximo (Pv 24:17-18).
    7. Ódio pecaminoso (1Jo 3:15).
    8. Falta de autorresponsabilidade (Rm 14:12; Gl 6:7).
    9. Falta de educação, respeito e de bom testemunho (Tt 3:2).
    10. Falta de amor (Mt 7:12; Rm 13:8).
    11. Falta de Bíblia (Dn 2).
    12. Falta da perspectiva futura com a volta de Jesus (Tt 2:13. Hb 9:27-28; 1Pe 4:7).
    13. Ignorância acerca dos seus reais e mais poderosos inimigos (Ef 6:12).
    14. Ignorância quanto ao poder que as palavras exercem na mente e na vida – tanto na nossa quanto na dos outros (Ef 4:29; Pv 18:21).
    15. Falta de domínio sobre a língua (Tg 3:2, 6, 8).

 

Perguntas Para Reflexão

  • Você tem agido como uma pessoa de bem ou como um ímpio?
  • Suas palavras nas redes sociais revelam que você é sábio ou tolo? (Pv 15:2)
  • Suas palavras nas redes sociais constroem ou destroem? (Pv 15:4).
  • O que se passa lá no fundo do seu interior? Está disposto (a) a fazer uma autoanálise, descobrir a origem de sua raiva e agressividade e tratar isso?

** Escreva nos comentários o que mais você acha que está faltando nesta lista. Vamos completá-la e compartilhar com as pessoas.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

6 respostas

  1. Acho que o exemplo deveria começar pelos pastores, mas infelizmente, estão mais para militantes políticos do que pastores. Basta ver as postagens no facebook. Esquecem dos conselhos de Ellen White quanto a importância da separação entre a Igreja e o Estado. A Igreja, bem como os seus pastores, não podem assumir posição de apoio ou oposição declaradas a um governo. Nossa missão, como igreja, é evangelizar, cumprir a missão. Essa mensagem, se pregada, será a maior contribuição que a igreja dará ao mundo. Depois ainda querem saber porque a Igreja está fraca ou morna em nossos tempos.

  2. Oi professor Leandro quandros não sou adventista mas gosto muito doa seus videos tenho aprendido um pouco com as suas explicações.Q video massa vi q sou muito mais pecador, pedi perdao pro Senhor pela minha ignorância tenho q procura ser uma pessoa melhor. Obrigado

  3. Muito bom, cheio de clareza e referências bíblicas. Não faço parte de nenhuma denominação religiosa, sei que não é correto, mas acabo associando os atos das pessoas à sua religião. Penso muitas vezes: será que é bom mesmo frequentar uma igreja ? Parece que quem faz isso está mais descontrolado, rancoroso e impulsivo. Cadê o amor?

  4. É uma questao dificíl aqui mas, o que estamos avaliando é nossa atitude “unipessoal”, independentemente de quem foi visto com mau comportamento. Quem vê, mais problemas nos outros que en si mesmos ou nao podem fazer uma autoavaliçao do proprio eu tem, sérios problemas, mostrao o cuidado que tem dá vida alheia e que já sao juizes. Quem será pior, será o que aponta?

  5. Olá Leandro! Esse livro que você indicou
    ” O Despertar do Tigre ” entre outras coisas fala sobre xamantismo e energias. Não acho conveniente para o cristão. Especialmente para quem está lutando com problema psicológico.

  6. Vejo adventistas e até pastores adventistas, que não vou citar nomes, em seus perfis debatendo política como se fosse ringue, numa guerra de acusações em debates inúteis. Uma vergonha para o evangelho; e pior em dias de sábado.
    É esse o povo que prega os mandamentos de Deus e querem estar de pé no dia em que for assinado o decreto dominical?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes