Leandro Quadros

O Verdadeiro Empoderamento Feminino

empoderamento feminino

Para começar, você sabia amiga leitora, que Deus já lhe deu empoderamento?

Infelizmente, a cultura secular tenta passar a ideia de que você precisa de um falso empoderamento – ideológico e sem Deus.

Em contrapartida, a Bíblia ensina que desde que a mulher foi criada, Deus já deu poder a ela.

Um poder infinitamente mais digno de uma filha Dele: um poder tão grande capaz de completar a vida DE UM HOMEM PERFEITO – ADÃO.

Se parar para pensar, Adão mantinha comunhão cara a cara com Deus. Aparentemente não precisava de mais nada!

Porém, o Criador o fez para se relacionar com alguém com a mesma natureza (igualdade). Mesmo Deus “bastando”, diríamos assim, Ele mesmo disse:

“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gn 2:18).

 

Para esclarecer: no contexto bíblico, “ajudadora” significa “apropriada as suas necessidades”, feita para “completá-lo”. Ou seja: MESMO VIVENDO COM DEUS, ADÃO NÃO ERA COMPLETO PORQUE FALTAVA A MULHER.

Empoderamento falso

Certamente, você não precisa do falso empoderamento feminista, que só visa afastar você de Deus e da figura masculina.

É óbvio que não podemos generalizar. Porém, há mulheres que tiveram desilusões e frustrações com a figura masculina. Sem dúvida, isso precisa ser respeitado e devemos demonstrar empatia.

Todavia, é algo que também precisa ser tratado com ajuda psicoterapeuta. Afinal, transferir as frustações a outros homens não trará a solução para os traumas passados. Eles precisam é de confrontação amorosa, não de transferência.

Ester ensina o que é empoderamento feminino

Se você quer saber de verdade o que é ser uma mulher empoderada, leia e estude a Bíblia. Como sugestão, dedique tempo ao livro de Ester!

Ela recebeu de Deus o poder de se tornar rainha. Por meio dela Ele influenciou um rei pagão e, além disso, salvou uma nação inteira, que injustamente havia sido condenada à morte! (Ester 3:7-15)

Entre outras coisas, você notará durante a leitura que Ester sabia que seu empoderamento vinha unicamente DE DEUS – não de uma ideologia humana:

“Então Ester pediu que levassem a Mordecai a seguinte resposta: ‘Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e jejuem por mim. Não comam nem bebam nada durante três dias, nem de noite nem de dia. Eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei falar com o rei, ainda que seja contra a lei; se eu tiver de morrer, morrerei.'” (Ester 4:15,16).

A fonte do poder feminino

Percebe? Ester era uma mulher de fé e oração, e muito consagrada. E não há mais poder do que uma vida de comunhão com a Fonte de todo amor e poder – Deus.

Isso pode ser visto quando ela arriscou a vida para salvar seu povo: “Depois, irei falar com o rei, ainda que seja contra a lei; se eu tiver de morrer, morrerei.” (Ester 4:16)

Você conhece alguma autora feminista tão empoderada como Ester? 

Em acréscimo, no livro de Ester você também aprende que experiências negativas com a figura masculina não precisam ser transferidas. Afinal, Ester foi amada e bem-criada por seu primo Mordecai, após ter ficado órfã de pai e mãe (Ester 2:7).

E esse “pai” que sempre cuidou dela, não pensou duas vezes antes de obedecer à ordem da sua prima rainha. Afinal, ele sabia que, mesmo sendo bem mais jovem, ela era sábia demais para não ser ouvida:

“Então Mordecai foi e fez tudo o que Ester lhe havia ordenado.” (Ester 4:17)

 

Empoderamento bíblico

Na história de Ester, você aprende que a Bíblia atribui o verdadeiro valor e força à mulher. Além disso, a Palavra de Deus ensina que uma mulher pode ser empoderada sem se vender à uma ideologia!

Assim como Ester foi feita rainha, Deus lhe deu o poder de ser a rainha da sua vida e do seu lar. Você não precisa do feminismo, mas ser feminina.

Portanto, não deixe que uma ideologia feminista e marxista tire de você o verdadeiro poder com o qual Deus lhe dotou, trocando-o por nada menos que palha. Não troque o real pelo imaginário.

Cuide de sua criança interna ferida

Com certeza sua criança interna vai querer se manifestar de maneira disfuncional, em relação a este post. Isso porque ela está ferida. Porém, acalme-a, cuide-a e ore a respeito.

Assim, verá que este post sincero, escrito por um pecador, quer lhe ajudar, ao invés de lhe afrontar.

Que a beleza natural que Deus lhe deu, e o poder de transformar até mesmo reinos, seja usado para Sua honra, glória e estabelecimento do Seu reino eterno.

Compartilhe este artigo:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor
Prof. Leandro Quadros

Com mais de 20 anos de ensino sobre a Bíblia em igrejas, congressos e programas de TV e rádio, desenvolvi diversos conteúdos – e-books, audiolivros e cursos; para compartilhar os meus aprendizados e tornar acessíveis temas teológicos complexos.

Artigos Recentes